terça-feira, 25 de novembro de 2014

MTur faz consulta pública sobre qualificação profissional

Com o objetivo de elaborar as a Política Nacional de Qualificação em Turismo, o Ministério do Turismo abriu uma consulta pública para debater o conjunto de diretrizes para a elaboração da Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT). De acordo com o ministério, o documento (clique aqui para conhecê-lo)fica à disposição do público até 3 de dezembro.


As contribuições podem ser feitas por cidadãos comuns, entidades, empresas ou organizações interessadas no tema, pelo e-mail: consultaqualificação@turismo.gov.br . O documento inclui definições iniciais, premissas, princípios, diretrizes e recomendações.

Elaborado por uma equipe da Universidade de Brasília contratada pelo Ministério do Turismo, o documento aponta para a necessidade urgente de uma política de qualificação, definida pelo MTur, em parceria com os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego.

Os públicos-alvo da política de qualificação definidos inicialmente são: trabalhadores técnicos e tecnólogos; graduados e pós-graduados em turismo e disciplinas afins; gestores públicos e privados; estudantes/pesquisadores e empreendedores da cadeia produtiva do turismo.

A ideia é que a PNQT contemple, além dos cursos de formação, a realização de estudos e pesquisas, seminários, laboratórios de inovação, observatórios, entre outros. Além disso, um dos objetivos do trabalho de construção da PNQT é repensar a qualificação do setor de turismo, incluindo novas tecnologias e ferramentas de gestão modernas dos serviços turísticos destinadas aos profissionais, empresários e gestores públicos, informa o MTur. (Fonte: MTur)

Nenhum comentário: