sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Promessa cumprida: mirage da Praça Orungan no pedestal

A aeronave foi disposta de tal forma que parece estar decolando


O Monumento Mirage, localizado na Praça Orugan, em Ondina, foi entregue oficialmente nesta quinta-feira, 20, em solenidade com a presença do prefeito ACM Neto e do comandante da Base Aérea de Salvador, Tenente Coronel Aviador Marcelo Schiavo.

O Mirage III, uma aeronave de caça que operou na Força Aérea Brasileira entre os anos de 1972 e 2005 com mais de 67 mil horas de voo em defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, foi prometido ao município pelo Comando da Aeronáutica assim que iniciaram as obras de construção da nova praça de Ondina.


A nova praça possui equipamentos de lazer e ciclovia (Valter Pontes/Agecom)


A Praça Orungan leva o nome do 1º/7º GAV, o Esquadrão de Patrulha sediado na base de Salvador. Ela foi construída a partir de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado entre o município e o Comando da Aeronáutica, responsável pela área. Sua inauguração aconteceu no dia 5 de janeiro deste ano.

A área tem cerca de três mil metros quadrados, com jardins, ciclovia, piso tátil, passeios mais largos e baia para ônibus. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF).

"Esse é um monumento que representa os 63 anos de bom relacionamento entre a Força Aérea e o povo baiano, que vem desde a inauguração da Base Aérea de Salvador. É um sinal de respeito que a nossa instituição tem com a cidade", afirmou o comandante Schiavo. (Com informações da Agecom)

Esta não é a primeira aeronave que enfeita uma praça de Salvador. Um Gloster Meteor enfeitou, desde os anos 60/70 até bem pouco tempo, um dos jardins do Dique do Tororó, até ser de lá resgatado e levado para a entrada da Base Aérea de Salvador, onde está até hoje.

Nenhum comentário: