quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Olodum visita Etiópia para vivenciar tema do próximo Carnaval

Templo em Lalibela, cidade famosa por suas igrejas encravadas em rochas

“Etiópia. A Cruz de Lalibela. O Pagador de Promessas”. Com este tema o bloco afro Olodum, o mais famoso da Bahia internacionalmente, vai desfilar no Carnaval de Salvador em 2015. Com o objetivo de vivenciar e conhecer melhor o tema, a diretoria do grupo viajou no último domingo, 3, para a África onde ficará por cerca de uma semana. O objetivo do Olodum, de acordo com a diretoria, é ressaltar e apresentar em Salvador as belezas da segunda nação mais populosa da África, durante a maior festa popular da capital baiana.


Localizado no Nordeste do continente africano - em uma região conhecida como "Chifre da África" - pelo seu desenho no mapa - a Etiópia é um país com cerca de 1,1 milhão de quilômetros quadrados de área e população de 91 milhões de habitantes (dados de 2012).

A cidade de Lalibela (a 336 km da capital, Adis Abeba), que faz parte do tema do Olodum, é um centro de peregrinação, tombado como Patrimônio da Humanidade, por seu conjunto de 11 igrejas encravadas nas rochas. As igrejas monolíticas (formadas de uma só pedra) foram escavadas nas pedras possivelmente no século XI. Saiba mais sobre o tema aqui.

João Jorge,  um dos fundadores do Olodum,  foi conhecer país homenageado


Embaixadora do Brasil  Isabel Azevedo Heyvart recebe a diretoria do Olodum

A capital - Adis Abeba - é a cidade mais populosa. Na antiguidade já foi chamado de Abissínia. Em seu território foi encontrado o segundo mais antigo, melhor preservado e completo fóssil de antepassados da raça humna - o Australopithecus "Lucy". É considerado um dos mais antigos berços da humanidade.

O nome oficial do país é República Federal Democrática da Etiópia, proclamada em 1995 quando foi eleito o o Primeiro-Ministro Meles Zenawi, no poder desde então.

O Olodum repete uma tradição de 35 anos de existência, ao longo dos quais tornou-se um dos maiores representantes da cultura baiana e afro por todo o mundo. No Carnaval de 2014, o grupo reverenciou o país africano de Gana, com o tema "Ashanti - O Trono Dourado e a Rainha Yaa Asentweaa". Um dos mais famosos tema foi o Egito, nos anos 80 de século XX.

Nenhum comentário: