domingo, 8 de fevereiro de 2015

Desfile dos Palhaços enfeita a noite do Rio Vermelho

(fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

Nem só de trio elétrico, camarote e Axé Music vive o folião de Salvador. A orla do Rio Vermelho parou na noite deste sábado, 7, para ver passar o cortejo do grupo Palhaços do Rio Vermelho.

O Carnaval antecipado no bairro boêmio mais famoso da capital baiana, onde estão localizados alguns dos seus principais hotéis, bares e restaurantes, começou por volta das 19 horas.



A saída do desfile dos palhaços aconteceu na Rua da Paciência

O desfile aconteceu entre a Rua da Paciência e a Rua Fonte do Boi, passando pelos largos de Santana e da Mariquita. O cantor e compositor Lazzo foi homenageado como o "rei" da festa que contou com a participação de milhares de foliões.

O cantor e compositor Lazzo distribuiu simpatia com seu tradicional sorriso


A característica do desfile foi o cunho cultural de resgate de antigos carnavais, sem caminhões ou trios elétricos, e com a presença do grupo Zambiapunga, da cidade de Taperoá (a cerca de 280 quilômetros de Salvador).

Como característica, o grupo veste-se com trajes coloridos feitos de retalhos de seda, seus integrantes usam máscaras e o som ritmado é tirado de enxadas, tambores, cuícas e búzios.

O Zambiapunga de Taperoá foi o sucesso da festa


O zambiapunga abriu o cortejo, levando parte dos foliões. Logo atrás veio o carro do "rei" Lazzo, que foi muito paparicado pelos fãs. Simpático, o cantor posou pra fotos, permitindo que os ´'súditos' sentassem ao seu lado no carro.

Por fim, uma banda de sopro e percussão fechou o desfile, tocando marchinhas e sucessos da MPB em ritmo de carnaval, entre outros sons. Ninguém ficou parado.

Dois dos idealizadores do Grupo Palhaços do Rio Vermelho

O Grupo Palhaços do Rio Vermelho surgiu em 1986, com um grupo de seis amigos que saia fantasiado no Carnaval de Salvador. De acordo com os organizadores da festa, há seis anos foi resgatado e passou a fazer seu desfile no Rio Vermelho.

Incansável, a multidão chega ao Largo da Mariquita no ritmo das marchinhas
O bloco não tem cordas. Quem chega de fantasia ou não vai se agregando ao desfile que foi tranquilo, sem ocorrências, com a participação de pessoas de todas as idades, inclusive pais com crianças.

No final do cortejo o grupo vocal carnavalesco O Povo Pediu animou quem não quis caminhar

O desfile dos Palhaços do Rio Vermelho terminou na Rua Fonte do Boi, onde houve a dispersão dos foliões. Quem chegou na frente ainda encontrou o grupo vocal carnavalesco O Povo Pediu também apresentando músicas de Carnavais passados.

Enquanto isso, nos bares...

Largo de Santana, um dos principais pontos de encontro do Rio vermelho

Mesmo com o Carnaval passando pela orla, os bares e restaurantes do Rio Vermelho funcionaram normalmente e estavam lotados. Não faltaram as atrações do fim-de-semana, como a feira de artesanato e barracas de gastronomia típica.

O outro lado do Largo de Santana: artesanato e comidinhas para turistas e baianos

Não se engane com este ar de cidade do interior: do outro lado está o maior agito


Nenhum comentário: