segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Conceição da Praia dá continuidade ao ciclo de festas populares

Igreja e imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Carla Ornelas/Setur)

Quem é de fora até se espanta, mas o Nosso Senhor do Bonfim não é o padroeiro da Bahia, tampouco de Salvador, embora esteja incondicionalmente no coração dos baianos. O título de protetora do estado cabe a Nossa Senhora da Conceição da Praia, que vai ser festejada nesta terça-feira, 8, em Salvador. Sua imagem foi trazida por Tomé de Souza, na principal nau - "Conceição" - da esquadra que veio de Portugal para fundar a capital da colônia, no século XVI.

As homenagens começam na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, mas o ponto alto é a procissão que percorre as ruas do Comércio, seguindo da igreja até a Praça Conde dos Arcos e retornando pela Avenida da França, levando a imagem histórica de Nossa Senhora da Conceição. Em paralelo, os adeptos do Candomblé vestem-se de amarelo e homenageiam o orixá Oxum (orixá das águas doces, que representa a beleza), com quem a santa católica é "paralelizada" nas religiões de matriz africana.


Nas imediações do Mercado Modelo, barracas de comidas típicas e bebidas e música dão o tom da parte profana da festa. O ciclo de festas populares foi aberto no dia 4 de dezembro com a festa e procissão de Santa Bárbara, no Pelourinho. Até o Carnaval, a programação do ciclo de Salvador ainda vai ter as festas do Bonfim, Ribeira, Rio Vermelho (Iemanjá) e Itapuã.


Santa Bárbara foi a primeira festa do ciclo de Salvador (Tatiana Azeviche/Setur)

A primeira missa do dia será celebrada às 5h. Outras celebrações acontecem às 6h e 7h e uma missa solene, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, antecede a procissão, às 9h. Depois do cortejo (que sai às 10h30), uma missa fecha as celebrações na parte da manhã. À tarde, acontecem celebrações às 14h e 15h30. Às 18h, a programação religiosa é encerrada com a Missa da Amizade.



História - Quando chegou à Baía de Todos os Santos em 1549, o governador-geral Tomé de Sousa mandou erigir, de palha, uma ermida para abrigar a imagem daquela que seria a futura padroeira da Bahia até que as primeiras obras da cidade-fortaleza de Salvador fossem concluídas e se encontrasse um local, na parte alta, para a futura igreja. os trabalhadores começaram o louvor à santa ali mesmo, na ermida, à beira-mar, onde surgiram as primeiras residências de Salvador, feita pelos trabalhadores da construção da cidade.



Painel do forro da Conceição da Praia data de 1774 (Foto: salvadoremumdia)

A basílica foi totalmente reconstruída entre 1739 e 1765. As pedras de lioz da fachada foram trazidas a Salvador de Portugal, como lastro de navio. Em 1938, já no século XX, o conjunto da Conceição da Praia foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atual igreja foi elevada à categoria de basílica em 1946 e em 2010, (Século XXI), o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo elevou a igreja ao status de Santuário Mariano Arquidiocesano. (Com informações da Setur)

Um roteiro turístico básico que inclui a Igreja da Conceição da Praia é este aqui: Passeio rapidinho entre a Praça Cairu e a Praça Municipal

Nenhum comentário: