sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lazer fora da folia: aproveite para caminhar na orla

A orla de salvador ganhou novos parques (Foto: Max Haack/Agecom)

Nem todos vão para a festa. Para quem prefere aproveitar o grande feriadão do carnaval curtindo a própria cidade, a hora é essa. Ruas com menos carros e a orla lotada de gente aproveitando o dia ao ar livre em caminhadas, praticando esportes, andando de bicicleta, tomando água de coco e comendo acarajé.

Salvador está com  novos parques na orla, mas tem ótimos parques nos bairros do Itaigara (Parque da Cidade), Pituaçu (Parque de Pituaçu) e o novo parque da Boca do Rio, recém inaugurado. Com ampla área verde, o Parque da Cidade, no Itaigara, permanecerá aberto durante todo o Carnaval, das 8h às 17h. Há parquinhos para as crianças, áreas para piqueniques, equipamentos para ginástica e pista para cooper e bicicleta.


Se a ideia é sair por aí de bike, as estações públicas de compartilhamento de bicicletas distribuídas pela cidade estarão funcionando e são uma boa opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre. Os usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra estação. Só não estão funcionando as estações próximas à festa: Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Praça Fórum Ruy Barbosa, Largo da Vitória, Centenário, Porto da Barra, Jardim Apipema e Ondina. A lista completa de estações em funcionamento está disponível aqui.

A nova orla da Boca do Rio também é uma alternativa de lazer. No local há calçadões com rampas de acessibilidade, posto salva-vidas e sinalização. Experimente o mirante para apreciar a bela Praia dos Artistas.

A caminho do mirante para apreciar o belo mar que enfeita a orla de Salvador

Como a previsão do temo prevê que o sol deve voltar a brilhar neste sábado, não deixe de dar um mergulho para repor as energias gastas no dia anterior nas festas. A característica do mar de Salvador é ter água morna e cristalina.

Os praticantes do surfe preferem Stella Maris e Flamengo, com boas ondas e trechos protegidos por recifes. Já Itapuã, cantada por Dorival Caymmi, tem águas verdes e areias claras, e algyuns trevhos com piscininhas naturais entre as pedras. Outra boa opção é curtir com a família o bairro da Ribeira, na Cidade Baixa, dando uma passada no Bonfim, um dos mais belos cartões postais da cidade. (Com informações da Agecom. Fotos: Max Haack/Agecom)

Nenhum comentário: