segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Baianos lavam Catedral de La Madeleine em Paris

Baianas e um babalorixá participaram do culto ecumênico da lavagem

Foi no fim-de-semana que passou que uma tropa baiana invadiu as ruas de Paris para a tradicional lavagem de La Madeleine, onde fica a igreja católica consagrada a Santa Maria Madalena. O sincretismo religioso foi celebrado na capital francesa em uma festa que, de acordo com a Bahiatursa/Setur, que deram apoio, reuniu cerca de seis mil pessoas em um cortejo de quatro quilômetros inspirado na Lavagem do Bonfim, uma das mais tradicionais festas do verão na capital da Bahia.

Como na festa baiana, a festa de Paris contou com a celebração de missa. O babalorixá Pai Pote, de Santo Amaro, proferiu orações em yorubá. O pai de santo baiano e o padre da catedral rezaram o Pai Nosso em yoribá e francês, enquanto o grupo Cortejo Afro conduziu a oração em português.


Secretário Pedro Galvão ata um nó na fitinha do Bonfim da turista em Paris

O adro da catedral de La Madeleine recebeu também uma feira e shows de artistas baianos, como Jota Veloso. Depois da lavagem, a cantora Daniela Mercury animou os participantes em uma festa organizada pelo cantor Robertinho.

Para o secretário do Turismo, Pedro Galvão, o evento europeu é uma importante ação de promoção do destino Bahia: “Aproveitamos a oportunidade de divulgar o nosso Estado na Europa. Além de mostrar como é a nossa Lavagem do Bonfim, que inspira a festa parisiense, participamos da feira para falar dos atrativos do nosso Estado, e chamamos a atenção do público com um grande banner”. (Fonte: Bahiatursa. Fotos: Setur/Divulgação)

Nenhum comentário: