segunda-feira, 9 de março de 2015

História: seria Salvador a cidade mais antiga do Brasil?

Porto da Barra (Vila do Pereira), onde Thomé de Souza desembarcou em 1549

(Silvia Maria Nascimento / Salvador em um dia)

Publicado em 5 de março de 2013, o post  Salvador é a cidade mais antiga do Brasil continua até hoje como o campeão de visualizações do blog. Foi feito a partir de uma dúvida que eu tinha, que fui pesquisar e achei interessante compartilhar, para ler outras opiniões. Tem dado certo, pois a discussão nos comentários está muito boa!

Compartilho de novo o post, uma vez que começamos a comemorar o aniversário de Salvador (a data oficial é 29 de março), a capital da Bahia, cuja programação da festa será anunciada nesta quarta-feira, 11, às 10 horas, no Palácio Thomé de Souza (Praça Municipal, Centro Histórico), pelo prefeito ACM Neto. Leia aqui.

Fotos: Silvianasci/Salvadoremumdia


Ao fazer o curso de História da Bahia, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico (IGHB) em 2013, ministrado pela professora Antonietta d'Aguiar Nunes, fortaleci a ideia de que nossa capital pode ser considerada a cidade mais antiga do Brasil, já que quando Tomé de Souza chegou no dia 29 de março de 1549 no Porto da Barra trazia o Regimento (documento legal de 1548) da primeira cidade, assim como suas plantas.

"O primeiro Governador-geral do Brasil chegou à baía de Todos os Santos em 29 de março de 1549. Veio com a especial recomendação de fundar uma cidade fortaleza, em local mais defensável que a vila estabelecida pelo capitão-donatário Francisco Pereira Coutinho. O arquiteto Luís Dias, nomeado mestre de obras da fortaleza, acompanhou-lhe na expedição. Era encarregado de adaptar os traços e amostras trazidas do Reino para a nova cidade ao local escolhido pelo governador(...) A cidade do Salvador - como 411 anos depois Brasília - foi especialmente localizada e construída para ser a capital do Brasil." ("Conhecendo a História da Bahia - da pré-história a 1815", p 76, Antonietta d'Aguiar Nunes, Quarteto Editora, 2013)


Bastava apenas a localização, Ele abriu mão da então Vila do Pereira, localizada no porto (erguida pelo antigo donatário da capitania da Baía de Todos os Santos, Francisco Pereira Coutinho em 1536) e escolheu um terreno 70 metros acima do mar e longe da praia, onde hoje está a Praça Municipal, e iniciou a construção. Os primeiro prédios foram o Palácio do Governador e a Casa de Câmara e Cadeia. 

Na Praça Municipal, o Rio Branco ocupa o terreno do primeiro palácio de governo


A data de 29 de março de 1549 - data da chegada do primeiro governador-geral à Capitania da Bahia - foi instituída como aniversário da cidade após o I Congresso de História da Bahia, realizado em 1949, cujo tema foi justamente a comemoração dos 400 anos de Salvador. Os historiadores reunidos decidiram pela data, diante da controvérsia sobre o início da construção. O Regimento de fundação foi levado em conta para este fim.

Estátua do fundador Tomé de Souza e a Câmara de Vereadores (P. Municipal)

Serviço
Como chegar: Leia no post Que Tal de Ônibus? como fazer um passeio (pagando apenas R$ 3 da tarifa do transporte) que inclui o Porto da Barra e a Praça Municipal.

Nenhum comentário: