segunda-feira, 21 de abril de 2014

Todo dia é dia de praia em Salvador: conheça a nossa orla

A orla conta com uma ciclovia que vai até Itapuã

Feriado, dia de sol. Em Salvador, é dia dos moradores sairem para se exercitar: de bicicleta, a pé, em um baba (jogo de futebol) na praia ou apenas levantando o copo de cerveja até a boca nos bares da orla, vale tudo para aproveitar um feriado ensolarado na capital baiana. Ainda mais quando é fim de "feriadão" de seis dias (muito mais, se contarmos com os dias de greve da Polícia Militar, quando a cidade praticamente parou). Selecionamos algumas fotos de praia em Salvador, para que vocês vejam o que poderão encontrar por aqui quando vierem nos visitar!



Porto da Barra com o Forte de Santa Maria, o forte da nossa marca
No bairro da Barra, a praia é enfeitada por monumentos históricos. Aqui o turista vai encontrar o Forte de Santa Maria, um dos que fizeram parte da linha defensiva da colônia nos primeiros séculos do Brasil civilizado. Há o Farol da Barra no Forte de Santo Antônio, o belo casarão do Hospital Espanhol, ao lato, o marco da chegada de Tomé de Souza, o fundador da cidade (1549), entre outros. Um calçadão une o Porto da Barra (acima) à praia do Barravento, já na divisa com o bairro de Ondina. Continue lendo que tem mais fotos de praia a seguir...



Esta (acima) era a antiga "face" da Avenida Oceânica, na Barra. O trecho passou por uma ampla reforma, ganhou um novo piso em lugar do asfalto e as calçadas foram unidas como uma só área. A Barra ainda está em obras, mas este trecho já foi entregue. Veja, abaixo, como ficou após a reforma.

Novo piso da Barra (Carnaval 2014)
Mas voltemos ao dia de sol e às praias de Salvador. Uma das características mais bonitas da orla oceânica, que começa a partir do Farol da Barra, que fica exatamente na saída da Baía de Todos os Santos, são algumas praias com extensas faixas de areia (quando a maré está baixa). São as praias onde os soteropolitanos praticam esportes como futebol, frescobol, vôlei, corridas. 



Em alguns trechos da orla, como a região do bairro da Boca do Rio, existem quadras de esportes e recém inaugurados parques, como o que é visto abaixo. O Parque da Boca do Rio ocupa uma área que foi recuperada pela Prefeitura de Salvador e onde antes havia a sede de praia de um dos principais times de futebol do estado - o Esporte Clube Bahia. As construções foram derrubadas e deram lugar a extensos gramados, ciclovia, praças e mirantes.


O bairro da Boca do Rio ganhou este nome graças a este trecho visto aí acima: a desembocadura do Rio das Pedras (que nasce entre os bairros de Pernambués e Saboeiro). Uma ponte sobre o rio liga o parque à quadras de esporte. A ciclovia segue por dentro do parque e há uma bela vista do mar no percurso desta região. No local fica, também, a histórica Praia dos Artistas, a praia do topless dos anos 1980.



Ao longo de toda a orla, o turista vai encontrar pocinhas naturais entre as pedras, que nos horários de maré baixa fazem a alegria da garotada. As piscinas naturais podem ser encontradas principalmente nas regiões mais próximas a Itapuã, mas existem, também, no Rio Vermelho, em Ondina, em Amaralina e na Pituba. Acima, um trecho de Piatã.



Ao fazer o passeio pela orla de Salvador, é preciso abrir os olhos para o contraste do azul céu-mar. O horizonte é bem marcado e as tonalidades de azul vão mudando do horizonte para a beira da praia. A característica das praias de Salvador são as águas mornas em qualquer época do ano. E, claro, em Salvador sempre dá praia, seja qual for a estação! Bom passeio. Acima, uma vista da praia de Itapuã, defronte à vila militar. (Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: