quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Misericórdia: mais um museu no roteiro de Concertos nas Igrejas

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Conjunto Histórico da Santa Casa da Bahia (Foto: Paulo Souza/Divulgação)

O Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, é mais uma instituição que participará do projeto Concerto nas Igrejas, do programa Pelourinho Dia & Noite. A estreia será neste domingo, 13, das 11h às 12h, com a apresentação de camerata de violões na Igreja da Misericórdia.

O projeto reativa o circuito cultural do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, e possibilita o acesso gratuito ao turismo religioso, valorizando as basílicas da cidade como pontos culturais, informa a Prefeitura da capital baiana.

A Igreja da Misericórdia ocupa hoje o mesmo sítio onde o fundador de Salvador, Tomé de Souza erigiu o primeiro hospital da nova cidade, a primeira do Brasil. Anos mais tarde, o hospital original cedeu lugar ao conjunto que hoje é um dos museus da capital baiana.

O edifício foi construído em 1697 (Tomé de Souza construiu Salvador em 1549) abrigou o Hospital e a Administração Central da Santa Casa. O museu foi instalado e inaugurado em 2006. O acervo conta com 3.874 peças, seculares e contemporâneas, classificadas em diversas categorias: alfaias, mobiliário, imaginária, paramentos etc.

“A Igreja da Misericórdia guarda uma beleza e um legado cultural importantíssimos cravados na história. Um dos atrativos de destaque é a azulejaria portuguesa que retrata as procissões feitas pela Santa Casa até o século XIX”, explica Jane Palma, coordenadora do Museu da Misericórdia.

A programação do projeto Pelourinho Dia & Noite conta com  música, esporte e atividades gastronômicas.

Serviço
O quê
: Concerto nas Igrejas - Camerata
Quando: domingo, 13 de setembro, das 11h às 12h
Onde: Igreja da Misericórdia (Rua da Misericórdia, 6, logo após a Praça Municipal - Centro Histórico)
Quanto: entrada gratuita

Nenhum comentário: