sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Base Aérea abre portões neste domingo para público de Salvador

Orion P3-AM, o "anfitrião" da festa na BASV deste domingo, 9

Neste domingo, 9, acontece em Salvador um evento para os que gostam de aviação e para a garotada (tenho ido e visto como elas amam entrar nas aeronaves, conversar e fazer selfies com os profissionais da Força Aérea Brasileira que pilotam e/ou cuidam da mecânica e da segurança dos aviões). A Base Aérea de Salvador abre os portões para o público a partir das 9h até as 18h.


Público faz fila para conhecer por dentro uma aeronave militar (Visita em 2013)


O visitante vai conhecer como é a operação das aeronaves, das torres de comando, conhecer a história (nas exposições) do Esquadrão Orungan e da BASV, instalada em 1942 e ver de perto o Super Tucano A-29, a nova aeronave de demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça. 

A aeronave da Esquadrilha da Fumaça é sempre uma atração muito requisitada


Curiosidades históricas: o famoso túnel de bambu do aeroporto foi mandado plantar pelo primeiro comandante da BASV, na década de 40 do século passado. O símbolo do Esquadrão de Patrulha - Orungan - e o desenho do número 7 da fuselagem das aeronaves (que identifica o 1º/7º GAV) foram criados pelo artista plástico Mário Cravo Jr, que venceu um concurso realizado na década de 60. Duas das tripulações do esquadrão foram recordistas de tempo de permanência no ar, com os Neptuno P-15 nos anos de 1961 e 1963. O Neptuno está em exposição permanente na Base Aérea.

Tripulação e aeronave: primeiro recorde de permanência no ar do Brasil
P-15 Neptuno (com o símbolo Orungan de Mário Cravo) em exposição permanente


 Só aí já viram que há muito o que aprender e com o que se divertir na programação. A Base Aérea de Salvador fica na área militar do Aeroporto da capital baiana. Neste dia, os ônibus são autorizados a ir até o portão da BASV. Além do Super Tucano da Fumaça, o público poderá ver de perto o Orion P3-AM do esquadrão de patrulha Orungan 1º/7º batizado pela cantora Ivete Sangalo (a figura da madrinha foi pintada na fuselagem).

Arquitetura militar na capela da padroeira dos aviadores: Nossa Sra do Loreto

Portões Abertos da BASV 2013 (Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)
O evento conta com atrações musicais, infantis, praça de alimentação, barracas de vendas de brindes, entre outras.

Serviço

O quê e quando





Onde

Entrada da Base Aérea fica na área militar do Aeroporto de Salvador

Nenhum comentário: