quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Turismo religioso: Salvador celebra Irmã Dulce dos Pobres

Foto: Max Haack Agecom Salvador
Praça irmã Dulce (Largo de Roma) na Cidade Baixa (Max Haack/Agecom)

Esta quarta-feira, 13, que amanheceu com chuva em Salvador, é o dia em que os católicos e os baianos celebram o centenário da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, a ex-freira Maria Rita Lopes Pontes (26 de maio de 1914 - 13 de março de 1992) que está em vias de tornar-se a primeira santa baiana.

A comemoração está acontecendo desde o último dia 4 de agosto, com novena e hoje, no Santuário localizado no bairro de Roma, na Cidade Baixa, com missas desde as 6h30. A missa solene acontece às 10h, com celebração do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.


Blog Salvador em um dia
Igreja da Conceição da Praia, onde começa o roteiro Irmã Dulce

O Santuário de Irmã Dulce faz parte de um roteiro de turismo religioso da capital baiana, que começa no bairro do Comércio (na parte baixa do Elevador Lacerda), onde está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde a freira foi sepultada, em 1992. Esta igreja fica nas proximidades do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo, que também podem ser visitados durante o roteiro.

Blog Salvador em um dia
Salão das relíquias  (Silvianasci/salvadoremumdia)
Com a instalação de um Santuário - em 2003 - as relíquias da freira - conhecida também como o Anjo Bom da Bahia - foram transferidas. O templo foi instalado no antigo Cine Roma, próximo ao local onde historicamente ela iniciou sua obra de assistência aos mais pobres.

Blog Salvador em um dia
Objetos pessoais expostos no memorial (Silvianasci/salvadoremumdia)

As instalações são compostas pela igreja principal - Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a capela de Santo Antônio (onde Irmã Delce fazia suas preces diárias) e um museu onde podem ser vistas relíquias, objetos pessoais, escritos e o quarto em que Irmã Dulce vivia e no qual passou seus últimos dias na terra.

Blog Salvador em um dia
Quarto é mantido intacto (Silvianasci/salvadoremumdia)

Defronte ao santuário, fica a praça que leva o nome da freira - no Largo de Roma - e, pela mesma avenida onde está o santuário, o turista segue para a Igreja do Bonfim, completando o roteiro de turismo religioso. Se a visita for à tarde, o passeio pode ser completado pelo por do sol na Ponta de Humaitá e terminar o dia com o delicioso sorvete de coco (ou sabor á escolha) na Sorveteria da Ribeira.

Foto: Max Haack Agecom Salvador
Escultura de Bel Borba, Praça Irmã Dulce (Max Haack/Agecom)


Segunda filha do dentista Augusto Lopes Pontes, professor da Faculdade de Odontologia, e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, ao nascer em 26 de maio de 1914 em Salvador, Irmã Dulce recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Aos sete anos de idade, perdeu a mãe e aos 13 iniciou seus trabalhos de ajuda aos mais pobres. Em 1933 ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, e um ano depois, no dia 15 de agosto de 1934 foi ordenada freira, aos 20 anos de idade, adotando o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe. Leia a biografia completa de Irmã Dulce aqui e aqui.

Turistas observam o local exato onde ficava o galinheiro que Irmã Dulce
transformou em abrigo para os desvalidos ((Silvianasci/salvadoremumdia)

Serviço
O quê: Celebração do Centenário de Irmã Dulce
Quando: nesta quarta-feira, 13
Onde: Cidade Baixa (Santuário de Irmã Dulce), no Largo de Roma
Programação: missas às 6h30, 8h30,10h (Missa solene), 14h (Ciranda da Fé) e 17h
O que visitar: Santuário, Salão das relíquias (onde repousa Irmã Dulce), Capela de Santo Antônio (onde está os dois locais onde a freira fazia preces), Memorial e Museu, quarto de Irmã Dulce, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma) com a escultura do rosto da freira criada pelo artista plástico Bel Borba
Memorial: Com entrada franca, o Memorial Irmã Dulce está aberto de terça a domingo, 10h às 17h
Como chegar:


Leia mais sobre o roteiro



Nenhum comentário: