quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Zoo de Salvador abre para passeio noturno desde 2013

Os passeios são monitorados pela equipe de educação ambiental

Atração do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, o projeto Zoo Noturno, criado em 2013, continua recebendo a visita dos curiosos em conhecer os costumes dos animais no período da noite. De acordo com a direção do parque, este ano, 421 visitantes já fizeram o passeio, que é gratuito.


As visitas acontecem apenas nas terças e quintas-feiras e precisam ser agendadas. Duram cerca de uma hora, sob a supervisão da equipe de Educação Ambiental. O grupo, de até 25 pessoas, primeiro assiste a uma palestra sobre fisiologia animal e a importância da preservação das espécies.

Após as explicações e recomendações, os visitantes são levados a observar animais com hábitos noturnos, como jupará, macaco da noite, serpentes, lontras, sariguês, zebras, camelos, iraras, mão peladas, lobos guará, jaguatiricas e gato do mato.


Crianças a partir de dez anos podem ir com os pais (Alberto Coutinho/agecom)

De acordo com o coordenador do Zoológico, Gerson Norberto "a curiosidade é um hábito salutar, pois provoca o imaginário das crianças. O objetivo é fazer com que os visitantes aprendam mais ainda sobre o meio ambiente e sobre a preservação de animais silvestres”. Crianças a partir dos dez anos de idade podem participar do passeio desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis, acrescenta o coordenador.

Se você pretende fazer o passeio noturno, atente para algumas regrinhas, como andar em grupos, fazer o máximo de silêncio para não estressar os animais, desligar aparelhos celulares e evitar flashes das câmeras.

(Foto: Alberto Coutinho/Agecom)


Caso prefira o passeio diurno, o Zoo de Salvador funciona normalmente de terça a domingo, das 8h30 às 17 horas e a entrada é gratuita.

(Foto: Alberto Coutinho/Agecom)

O parque possui 250 mil metros quadrados de área verde, três mil metros de pista para a caminha, 1500 animais de 142 espécies e das quais 95% são brasileiras.

(Foto: Rafael Martins/Secom)

O Zoológico de Salvador começa a ser construído no século XIX, quando o suíço Frederico Meuron recebe a Fazenda Areia Preta (antigo nome do bairro de Ondina) como indenização pelas perdas na Batalha de Pirajá.
Passados alguns anos, Frederico muda-se para o Solar do Unhão e a fazenda entra em um longo processo de abandono. Até que Francisco Ariane implanta uma locomotiva que partia do Campo Grande em direção ao Rio Vermelho. Nesta mesma época, começam algumas atividades zoobotânicas nas proximidades e, depois, é construído um orquidário no Parque de Ondina.
Aproveitando a topografia favorável do antigo sítio e a beleza da paisagem ao redor, em 1958 através do Decreto Estadual nº. 17.481 é inaugurado o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, atendendo aos desejos da população soteropolitana e atraindo milhares de turistas ao longo dos anos. (Fonte: Zoo de Salvador)
Serviço

O quê: Passeio Zoo Noturno
Onde: Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Alto de Ondina, s/n)
Quando: terças e quintas-feiras, 18h30 às 20h
Quanto: gratuito
Como: agendamento site do zoológico (item Fale Conosco), pelo e-mail zoo.educar@inema.ba.gov.br ou telefones 3116-7953 e 3116-7954
Visitação diurna: terça a domingo, das 8h30 às 17h
Como chegar: veja os melhores roteiros no mapa

Nenhum comentário: