sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Forte do Mar será recuperado e reaberto ao público



O famoso forte foi apelidado de "umbigo da Bahia" pelo
escritor Jorge Amado

Fechado há três anos, o Forte de São Marcelo (de Nossa Senhora del Populo ou do Mar), localizado na Baía de Todos os Santos, defronte ao bairro do Comércio, em Salvador, finalmente será restaurado.

Antes de ser fechado em 2011, a fortaleza abrigou, durante dez anos, um espaço cultural mantido pela Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (Abraf). A notícia é do site do jornal Correio*.

O São Marcelo compõe uma das mais famosas paisagens
do turismo da capital baiana. Aqui, visto da praça Municipal

A proposta, entre a Prefeitura de Salvador (projeto) e o Iphan, que lançará o edital de licitação das obras de recuperação do espaço histórico, prevê a realização de duas etapas, e a possibilidade da implantação de um restaurante com área de exposições.


(Fotos: Silvianasci/Salvadoremumdia)

A primeira etapa de obras deve durar dez meses, de acordo com o Iphan, e atacará a parte física da construção, erigida sobre um banco de areia nas águas da baía.


Leia também, deste blog:

Uma curiosidade: o forte de Salvador tem uma "irmão" mais velho, o Forte do Bugio ou de São Lourenço da Cabeça Seca, localizado na foz do Rio Tejo, na cidade de Oeiras, vizinha à Lisboa. Como o São Marcelo, o Forte do Bugio foi construído em um banco de areia e é um dos três únicos fortes em formato circular e cercado por água, com  o São Marcelo e uma fortaleza localizada na costa da África.. Clique aqui para ver como é o Forte de São Lourenço, de Portugal.

Nenhum comentário: