domingo, 27 de abril de 2014

Balé Folclórico da Bahia divulga a beleza e ginga do baiano

Técnica e plasticidade marcam as coreografias (Foto: Vinícius Lima/Divulgação)

Como sempre, em busca de alguma dica interessante para dar aos leitores do blog, vi e li no perfil de um colega jornalista - Jamil Moreira Castro - no facebook, informações obre a última apresentação do Balé Folclórico da Bahia, realizada no Teatro Castro Alves (no centro de Salvador) neste fim de semana, 25 e 26 de abril, com a qual ele ficou encantado. O espetáculo Herança Sagrada - a Corte de Oxalá - teve como mote as comemorações pelos 25 anos de criação do BFB e encerrou a turnê Norte/Nordeste/Centro Oeste O Boticário na Dança.

Então, fui atrás de informações sobre a companhia, para saber quando haveria um novo espetáculo desta natureza para recomendar a vocês. O BFB viaja muito, mas para quem, como eu, não pode ir ao show do TCA, a boa notícia é que existe um segundo cast que fica na base, em Salvador, e realiza apresentações, de segunda a sábado, às 20 horas, no Teatro Miguel Santana, sede da companhia, no Pelourinho.


O grupo já fez apresentações no Salão Baiano de Turismo (Foto: Silvianasci)

Não fui ao espetáculo, mas posso falar sobre o grupo, pois já tive o prazer de ver algumas apresentações. E garanto: é de tirar o fôlego, pela beleza, técnica, precisão de movimentos e coreografias que 'contam' a história do gingado do povo baiano.

BFB leva a beleza do povo baiano para o mundo (Foto: Vinícius Lima/Divulgação)

Quando for ver, prepare-se. Criado em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis, o Balé Folclórico da Bahia tem 38 integrantes – entre dançarinos, músicos e cantores – que se aperfeiçoam a cada dia na técnica da dança, da música e do teatro, sob a direção artística de José Carlos Santos (Zebrinha) desde 1993.

Além das tradicionais danças inspiradas na cultura afro e popular, nos orixás do Candomblé e no folclore nordestino, a companhia apresenta coreografias representativas do samba reggae, samba de roda, capoeira, maculelê, maracatu, xaxado, boi-bumbá e puxada de rede.

Se vier a Salvador, mesmo que tenha pouco tempo, não deixe de ir ver. Para quem mora aqui, reserve um dia para o espetáculo no Miguel Santana. Recomendo.

Serviço
O que: Balé Folclórico da Bahia
Quando: de segunda a sábado, às 20h
Onde: Teatro Miguel Santana (Pelourinho, Salvador - Bahia)
Informações: (71) 3322-1962

Nenhum comentário: