quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Olho no céu porque sábado tem show aéreo no Farol da Barra

Orion P3-AM quando foi apresentado ao público de Salvador em 2011


NR: Lamentamos informar que houve um acidente aéreo com uma das aeronaves da Esquadrilha Textor Air Show durante a apresentação na tarde deste sábado, 31, no Farol da Barra, orla de Salvador. A aeronave do Comandante André Textor, em uma das acrobacias, perdeu sustentação, caindo no mar. O piloto foi resgatado, levado para o Hospital Português, o mais próximo do local do acidente, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer.

Este ano a Base Aérea de Salvador resolveu comemorar o "Dia do Aviador" (e o seu aniversário) de forma diferente dos anos anteriores. Em vez de convidar o público para as suas dependências, na área militar do aeroporto (leia aqui), levará as suas atrações até os moradores e visitantes da cidade, com uma grande programação no Farol da Barra. O Sábado Aéreo acontece neste sábado, 31, das 10 às 17h, com show de acrobacias aéreas, desfile (sobrevoo) de aeronaves, demonstração dos cães de guerra e apresentação da Banda da Aeronáutica, entre outras atividades.

Os desfiles aéreos acontecerão em vários horários do dia, o primeiro às 10h, marcando a abertura oficial do evento. Três, das sete aeronaves de patrulha sediadas em Salvador - Orion P3-AM - farão voos de 30 minutos, com diversas passagens pelo Farol da Barra. Já o Pelotão dos Cães de Guerra da BASV, uma atração bem ao gosto da garotada, faz suas demonstrações às 15 horas. No final do post você pode saber a programação completa, com os horários de todas as apresentações, inclusive do show de acrobacias da esquadrilha Textor Air.


Esquadrilha Textor fará 45 minutos de acrobacias (Foto: Divulgação)


O show de acrobacias ficará a cargo da Esquadrilha Textor Air Show. Nos releases que recebi sobre o evento do próximo sábado não havia dados sobre a esquadrilha, então fui buscar informações para contar pra vocês. A esquadrilha é, na verdade, uma família, formada pelo pai, o comandante Beto Textor, e dois filhos - Comandante André, o filho mais velho, e o Comandante Tiago, o mais novo. A equipe, cuja base fica na cidade de Rio Verde, em Goiás, faz apresentações com aeronaves de desempenhos diferentes. A #1 é a aeronave experimental Cozy, pilotada pelo líder da esquadrilha, Cmt Beto. O Pitts #2 fica com André, e o RV-7 #3, com Tiago. No mais, é ir ao Farol da Barra, no sábado, conhecer melhor estes novos ases da aviação e conferir o espetáculo e a adrenalina que a equipe deve proporcionar a Salvador.

Orion P3-AM (Fotos do Orion: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Voltando ao evento, o show aéreo terá início com o desfile do Orion P-3AM, aeronave militar de grande porte, equipada com modernos sensores eletrônicos e armamentos, utilizada na vigilância e proteção das riquezas da costa brasileira. o equipamento pertence  ao 1º/7º Esquadrão Orungan, sediado na base de Salvador. Antes da Esquadrilha Textor ocupar o céu da Barra, o público poderá ver, no desfile, as aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). 

Uma atração especial, que, com certeza, vai agradar a garotada, será a demonstração com cães de de guerra, que começa por volta das 15h. Depois do show de acrobacias, que começa às 15h30 e terá a duração de 45 minutos, entra em cena a Banda de Música da BASV, a partir das 16h30, que encerra a programação da Aeronáutica. Durante o dia, haverá exposições.

Farol da Barra


Um equipamento que deve chamar a atenção do público é a Tela do Radar do Tráfego Aéreo, que mostra detalhes do trabalho e do dia a dia dos controladores de voo em Salvador. O público poderá acompanhar na tela a movimentação de aproximação de aviões ao aeroporto de Salvador. A tela integra o acervo que a Base Aérea levará para o Farol da Barra para a exposição de Equipamentos Operacionais que mostrará o universo dos pilotos. Cadetes da Aeronáutica conversarão com o público sobre como ingressar na FAB. 

O evento promovido pela Base Aérea de Salvador (BASV), com apoio da Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) faz parte das comemorações pela passagem do Dia do Aviador, comemorado em 23 de outubro. Neste dia, no ano de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont fez uma exibição aérea pública com o 14-Bis no Campo de Bagattele, em Paris. Santos Dumont, também conhecido como o "Pai da Aviação", é o Patrono da Força Aérea Brasileira.

O Sábado Aéreo integra, ainda, a programação do Viver Barra, que contará com pockets shows a partir das 17h na sexta-feira, 30, e no sábado, 31; e Feira Baiana de artesanato, do dia 30 ao dia 2 de novembro.

Serviço
Programação

9h30 -   Chegada à Base Aérea de Salvador da Esquadrilha Textor Air Show
10h -     Abertura oficial do Sábado Aéreo no Farol da Barra
10h10 - Desfile aéreo de abertura com as aeronaves Orion P3-AM do 1º/7º Esquadrão Orungan
12h10 - Desfile aéreo do P3-AM
13h -     Desfile aéreo das aeronaves do GRAER/PM
15h -     Apresentação do Pelotão dos Cães de Guerra da Aeronáutica/BASV
15h30 - Show de acrobacias da Esquadrilha Textor Air Show, com duração de 45 minutos
16h30-  Apresentação da Banda de Música da Aeronáutica/BASV
17h -     Encerramento

2 comentários:

Unknown disse...

Meus sentimentos para a família Textor. ABraços
Aeronaves & Manutenção

Unknown disse...

Lamentamos a grande perda!