quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sede do IGHB poderá ser transformada em museu interativo

Sede do IGHB, na Avenida 7 de Setembro, será novo museu para a cidade

Foto histórica da sede do IGHB, no início do século XX, após a sua inauguração


Para quem não sabe - e muitas pessoas não o sabem, segundo o presidente da Casa - existe em Salvador uma instituição que tem entre os seus objetivos guardar/preservar a História da Bahia. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) fica no centro antigo da cidade, mais precisamente na região da Praça da Piedade, instalado em um dos prédios históricos de Salvador, e com um acervo de livros, jornais, obras de arte e objetos que está à disposição dos moradores da cidade e turistas, para pesquisas.

Como nosso blog de turismo sobre Salvador e arredores depende muito do conhecimento sobre os acontecimentos que marcaram a vida da cidade e seus cidadãos, claro que estamos participando do  seminário "A História da Bahia através do acervo do IGHB", que começou ontem, 29, e vai até sexta-feira, 1º de julho.


O próprio auditório da Casa da Bahia já apresenta parte do acervo de quadros

O primeiro dia foi marcado pelas informações sobre a fundação, acervo, presidentes (foram 15 ao longo de sua história) e sócios, Destaco alguns pontos da conferência "O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia", proferida pelo presidente, Eduardo Morais de Castro. Também falaram ontem o sócio e orador perpétuo da Casa, Edvaldo M. Boaventura (palestra "Os Presidentes do IGHB"), e a sócia e historiadora Antonietta D'Aguiar Nunes (palestra "Os Educadores no IGHB"). 

- O IGHB tem um acervo pouco conhecido do público, destaca Eduardo Castro. O objetivo é fazer com que o público em geral tenha acesso a este acervo. De acordo com o presidente do IGHB, o governador Rui Costa assegurou que o governo, através da secretaria da Cultura, vai digitalizar o acervo da Emeroteca (coleção de periódicos antigos e atuais), formando um banco de dados para que todos tenham acesso ao conteúdo.

Na foto antiga do Senado da Bahia vê-se o terreno onde hoje fica a sede do IGHB


- O IGHB, cuja atual sede foi inaugurada em 1923, possui o maior acervo de fotografias históricas da Bahia, num total de 5,5 mil imagens, das quais três mil também serão digitalizadas.

- Objetos históricos como uma bandeira do Paraguai conquistada pelos soldados brasileiros na guerra do Brasil contra aquele país (1864-1870), está no IGHB. Esta é a única relíquia da trágica guerra que restou no Brasil; todos os demais objetos pegos pelos soldados (como o sabre e a túnica do ditador uruguaio Solano Lopez) foram devolvidos àquele país pelo governo brasileiro quando do acordo para a construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional.Também fazem parte do acervo a caneta de duas penas de D. Pedro II, com a qual ele assinou importantes documentos em seu reinado (7 de abril de 1831 a 15 de novembro de 1889), e um martelo usado para o lançamento da pedra fundamental do Porto de Salvador (inaugurado em 1912).

Professora Antonietta Nunes profere palestra no auditório Bernardino de Souza


- O público terá a cesso a todos estes objetos históricos com a criação de um museu interativo (atualmente o IGHB só promove visitações guiadas) em que vai se transformar a sede da Avenida 7 de Setembro (Piedade). O prédio histórico, inaugurado em 1923, foi construído ao lado do prédio do antigo Senado da Bahia (este voltado para a praça da Piedade, que também pertence ao IGHB, mas que teve parte da construção demolida para as obras de abertura da Avenida Sete). A sede do instituto será ampliada, toda a parte administrativa deslocada para as novas instalações, e o atual prédio funcionará como um museu aberto ao público.

- Uma das propostas do IGHB é a criação de um espaço - provavelmente um café - onde os sócios (historiadores, geógrafos, escritores, profissionais liberais) possam realizar reuniões para conversas informais com o público e entre si, sobre os temas curiosos que viveram, viram ou estudaram sobre a história e a geografia do nosso estado. De acordo com a historiadora Antonieta d'Aguiar Nunes, que se associou ao instituto em 1958, através destas conversas muitas informações interessantes vão sendo relembradas. Ela lembra que adquiriu muito conhecimento, ainda jovem estudante universitária, ao participar dos encontros realizados pelo IGHB nos anos 50 e 60, nos finais de tarde, hora em que os sócios reuniam-se para o café e para as resenhas.

Aguçou a sua curiosidade? Quer saber mais? O seminário prossegue nesta quinta-feira, 30, das 14 ás 18h. Veja abaixo a programação dos próximos dias.

 30 de junho – auditório Bernardino de Souza
14h - Palestra: A Pinacoteca do IGHB – Obras e Artistas – Prof. Dr. Luiz Freire (EBA-UFBA)
14h50 - Palestra: Palestra: O Arquivo Histórico Teodoro Sampaio – Profa. Esp. Zita Alves (IGHB) 
15h40 - Debate
16h – Intervalo
16h15 - Mesa Redonda: O acervo da Biblioteca Rui Barbosa – Prof. Carlos Eugênio Junqueira Ayres; Prof. Dr. Luis Guilherme Pontes Tavares
18h – Debate

1º de julho – auditório Bernardino de Souza
14h - Palestra: Theodoro Sampaio (1855-1937) – O Sábio Negro Presidente do IGHB – Prof. Dr. José Carlos Barreto de Santana (UEFS)
14h50 – Debate
15h40 - Palestra: O Rico Mobiliário do IGHB - um patrimônio a ser preservado – Profa. Dra. Maria Helena Flexor (UFA/IGHB). 
16h – Intervalo
16h15 - Palestra: O IGHB e a Epopéia do Dois de Julho – Prof. Esp. Jaime Nascimento (IGHB)
17h10 - Palestra: Projeto Masterplan - O IGHB Rumo ao Futuro – Arquiteto Luiz Humberto Carvalho (LHC Arquitetura e Design)
18h – Debate
18h30 – Encerramento

Serviço 
O quê: Seminário A História da Bahia através do Acervo do IGHB
Quando: de 29/06 a 1º /07, das 14h às 18h
Onde: sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade)
Informações sobre o IGHB: (71) 3329 4463

Nenhum comentário: