quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Daniela no centro, fobica e gastronomia: Neto apresenta atrações

Se cuida Rui que Neto 'tá cercado pelo axé (Foto: Valter Ponte/Agecom)

O prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentou as novidades do Carnaval 2015 em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 10, no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal. A volta de Daniela Mercury para a Avenida (Circuito Osmar) é uma delas. A Rainha da Axé Music passou 20 anos longe do centro da cidade. A apresentação de Daniela será na abertura da terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro.

A réplica da Fobica, o veículo Ford usado em 1950 pelos inventores do trio elétrico Dodô e Osmar, terá destaque na festa. Os filhos de Osmar Macedo desfilarão com a réplica no Furdunço (sexta-feira, 13, ), no sábado de Carnaval, 14, no Campo Grande, e no domingo, 15, e terça-feira, 17, na Barra.

A abertura oficial da festa na capital baiana será nesta quinta-feira, 12, a partir das 19h, no Campo Grande (Circuito Osmar), quando o prefeito entregar as chaves da cidade ao Rei Momo, ao som de Luiz Caldas celebrando os “30 anos de Axé Music” - tema do Carnaval de Salvador.

Nesta quarta, 11, no entanto, haverá desfile de 28 bandas (apenas sopro e percussão) no mais novo circuito do Carnaval, o Sérgio Bezerra, a partir das 19 horas, na Barra. O circuito foi oficializado em 2012.
Após 20 anos Daniela volta a desfilar no Circuito Osmar (Gabriel Lima/Agecom)

Outros destaques são a Arena do Samba, com 26 atrações, na Praça da Cruz Caída (Belvedere da Sé), no Centro Histórico, de sexta a terça-feira, a partir das 18h; a Vila Gastronômica, de quarta a terça-feira, das 12h às 2h, na Barra, na área onda foi instalada a roda gigante, ao lado do Farol; o bicicletário que funcionará 24h durante todo o Carnaval, na Avenida Centenário; e a arena de DJs, de quinta a terça-feira, na Barra.

Neto atende também o pedido de fãs do cantor e anunciou a participação de Igor Kannário, que desfilará na segunda-feira, 16, no Campo Grande. “Não deve haver embargo para qualquer tipo de manifestação cultural. Pedi à Saltur que tivesse todo o cuidado para colocá-lo num horário que fosse mais tranquilo para a festa", afirmou, esperando, ainda, que Kanário conduza sua apresentação de maneira tranquila, sem incitar a violência. "Se houver qualquer incitação, paro o trio", advertiu o prefeito.

Carnaval nos Bairros. O Carnaval nos Bairros contará com 150 apresentações em Periperi, Boca do Rio, Plataforma, Liberdade, Itapuã , Cajazeiras. Entre os nomes estão Chiclete, Marcia Short, Baiana System, Asas Livres, Amanda Santiago, Gerônimo, Diamba, Paulinho Boca de Cantor, Edil Pacheco, Jú Moraes, Batifun, Virgílio, Adão Negro, Zelito Mirada, Sarajane, Katê, Carla Peres, Carlos Pita, Cheiro, Edu Casa Nova, e Orquestra Fred Dantas. Os shows serão realizados sábado, domingo, segunda e terça-feira.

Palco do Rock. Será, este ano, no Jardim de Alah, já que o local tradicional - Coqueiral de Piatã - passa por obras dentro do projeto de requalificação da orla da capital baiana.

Trânsito e Transporte.  De acordo com o prefeito, houve ordenamento das linhas para garantir transporte para a festa e a operação para toda a cidade. Foram criados estacionamentos rotativos para que o motorista não precise brigar por vaga perto dos circuitos. As filas de táxis receberão balizas de sinalização e o folião contará com um canal - através do whatsapp para reclamações. O número é o  (71) 9977-5135.

Guia.  Lançado na coletiva, o Guia Oficial do Carnaval 2015 conta com informações sobre a programação nos três circuitos da festa e curiosidades sobre o evento. Serão 85 mil exemplares distribuídos em hotéis, aeroporto e pontos turísticos. O guia também está disponível no site oficial (aqui).

Nenhum comentário: