terça-feira, 26 de agosto de 2014

Casamentos ao ar livre invadem destinos turísticos

Arraial D'Ajuda fica a cerca de 770 km de Salvador (Setur/Div)

De acordo com dados do IBGE, o número de casamentos no Brasil cresceu de 5,6% (2002) para 6,9% (2012), ano em que foram registrados mais de um milhão de uniões no Brasil. O percentual de "recasamentos", de um dos cônjuges divorciado ou viúvo, teve um aumento ainda maior: de 13,4% (2002) para 21,8% (2012).

As cerimonias de casamentos movimentaram cerca de R$ 16 bilhões no ano passado no país. Em 2012, foram R$ 14,8 bilhões, segundo a Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta), em parceria com o Instituto Data Popular.


Quem parece que agora vai ganhar com esta disposição em casar demonstrada pelos brasileiros será o Turismo. De acordo com o MTur, a procura por um casamento em meio à natureza está deslocando convidados e noivos para os principais destinos do Brasil.


E embora as principais praias escolhidas sejam são as do litoral norte de São Paulo, além de Búzios e Paraty, no Rio de Janeiro, alguns destinos da região Nordeste, como Arraial D'ajuda, na Bahia, e a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, estão entre as preferências dos noivos para as cerimônias.

No campo, fazendas históricas de Minas Gerais e São Paulo, além de cenários de vinícolas e cafezais do sul do país viram a procura crescer nos últimos cinco anos, segundo um cerimonialista gaúcho especializado no segmento, informa o Ministério do Turismo.

O bom para o Turismo é que a escolha por um destino localizado, muitas vezes, a algumas centenas de quilômetros, leva os convidados a passar mais de uma noite no local, hospedando-se em hotéis, experimentando os restaurantes da cidade e permanecendo cerca de três dias no local.

De acordo com a empresária Maria Convertino, que representa uma empresa especializada na organização de casamentos ao ar livre, sediada em São Paulo, a maioria (90%) acaba aproveitando para conhecer os destinos turísticos mais próximos.

"Em muitos eventos incluímos passeios de barco, mergulho, trilhas e rapel na programação, para que os convidados tenham várias opções de lazer antes e depois da festa", disse. Segundo a empresária, os casamentos geralmente são realizados no período de baixa temporada. (Fonte: MTur)

Nenhum comentário: