sexta-feira, 29 de julho de 2016

Vamos ao Pelô? Sigam-me pelo caminho até lá

Casa de Jorge Amado (casarão azul) e Museu da Cidade (o amarelo) no alto da Ladeira do Pelô (Praça José de Alencar)

Confesse: você gosta mesmo é de ver fotos, não é? Eu também. Por isso selecionei algumas imagens para mostrar como chegar ao Pelourinho, o nosso passeio mais tradicional, no coração do Centro Histórico de Salvador.

É um ponto turístico da cidade que sempre terá o que ver e alguma atração, seja música, teatro, dança, exposições de artes plásticas, curiosidades, gastronomia, artesanato e, principalmente, o soteropolitano típico.

Suba o Lacerda até a Praça Municipal. Não esqueça de olhar dos mirantes, observar as atrações da praça e siga até a...


Há pelo menos três "portas" principais de entrada no passeio ao Centro Histórico. Uma é via Avenida 7 (sentido único) até a Rua Chile, onde os ônibus convencionais e turísticos estacionam. Na minha opinião,a melhor forma é mesmo começar a caminhar por ali até a Praça Municipal. Pare, fotografe e dê uma espiada nos mirantes ao lado do Elevador Lacerda.


O Mercado Modelo ocupa o prédio da antiga Alfândega. É um centro de compras e gastronomia. Vá lá também


Via bairro do Comércio. Os ônibus ou carros chegam até lá descendo a Avenida do Contorno e deixando os turistas defronte ao Mercado Modelo e a parte baixa do Elevador Lacerda, e dali, subindo pelo "Lacerdão" (R$ 0,15) até a Praça Municipal.

Veja no alto do mapa a Rua Padre Agostinho Gomes à qual se chega pela A. J.J. Seabra. Use sapatos confortáveis

Ou acesse o Pelourinho de carro ou ônibus pela Baixa dos Sapateiros (Avenida J.J. Seabra) e seguindo pela Rua Padre Agostinho Gomes até o pé da Ladeira do Pelô. É o sentido inverso do passeio, já que a maioria chega por cima (Praça Municipal, Praça da Sé, Terreiro de Jesus ou Largo do Cruzeiro de São Francisco e, finalmente, Pelourinho).

Agora, siga pelas fotos...

Pontos de referência da Praça Municipal: Palácio Rio Branco e parte alta do Elevador Lacerda. Não esqueça dos mirantes, de sentar para um sorvete na Cubana (aí no prédio do elevador) e se quiser pode seguir o passeio nos triciclos elétricos (R$ 5)

Mirante da Praça Municipal ao lado do Lacerda e defronte ao Palácio Tomé de Souza, sede da Prefeitura de Salvador. Siga pela Rua da Misericórdia, localizada ao lado do Tomé de Souza



Museu da (rua da) Misericórdia (ao alto) é o ponto de referência para chegar à Praça da Sé. Ao lado dele, dê uma olhada no mirante (Belvedere), no Museu das Baianas e nos resquícios arqueológicos da antiga Igreja da Sé

Uma curiosidade histórica: veja a Praça da Sé no Século XXI e, abaixo, no mesmo ângulo...


... a Praça da Sé nos anos 50 do Século XX.
Sigamos com o passeio...

Praça da Sé e as estátuas do primeiro bispo (D. Sardinha) e de Zumbi dos Palmares. Aí tem acarajé gostoso, artesanato, estátua viva, um hotelzinho muito aconchegante (tem post sobre ele no blog) e a fonte que se move à música

Quando chegar perto da estátua do herói negro Zumbi já verá a lateral da Catedral Basílica e lá ao fundo parte do prédio da primeira faculdade do Brasil - a de Medicina (1888), hoje um museu. Ali é o Terreiro de Jesus!

Do Terreiro de Jesus siga pela Rua Alfredo de Britto, cuja entrada de um lado tem o prédio da antiga Faculdade de Medicina (esquerda) e a Cantina da Lua (direita). Geralmente, os passeios turísticos usam a rua como retorno ao ponto de partida...


...mas a ida por ela também é agradável, com suas cores e surpresinhas do caminho, como, por exemplo, uma banda de percussão fazendo um pequeno ensaio. Ao final, do lado direito, verá o casarão azul da Casa de Jorge Amado e bem em frente a beleza colorida do Largo do Pelô.
O outro caminho começa aqui, no Largo do Cruzeiro e da igreja de ouro e Convento de São Francisco. Fica defronte ao Terreiro de Jesus e ao chegar lá não tem erro de achar. Do lado esquerdo encontre a rua Gregório de Mattos. Siga por ela.
As ruas do Pelourinho são encantadoras e muito coloridas. Há um mundo de coisinhas pra ver e comprar. Outra rua de acesso ao largo é a Rua João de Deus, pelo Terreiro de Jesus, onde há, na esquina, um posto de informações turísticas.

Durante o passeio, atenção aos personagens, como o artista plástico Jayme Figura. Não se assuste, ele é uma instalação ambulante e costuma caminhar pelas ruas do centro antigo com suas roupas estranhas. Poucos conhecem o seu rosto.

Finalmente, chegamos ao largo do Pelourinho, oficialmente Praça José de Alencar! 

Saiba mais clicando aqui e aqui. O que fazer (endereços): clique aqui.

Nenhum comentário: