sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Caminhada Porto - Farol e show abrem festa da nova Barra

Este é o novo perfil da orla da Barra. Gostou? Opine nos comentários

Finalmente pronta! A orla da Barra (cujo piso resistiu ao peso de vários trios elétricos, conforme garantiu que resistiria o secretário de Turismo Guilherme Bellintani quando questionado pelo blog) será entregue nesta sexta-feira, 22,  aos seus moradores e visitantes. As comemorações começam com uma caminhada (baiano gosta de andar, vide a Lavagem do Bonfim) entre o Porto da Barra e o Farol, dois ícones do turismo, a partir das 16 h. À noite, o show Todos cantam Salvador levará ao palco Fafá de Belém,  Baby do Brasil, Vânia Abreu, Gerônimo, entre outros.


Quem não quiser caminhar e preferir ir direto para o local da solenidade, encontrará, a partir das 16h30 (a comilança só começa depois que o prefeito, anfitrião da festa, chegar com os caminhantes), uma feira gastronômica (trecho Barracenter. Não olhe para o Barracenter, porque o prédio ainda está feio). Também encontrará a roda-gigante de Salvador (trecho do Farol), mas ela só começa a rodar a partir das 18h. Tire umas selfies para postar no facebook e no instagram enquanto isso.

Lá de cima, uma visão privilegiada das belezas de Salvador


No mesmo horário do início da roda-gigante, às 18h, começa o show (tudo na Barra termina em show). Sobem ao palco Antonio Carlos e Jocafi, Armandinho, Baby do Brasil, Banda Jam no Mam, Fafá de Belém, Gerônimo, Márcia Short e Vânia Abreu. Não necessariamente nesta ordem, porque escolhi a ordem alfabética de citação dos nomes para não gerar ciumes.

Confira no serviço a programação completa porque ainda tem muita coisa pra acontecer nos próximos dois dias, como passeio ciclístico, feira de chéfs (haja comida baiana para degustar), feira de artesanato e show infantil. Bom passeio e diversão.

Nosso forte ícone (olhe lá em cima na abertura do blog) devidamente sinalizado


Uma das novidades do novo perfil da principal avenida do bairro (que, durante o Carnaval é transformada no Circuito Dodô) são as placas de sinalização voltadas para pedestres e ciclistas. Andar de bicicleta pelo local parece que será um dos diferenciais da avenida-calçadão.

De acordo com a Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), a sinalização segue o chamado Projeto de Legibilidade, que utiliza o padrão de grandes metrópoles mundiais como Londres, Nova York e Paris, e Salvador é a primeira capital brasileira a adotá-la.

O Forte Santa Maria, que é o que aparece na foto de apresentação aqui do blog, já está sinalizado. Outros pontos turísticos do bairro, como o Farol da Barra, Forte São Diogo, Morro do Cristo e o Marco da Fundação da Cidade receberão as novas placas. (Fotos: Angelo Pontes/Agecom e Max Haack/Agecom)


Serviço
Sexta-feira (22)
16h – Caminhada do Porto da Barra ao Farol
16h30 - Início da Feira Gastronômica no Porto da Barra e da Feira de Artesanato (trecho Barra Center /Caranguejo do Farol)
18h às 22h – Funcionamento da roda-gigante
18h – Show Todos Cantam Salvador com Márcia Short, Antonio Carlos e Jocafi, Baby do Brasil, Fafá de Belém, Armandinho, Gerônimo, Vânia Abreu e a Banda Jam no Mam

Sábado (23)
8h30 – Início do passeio ciclístico saindo do Farol
10h às 21h – Funcionamento da roda-gigante
11h às 17h – Feira dos Chefs (Avenida Oceânica x Rua Adolfo Magalhães)
15h às 21h – Feira Gastronômica no Porto da Barra e Feira de Artesanato (trecho Barra Center / Caranguejo do Farol)

Domingo (24)
9h – Cortejo cultural infantil com Microtrio, saindo do Barra Center até o Farol, e início da oficina de pipas, em frente ao Farol
9h às 21h – Funcionamento da roda-gigante
10h – Cortejo do Quabales
11h às 17h – Feira dos Chefs
11h – Show musical infantil “Os Saltimbancos”
11h às 17h – Feira dos Chefs (Avenida Oceânica x Rua Adolfo Magalhães)
15h às 21h – Feira Gastronômica no Porto da Barra e Feira de Artesanato (trecho Barra Center / Caranguejo do Farol)

Como chegar


Nenhum comentário: