Páginas
▼
sábado, 30 de junho de 2012
Elevador Lacerda ganha iluminação especial para o 2 de julho
Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Elevador Lacerda, localizado entre a Praça Municipal (Cidade Alta) e o bairro do Comércio (Cidade Baixa) já está nas cores azul, vermelho e branco (cores da bandeira da Bahia). A ação é uma homenagem da Prefeitura de Salvador ao 2 de Julho, data em que é comemorada a consolidação da Independência do Brasil que ocorreu na Bahia em 2 de julho de 1823. A população pode conferir a iluminação cênica do mais famoso ascensor da capital a partir das 18h, até a próxima quinta-feira, 5, quando termina a programação oficial dos festejos com o retorno dos carros do Caboclo e da Cabocla ao bairro da Lapinha. O sistema de iluminação é composto por 93 projetores, cada um com uma mixagem de cores. São 26 projetores de 70 Watts, 32 de 150 Watts; 24 de 50 Watts e 11 de 300 Watts. O melhor ponto de vizualização é no bairro do Comércio, de onde se vê toda a torre externa do monumento. Nesta segunda-feira, 2, é feriado em Salvador. (Fonte: PMS)
Conheça o novo site Viaje Legal do Mtur
Brasília (DF) - A ascensão de cerca de 25 milhões de brasileiros para as classes C e D tiveram impacto positivo no mercado de viagens. Segundo o IBGE, esse contingente de consumidores foi responsável pela movimentação de R$ 127 bilhões em 2011. No mesmo período, o Ministério do Turismo (MTur) registrou recordes históricos nos desembarques domésticos e na movimentação de turistas dentro do país.
É nesse contexto e às vésperas do início das férias escolares de julho que o Ministério do Turismo lançou, em Brasília, o guia online Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br).O hotsite reúne informações úteis para quem viaja sempre, ou pela primeira vez, de avião, ônibus, navio e automóvel. E também dicas para viagens de gestantes, crianças e pessoas com deficiência, entre outras.
No guia online, estão informações de como proceder, por exemplo, em caso de extravio de bagagem, atraso de voo, e os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar serviços. O site informa também que o cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur (Cadastur) deve ser sempre consultado para conferir se agências, guias, hotéis, transportadores turísticos estão em situação regular. "A informação é uma ferramenta que deve fazer parte do planejamento de qualquer viagem. O site Viaje Legal tem esse objetivo: levar informação para que o turista tenha uma viagem tranquila e segura", afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. (Fonte: Ascom/Mtur)
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Câmara quer instituir o dia de Catarina Paraguaçu
No ano da celebração dos 500 anos do nascimento, a índia tupinambá Catharina Paraguaçu vai receber uma nova homenagem da capital baiana, através do projeto de lei que institui 26 de janeiro, data da sua morte, como Dia Municipal de Catharina Paraguassu. A homenagem foi proposta pela Câmara Municipal da capital baiana.
O presidente da Casa, vereador Pedro Godinho explica que o objetivo é valorizar a importância histórica de Catharina Paraguaçu, que morreu em 26 de janeiro de 1589, aos 77 anos, e está sepultada na capela que mandou erguer onde hoje fica a Igreja de Nossa Senhora da Graça. As comemorações pelos 500 anos foram abertas no dia 31 de março, no Mosteirinho da Graça.
Na ocasião, o arquiabade do Mosteiro de São Bento, dom Emanuel d’Able do Amaral, ressaltou que Catharina foi a primeira liderança feminina no Brasil e pioneira no desenvolvimento de ações sociais, cujo legado maior foi a doação da Igreja da Graça e terras anexas, que formaram um valioso patrimônio do Mosteiro de São Bento, com reflexos até os dias atuais.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Fiéis celebram na Graça 500 anos de Paraguaçu
Com uma missa celebrada na manhã de domingo, 24, pelo abade do mosteiro de São Bento, Dom Emanuel do Amaral, na Igreja da Graça, em Salvador, os baianos comemoraram os 500 anos de nascimento da índia Catarina Paraguaçu. Os fiéis ouviram histórias sobre a vida da filha caçula do cacique Taparica, da tribo dos Tupinambás. Ela casou com o português Diogo Álvares Correia, que naufragou no Rio Vermelho. Leia mais em G1Bahia. E veja a Igreja da Graça aqui e aqui, em posts do blog.
domingo, 24 de junho de 2012
Igreja de Itaparica foi restaurada pelo Iphan
A comunidade de Itaparica recebeu a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento que foi totalmente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia. A entrega do monumento restaurado aconteceu no último dia 17 de junho, comemorada com uma missa celebrada pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, com a presença do superintendente do Iphan-BA, Carlos Amorim. A Igreja do Santíssimo Sacramento de Itaparica foi construída em 1742 e resguarda no forro da capela-mor uma pintura ilusionista de inspiração italiana. (Fonte: Iphan-BA)
Além de antiga estância hidromineral, Itaparica, localizada na ilha de mesmo nome que fica defronte a Salvador, na Baía de Todos os Santos, está ligada à história da consolidação da Independência do Brasil (o 2 de julho dos baianos) e, na história recente, é a terra do escritor João Ubaldo Ribeiro. O primeiro resort do Brasil _ o Mediterranée, atual Club Med - foi ali construído, em 1979. O resort funciona até hoje.
sábado, 23 de junho de 2012
Saveiro Sombra da Lua agora pertence aos brasileiros
(Foto: reprodução g1/Associação Viva Saveiro) |
Essa é uma notícia que li no site G1 Bahia, que gostaria de compartilhar aqui no blog, porque está entre os temas que mais me encantam: não só o tipo de embarcação, mas os nomes que a ela são dados. Os saveiros, barcos utilizados para o abastecimento de mercadorias entre Salvador e cidades do Recôncavo Baiano (as que ficam em torno da Baía de Todos os Santos) desde sempre enfeitam com suas velas (ou longos mastros) a paisagem do bairro do Comércio, na Cidade Baixa, em Salvador.
Pierre Verger, Cravo Neto e outros famosos fotógrafos e fotojornalistas que também se encantaram por sua imagem, souberam muito bem imortalizar estas belas embarcações. Na época em que suas carcaças começaram a servir de base para a construção de escunas (barcos que atualmente fazem roteiros de turismo e lazer entre a baía, a Ilha de Itaparica e as ilhas da baía), por volta do anos 70 do século XX, houve protesto geral porque temia-se o desaparecimento dos saveiros. Uma associação atualmente cuida de sua história. Leiam a nota do G1 e sigam o link para saber mais.
"O tombamento do saveiro de vela de içar Sombra da Lua, uma das mais antigas embarcações a vela da Bahia, foi homologado pelo Ministério da Cultura, após solicitação feita em dezembro de 2010. Com a nova portaria, publicada na terça-feira (19), o saveiro passa ao status de Patrimônio Nacional e deverá ser conservado e restaurado apenas com peças originais.
Roberto Bezerra, um dos cinco donos do barco, comemora o tombamento e explica a importância dos saveiros na história do transporte marítimo da Bahia. "Nós só podemos dizer que agora esse barco, repleto de histórias e cheio de cultura, é de todos os brasileiros", diz." (Fonte: G1 Bahia )
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Já tem festa junina no Pelourinho
Concurso de quadrilha conta com participantes do interior (Mateus Pereira/Secom) |
Os forrozeiros Zelito Miranda, Cicinho de Assis e banda Estakazero fizeram, na noite de quinta-feira, 21, os shows de abertura do São João do Pelô, no palco do Terreiro de Jesus, centro histórico da capital baiana. Na Praça Tereza Batista, Eugênio Cerqueira animou o público que foi comemorar o início dos festejos juninos.
O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, esteve presente e assistiu parte das apresentações. Na Praça Municipal, o Concurso de Quadrilhas, com participação de moradores do interior do estado, chamou a atenção de quem passava em direção ao Pelourinho, principalmente dos turistas.
Para envolver ainda mais baianos e turistas no clima do São João, becos, ruas, largos e casarões do Pelourinho foram especialmente decorados com bandeirolas e balões. Em vários pontos, sanfonas e réplicas de discos de Luiz Gonzaga se destacam em homenagem aos 100 anos de nascimento do Rei do Baião.
Uma das atrações é a culinária. O São João do Pelô também atrai os visitantes pelos sabores do interior. Barracas comercializam bebidas e comidas típicas - do licor ao bolo de carimã. De acordo com a assistente social Aline Mendes, "para as pessoas que moram na capital e não podem viajar, a possibilidade de participar da festa com comidas típicas é importante".
A festa, promovida pela Secretaria Estadual do Turismo e Bahiatursa, terá apresentações sempre das 20h às 2h do dia seguinte até domingo, 24. De acordo com os organizadores, serão mais de 90 atrações e seis horas de forró por noite com entrada gratuita.
Segundo o secretário Domingos Leonelli as festas acontecem também em Ilhéus e Porto Seguro, "e apoiamos as prefeituras de 66 municípios, por meio de convênios com a Bahiatursa". (Fonte: Bahiatursa)
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Tudo pronto para o Festival do Chocolate em Ilhéus
"Amado Chocolate na Terra de Jorge" é o tema do IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, entre 28 próximo e 2 de julho, em Ilhéus, sul da Bahia. O evento acontece no Centro de Convenções da cidade, onde produtores e fãs do chocolate de diversas partes do país e do mundo poderão conhecer mais sobre esta deliciosa iguaria feita a partir do cacau. O tema foi escolhido em função das comemorações do centenário de nascimento do escritor baiano, que será comemorado em 10 de agosto.
Os organizadores informam que a programação e inclui expositores, estandes de indústrias, pequenas marcas, fábricas de chocolates finos e artesanais, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, além de shows com artistas nacionais e regionais. De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o salão de Ilhéus potencializa o Salon du Chocolat da Bahia marcado para acontecer entre os dias 6 e 8 de julho, em Salvador.
A abertura oficial do Festival acontece no dia 28, a partir das 19 horas, com a exposição de produtos, de artes, bolos e roupas temáticas. No dia 29/06 terá inicio a Jornada do Chocolate - o Cacau para sempre, com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e mercado. Já no dia 30, o tema será Cacautec, uma abordagem de técnica e inovações tecnológicas que versam sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto. A noite conta com o show da cantora Vanessa da Mata, a partir das 22 horas, na Arena Showcolate.
Preserva Cacau, dia 1º de julho, abordará temas ligados à conservação produtiva e sustentabilidade com apresentação do Teatro Mágico e da banda Mametto, a partir das 19 horas. Já o último dia do Festival será dedicado ao chocolate com a presença de renomados palestrantes internacionais e especialistas em chocolate, no Chocoday.
O IV Festival Internacional do Chocolate terá ainda atrações como o Chococine, com exibição de filmes relacionados ao chocolate, o Chocolarte uma exposição artística durante o Festival e roteiros para as visitas às fazendas de cacau e à Ceplac. (Fonte: Bahiatursa)
Os organizadores informam que a programação e inclui expositores, estandes de indústrias, pequenas marcas, fábricas de chocolates finos e artesanais, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, além de shows com artistas nacionais e regionais. De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o salão de Ilhéus potencializa o Salon du Chocolat da Bahia marcado para acontecer entre os dias 6 e 8 de julho, em Salvador.
A abertura oficial do Festival acontece no dia 28, a partir das 19 horas, com a exposição de produtos, de artes, bolos e roupas temáticas. No dia 29/06 terá inicio a Jornada do Chocolate - o Cacau para sempre, com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e mercado. Já no dia 30, o tema será Cacautec, uma abordagem de técnica e inovações tecnológicas que versam sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto. A noite conta com o show da cantora Vanessa da Mata, a partir das 22 horas, na Arena Showcolate.
Preserva Cacau, dia 1º de julho, abordará temas ligados à conservação produtiva e sustentabilidade com apresentação do Teatro Mágico e da banda Mametto, a partir das 19 horas. Já o último dia do Festival será dedicado ao chocolate com a presença de renomados palestrantes internacionais e especialistas em chocolate, no Chocoday.
O IV Festival Internacional do Chocolate terá ainda atrações como o Chococine, com exibição de filmes relacionados ao chocolate, o Chocolarte uma exposição artística durante o Festival e roteiros para as visitas às fazendas de cacau e à Ceplac. (Fonte: Bahiatursa)
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Festas juninas da capital terão mais de 90 atrações musicais
Terreiro é o palco principal do São João do Centro Histórico (Rita Barreto/Setur) |
Quem não quiser sair da capital durante os dias que antecedem o São João (comemorado em 24 de junho) só ficará em casa se quiser. As empresas de turismo do Governo do Estado (Bahiatursa) e da Prefeitura de Salvador (Saltur) divulgaram as atrações musicais que vão animar o "arraial" da capital baiana. Serão shows gratuitos realizados na orla da cidade e no Centro Histórico.
O São João do Pelô terá seis horas de forró por noite, entre os dias 21 e 24 de junho. A festa, organizada pelo Governo do Estado, acontecerá no Terreiro de Jesus (palco principal) e em outros seis espaços, com mais de 90 atrações, anunciou a Bahiatursa. Os shows acontecerão na Praça Municipal, Largo do Pelourinho, Cruzeiro de São Francisco, praças Tereza Batista e Pedro Arcanjo e no Largo Quincas Berro D’Água.
A programação foi divulgada pela Bahiatursa nesta sexta-feira, 15, da qual fazem parte, entre outros, Cicinho de Assis, Estakazero, e Zelito Miranda no dia 21 de junho; Gereba, Carlos Pita, Cangaia de Jegue e Targino Gondin, no dia 22 de junho; Jo Miranda, Colher de Pau, Jota e Cia, Sarajane e Banda Flor de Canela, no dia 23 de junho; e Bruninho Subvai, Del Feliz, Adelmario Coelho e Val Macanbira, no dia 24 de junho, todos no palco principal, no Terreiro de Jesus. Veja aqui as atrações dos demais palcos, sugestões de restaurantes e hospedagem.
Já a Prefeitura de Salvador, através da Saltur, escolheu o Jardim de Alah, na orla marítima, para realizar a sua programação, nos dias 22 e 23 de junho. No coqueiral mais famoso da cidade serão armados coreto, quermesse, vila de artesanato e barracas de comidas típicas e bebidas da época junina. As atrações do dia 22 são Sambone, Ninha (com participação de Tatau) e Moraes Moreira fechando a noite.
No dia 23 de junho, quem faz a festa da capital é o Forró Massapê, a cantora Márcia Short e Luis Caldas, fechando o São João de Salvador com o show "Luis canta Luiz", uma homenagem ao rei do Baião, Luiz Gonzaga. Tanto no Jardim de Alah quanto no Centro Histórico as programações começam às 18 horas. (Fontes: Bahiatursa e Saltur)
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Senac abre turmas para cursos em julho e agosto
O Senac-BA (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Bahia) está com inscrições abertas para os cursos do bimestre julho/agosto, oferecidos nas unidades do Aquidabã, Casa do Comércio, Pelourinho e na nova unidade do bairro da Pituba, em Salvador. A oferta é diversificada nos segmentos Beleza, Comunicação, Educação, Gestão, Hospitalidade, Informática, Moda e Saúde, nas modalidades presencial ou a distância. No campo do Turismo e Hospitalidade, o Senac-BA disponibiliza treinamentos para os profissionais que desejam se especializar para atender à demanda de turistas da Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014). Os cursos dessa área são: Atendimento ao Cliente (20h / R$80), Comida de Botequim (20h / R$80), Preparo de Tortas (20h / R$120), Estudo dos Vinhos (20h / R$110), Planejamento e Elaboração de Cardápios (20h / R$ 70) e Gestão de Empreendimentos Gastronômicos (40h / R$165). A lista completa de cursos com locais, valores e forma de pagamento pode ser lida no site ou obtida telefone (71) 3186-4000. (Fonte: Senac)
Festa do São João de Salvador será conhecida em coletiva
A festa de São João, preparada pela Prefeitura do Salvador através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), será apresentada durante coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 14, às 19h, no Restaurante Grande Sertão, no bairro do Costa Azul. O presidente da Saltur, Jonga Cunha, vai explicar os detalhes do projeto São João na Capital Baiana, ao lado dos cantores Luiz Caldas, Lui Muritiba, Márcia Short e Ninha, além da Orquestra Sambone. O evento acontecerá na noite dos dias 22 (sexta) e 23 (sábado), nos bairros de Jardim de Alah e Cajazeiras. (Fonte: PMS)
Baianos terão mais tempo para provar o sabor do Brasil
O festival gastronômico Brasil Sabor 2012 foi prorrogado até o dia 30 de junho para visitar. Os 37 restaurantes participantes continuam apresentando as delícias do tema Quem tem boca vai a Roma, que promove um intercâmbio entre os temperos da Bahia e os sabores da Itália. Os pratos variam entre R$ 17,90 e R$ 70,50 e os que provarem podem, também, votar. Além de Salvador, restaurantes de Camaçari, Paulo Afonso, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Prado, Amélia Rodrigues, Ilhéus e Cairu participam do projeto. Lançado em maio, o Brasil Sabor 2012 apresenta pratos como o Macarrão a La Feira de São Joaquim - preparado com spaghetti ao molho de tomates com cebola e alho, decorados com salsa e manjericão - criado no Cantinho da Dadá, ou o Nostro Dendê - massa recheada com bacalhau e banana da terra ao molho de leite de coco com dendê - do restaurante do Senac. A lista completa de restaurantes aqui. (Fonte: Brasil Sabor 2012)
Serviço:
O que: Festival Brasil Sabor 2012
Quando: até 30 de junho
Local: Salvador, Camaçari, Paulo Afonso, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Prado, Amélia Rodrigues, Ilhéus e Cairu
Informações: Brasil Sabor 2012
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Alunos de escolas municipais são capacitados para o turismo
Galvão e os meninos e meninas da Bahia: prontos para receber os visitantes |
Os jovens receberam fardamento, merenda e transporte e tiveram 180 horas-aulas com os temas Formação Cidadã, Reciclagem, Informática, Turismo Sustentável, Patrimônio Cultural e Natural, Inglês, Espanhol, Cultura Afro e Apresentação Pessoal. Além disso, percorreram, com os instrutores, os pontos turísticos da cidade no Salvador Bus, conhecendo suas histórias.
Artista barrado na Espanha realiza exposição como protesto
Artista brasileiro impedido de entrar na Espanha protesta com arte |
O artista Menelaw Sete, que foi detido no aeroporto de Madrid, na Espanha, quando fazia uma conexão para Milão, na Itália, para participar de um evento, definiu uma outra forma de protesto para denunciar o ocorrido. Ilustrações através das quais ele "conta" o que lhe aconteceu estarão expostas no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, Centro Histórico) até esta quarta-feira, 13, das 9h às 17h. De acordo com o artista, cujo nome verdadeiro é Jorge do Nascimento Ramos, as ilustrações, feiotas durante as horas em que passou detido, revelam "momentos de tensão, agonia e humilhação" em Barajas.
Música no Palácio volta nesta sexta-feira
O Palácio da Aclamação e a Arena Companhia das Artes promovem a primeira apresentação do Projeto Música no Palácio nesta sexta, 15, às 18h, com árias, duetos, trios e trechos corais de óperas famosas, a exemplo de A Flauta Mágica e Don Giovanni, de Mozart. Outros dois concertos acontecem nos dias 6 de julho (solo e peças corais sobre o tema mariano no concerto Ave Maria) e 27 de julho("Cantando o Brasil" em solos e peças em conjunto da música de concerto brasileira). A entrada é gratuita.
terça-feira, 12 de junho de 2012
Arquitetura de Salvador é tema de novo guia turístico
O guia apresenta roteiro para conhecer Salvador e Recôncavo pela arquitetura |
O patrimônio edificado do Centro Antigo de Salvador (CAS) e cidades do Recôncavo Baiano já conta com um guia com o lançamento do livro Salvador e a Baía de Todos-os-Santos lançado esta semana, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande. O guia tem mais de 700 páginas e é escrito em três idiomas (espanhol, português e inglês). De acordo com o Governo do Estado, quatro mil exemplares foram editados e impressos na Espanha, já que a publicação é resultado de uma parceria da Bahia através do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, com o Ministério das Cidades e Junta de Andaluzia (Espanha).
A coordenadora geral do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, Beatriz Lima, esclarece que o guia contribui para a preservação da história da arquitetura na Bahia. "Com o desenvolvimento dos trabalhos constatamos que não era possível falar de Salvador sem falar do Recôncavo. Não é um guia apenas turístico, tem um conteúdo muito forte, que foi todo produzido pelos professores da Faculdade de Arquitetura da Ufba (Universidade Federal da Bahia)".
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Obras restauradas na Chapada estão prontas para visitação
A Chapada Diamantina recebeu de volta, restaurados, três monumentos históricos que vão valorizar mais ainda o turismo histórico na região, localizada a cerca de 450 km de Salvador, na Bahia. A igreja de Santo Antônio, no município de Mucugê, e a igreja e o cemitério de São Sebastião, em Igatu, distrito de Andaraí, que passaram por obras de revitalização foram concluídas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os monumentos restaurados de Igatu estão concentrados na área tombada em 20 de junho de 2000, sendo inscrita em três livros: Tombo de Belas Artes, no Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e ainda no Tombo Histórico. Já o monumento de Mucugê, a igreja de Santo Antônio, integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, também tombado. Segundo o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorin, "as obras cumprem o objetivo de preservação do patrimônio histórico, tendo a riqueza cultural e ambiental como foco para as ações estruturantes a serem desenvolvidas nos municípios".
Os monumentos restaurados de Igatu estão concentrados na área tombada em 20 de junho de 2000, sendo inscrita em três livros: Tombo de Belas Artes, no Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e ainda no Tombo Histórico. Já o monumento de Mucugê, a igreja de Santo Antônio, integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, também tombado. Segundo o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorin, "as obras cumprem o objetivo de preservação do patrimônio histórico, tendo a riqueza cultural e ambiental como foco para as ações estruturantes a serem desenvolvidas nos municípios".
domingo, 10 de junho de 2012
Post da semana: Mistura de ritmos no Jardim de Alah
O evento que vai reunir nomes como Moraes Moreira, Luis Caldas, Ninha, entre outros, chamou a atenção e foi o post com maior número de visualizações. Além da festa no Jardim de Alah, o São João em Salvador terá eventos nos bairros e no Centro Histórico. Fique atento para não perder. Salvador em um dia: Mistura de ritmos no São João do Jardim de Alah: O coqueiral da orla será, mais uma vez, palco de festa na capital baiana.
sábado, 9 de junho de 2012
Costa Azul: opção para caminhadas e contemplação
O Parque Costa Azul, equipamento pertencente ao estado através da Conder, fica no bairro de mesmo nome, na orla de Salvador, próximo ao Jardim de Alah, onde acontecerá, nos próximos dias 22 e 23 de junho uma das festas juninas da capital baiana, com apresentações de nomes como Moraes Moreira, Luis Caldas, Zelito Miranda e Tatau. No parque há uma das mais belas vistas da orla da cidade, pistas para caminhadas, parque infantil, campo de futebol, quadras e um anfiteatro.
Há bons restaurantes no próprio parque e nas imediações. O tabuleiro de acarajé existente no local pertence à baiana Eliana, e (já provei) pode ser considerado entre os melhores da cidade. O ponto negativo do parque é ficar localizado às margens do Rio Camurugipe, que corta a cidade de Salvador e chega poluído ao mar. O parque foi aberto em 1995.
Há no local uma área para eventos e festas particulares. Uma curiosidade: o parque foi construído na área desapropriada de um antigo clube social, o Costa Azul, onde havia um hotel. Durante muito tempo ali funcionou a boate Equus que era animada por shows da Banda Scorpius. Para você, turista que não sabe, a banda era formada, entre outros, pelos irmãos Bel, Wadinho e Rey Marques e o músico Missinho. Mais tarde, com a saída do vocalista e guitarrista Missinho, que foi fazer carreira solo, Scorpius se transformou na banda Chiclete com Banana. No bairro Costa Azul há um bom e novo hotel, o Matiz Convention, com cerca de seis meses de funcionamento.
Próximo ao Costa Azul fica outro parque da orla de Salvador, o Jardim dos Namorados (que já citamos no blog), onde há anfiteatro, equipamentos de lazer, pistas de caminhada, patinação e skate, restaurante e onde acontecem eventos, como a feira de artesanato do Instituto Mauá. Mais adiante, já na Pituba, há a área do antigo Clube Português, também com vista para o mar. Outro Parque da região da Pituba é o Parque da Cidade, no bairro Itaigara. Dois bons hotéis ficam próximo s a este parque: Fiesta e Fiesta Convention.
Em direção a Itapuã, encontra-se o Parque Metropolitano de Pituaçu. Extenso, com área verde, há uma pista para bicicleta e trilha. No entanto, requer cuidado ao andar por ele. Existe um braço da Lagoa de Pituaçu neste parque. Há passeios de pedalinho e caiaque, feiras de artesanato, entre outros eventos. Já em Itapuã, fica o Parque do Abaeté, no Subúrbio, do outro lado da cidade, o Parque São Bartolomeu, que está passando por obras de recuperação e, no centro da cidade, o Dique do Tororó, o qual também já citamos aqui no blog. Bom passeio!
Published with Blogger-droid v2.0.4
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Tríduo de S. Antônio no Sesc tem nova programação
Camerata Popular do Recôncavo tocará rezas cantadas em louvor ao santo |
O Tríduo de Santo Antônio, a ser promovido pelo Teatro Sesc Senac Pelourinho (Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador), nos dias 11, 12 e 13 de junho, às 19h, teve a sua programação alterada. De acordo com a assessoria do evento, as apresentações das quadrilhas e dos grupos Volante do Sargento Bezerra e Trio Antônio José e Sala de Reboco foram canceladas. Continuam a integrar a programação, as rezas cantadas em louvor a Santo Antônio com a participação da Camerata Popular do Recôncavo. Nos três dias haverá ainda distribuição de quitutes típicos juninos. Realizado há sete anos pelo Teatro Sesc Senac Pelourinho, o Tríduo de Santo Antônio tem entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (71) 3324-4522.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Trem vai passear pela cultura gastronômica da Bahia
(foto: projeto transbaião/divulgação) |
O trem turístico fará um percurso de 272 quilômetros fazendo uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Entre as cidades estão São Felix, Cachoeira, Conceição da Feira, Santo Amaro, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Dias D'Ávila, Mata de São João, Pojuca, Catu, Alagoinhas e Entre Rios. O projeto reúne gastronomia, cultura e turismo, é composto por oito vagões tematizados e pode levar até 400 pessoas por viagem e de forma gratuita. A parceria da Abrasel compreende ainda a capacitação e treinamento da mão de obra para bares e restaurantes nos municípios do roteiro. (Fonte: Abrasel)
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Mistura de ritmos no São João do Jardim de Alah
O coqueiral da orla será, mais uma vez, palco de festa na capital baiana |
Jonga explica que a proposta da Saltur, órgão vinculado à Prefeitura Municipal, é a mistura de ritmos, seguindo o mix cultural da cidade. Segundo ele, a origem da capital baiana imprime a condição de poder misturar, como acontece no Carnaval. "No São João não poderia ser diferente. Vamos ter Sambone com a ópera de São João, Ninha com samba junino e Luiz Caldas cantando Luiz Gonzaga", anunciou. Além da Orla, o bairro de Cajazeiras, um dos mais populosos da cidade, também vai contar com festa junina. A animação vai ficar por conta do Samba Junino, na sexta (22) e no sábado (23), sempre à noite, informa o presidente da Saltur. (Fonte: PMS)
"Altares juninos" ganham mostra no Solar do Ferrão
Dona Maria do Socorro fala sobre tradição dos altares (Foto: Lázaro Menezes/Dimus) |
O objetivo da mostra, de acordo com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), é celebrar uma das maiores manifestações populares do país. Realizada pelo Solar Ferrão, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Museu Tempostal, a mostra integra a programação da Secretaria de Cultura do Estado para os Festejos Juninos no Pelourinho, e pode ser visitada até 5 de julho, de terça a sexta, das 12h às 18h, e fins de semana e feriados, entre 12h e 17h.
Divulgada a programação do São João do Centro Histórico
Pelourinho, palco das festas culturais de Salvador (Foto: Jotafreitas/Bahiatursa) |
Para você, caro turista, que estará em Salvador durante o mês de junho, há opções diversas na capital baiana e cidades próximas. Claro que o seu destino em Salvador deve o Centro Histórico, onde todos os anos acontece o São João da Bahia, com muitas atrações. Este ano, são apenas quatro dias - de 21 a 24 de junho - de festa oficial, cuja programação foi divulgada pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa nesta quarta-feira, 6.
No entanto, quem chegar à cidade antes da festa oficial já encontrará eventos juninos na capital. Os largos Pedro Archanjo e Tereza Batista, no Pelourinho, também estão com programações de shows, antecedendo a festa maior. O primeiro final de semana de junho já foi embalado pelos artistas da banda Forró do Povão, Renato Fechine, A Mulherada e Banda Chita Fina, além do Olodum.
Nesta quinta-feira, 7, o rei do baião Luiz Gonzaga será homenageado pelo Trio Nordestino na Praça Tereza Batista, a partir das 20h, e o ingresso, vendido no local, vai custar R$ 20. Na sexta, 8, às 19h, volta banda Forró do Povão, que será seguida pelo cantor e comediante Renato Fechine. A entrada será mediante a troca do ingresso por um quilo de alimento não-perecível (exceto sal). Já os grupos Chita Fina e A Mulherada, que faz temporada exclusiva de forró, serão as atrações do sábado, 9, na Praça Tereza Batista. As apresentações estão previstas para às 20h e o ingresso vai custar R$ 5.
Novo roteiro de turismo afro será criado em Salvador
O bairro do Candeal, em Salvador, conhecido por ser sido o berço do trabalho do músico Carlinhos Brown e pelas fortes raízes africanas, terá um roteiro de turismo que evidenciará a cultura e a miscigenação negra da cidade de Salvador. O projeto da prefeitura será oficializado na próxima terça-feira, 12. Denominado Projeto Turismo Afro no Candeal, a iniciativa, de acordo com a PMS, foi articulada conjuntamente entre a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (ARI) em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), Sebrae, Senac e as Associações Comunitárias do Candeal.
O evento contará com uma reunião entre secretários, técnicos e representantes das instituições envolvidas na ação, quando será criado um Comitê Gestor para o projeto. A articulação deste roteiro foi iniciada em 2011, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região através da geração de emprego e renda. Ainda de acordo com a PMS, isso será feito com o estímulo às atividades econômicas diretamente executadas pela comunidade, o fomento do turismo comunitário e da cultura local. A escolha do Candeal evidencia as raízes deste bairro, fortemente ligadas à cultura e à musicalidade negra, justificou a prefeitura. Entre as associações participantes, que contribuíram na idealização das ações, estão a Pracatum, Alas, Aruou e Adeprocan. (Fonte: Prefeitura de Salvador)
Tarde inicia com sol e poucas nuvens na orla da cidade
O belo contraste céu e mar torna o parque um excelente local de contemplação |
Manhã de sol e início de tarde brilhante com temperatura amena na orla |
Restaurantes completam os equipamentos de lazer do parque |
Além da comida italiana há a opção da culinária regional nas imediações |
O sol continua brilhando na orla de Salvador, neste início de tarde de quarta-feira em Salvador. No Parque Costa Azul, a vista do mar está radiante. O local, no bairro de mesmo nome, e perto do Jardim de Alah, tem área para contemplação do belo contraste do azul do céu com o mar. Caso não queira sentar em um dos bancos nos jardins do parque, experimente a vista a partir dos restaurantes Cantina Cortille ou Gato Xadrez, de comida italiana, ou o Grande Sertão, de comida regional. Vale lembrar que estas áreas - Jardim de Alah, com reflexos nos bairros de Armação e Costa Azul - abrigarão as festas de torcidas durante as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014). Na Copa das Confederações, três jogos serão realizados em Salvador, um deles da Seleção Brasileira. Os restaurantes do Parque Costa Azul funcionam de terça-feira a domingo. Há estacionamentos no local.
Published with Blogger-droid v2.0.4
Manhã de outono no Rio Vermelho
Salvador amanheceu com céu aberto e poucas nuvens, na orla marítima. O dia está azul no bairro do Rio Vermelho, com temperatura amena.
Published with Blogger-droid v2.0.4
terça-feira, 5 de junho de 2012
Trezena cantada para Santo Antônio no Senac Pelourinho
Em tempo: a programação deste evento foi alterada. Mais informações aqui.
A trezena de Santo Antônio é uma tradição de toda a Bahia e faz parte dos festejos juninos há mais de 200 anos. É uma festa tão importante que nas casas de famílias católicas é realizada com a presença de amigos, regada a lanches típicos durante todos os dias. Em alguns locais, a trezena é cantada. Para preservar a tradição, algumas instituições realizam a reza, a exemplo do que acontece na capela do Forte de Santo Antônio da Barra, onde fica também o tradicional farol, um dos cartões postais da cidade.
No Santo Antônio Além do Carmo, além da trezena rezada na igreja histórica do bairro, a praça em frente tem festa de largo, com barracas de comidas e bebidas típicas, shows musicais, concursos de quadrilha junina, com a participação de moradores. Este ano, no Santo Antônio, a festa de largo terá apenas cinco dias de duração, embora a trezena, dentro da igreja, continue com a duração normal. Um acordo neste sentido foi firmado entre a Prefeitura, os moradores e o Ministério Público.
Para os turistas que gostam do Centro Histórico de Salvador e querem conhecer de perto a tradição do Santo Antônio, o mais popular dos santos no Brasil, o Teatro do Sesc/Senac, no Pelourinho, realiza há sete anos o tríduo, a reza dos três últimos dias da trezena. O objetivo, de acordo com os organizadores, é contribuir para a preservação da manifestação cultural-religiosa nordestina. O evento acontecerá de 11 a 13 de junho, com a Camerata Popular do Recôncavo conduzindo os cânticos, às 19h, e entrada gratuita.
Camerata Popular do Recôncavo conduzirá os cânticos (Foto: Aline Trettin) |
A trezena de Santo Antônio é uma tradição de toda a Bahia e faz parte dos festejos juninos há mais de 200 anos. É uma festa tão importante que nas casas de famílias católicas é realizada com a presença de amigos, regada a lanches típicos durante todos os dias. Em alguns locais, a trezena é cantada. Para preservar a tradição, algumas instituições realizam a reza, a exemplo do que acontece na capela do Forte de Santo Antônio da Barra, onde fica também o tradicional farol, um dos cartões postais da cidade.
No Santo Antônio Além do Carmo, além da trezena rezada na igreja histórica do bairro, a praça em frente tem festa de largo, com barracas de comidas e bebidas típicas, shows musicais, concursos de quadrilha junina, com a participação de moradores. Este ano, no Santo Antônio, a festa de largo terá apenas cinco dias de duração, embora a trezena, dentro da igreja, continue com a duração normal. Um acordo neste sentido foi firmado entre a Prefeitura, os moradores e o Ministério Público.
Para os turistas que gostam do Centro Histórico de Salvador e querem conhecer de perto a tradição do Santo Antônio, o mais popular dos santos no Brasil, o Teatro do Sesc/Senac, no Pelourinho, realiza há sete anos o tríduo, a reza dos três últimos dias da trezena. O objetivo, de acordo com os organizadores, é contribuir para a preservação da manifestação cultural-religiosa nordestina. O evento acontecerá de 11 a 13 de junho, com a Camerata Popular do Recôncavo conduzindo os cânticos, às 19h, e entrada gratuita.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Rei da Espanha diz que brasileiros são bem-vindos ao país
Brasília – Em visita ao Brasil, o rei da Espanha, Juan Carlos I, disse que os brasileiros são “bem-vindos” ao país e que as autoridades locais estão trabalhando para facilitar a entrada desses turistas. A declaração foi feita antes de almoço com a presidenta Dilma Rousseff. Brasileiros vem enfrentando dificuldades para entrar na Espanha. Há dois meses, o Brasil adotou medidas de reciprocidade que aumentaram o rigor para o ingresso de espanhóis no país.
Só após a adoção dessas medidas, o governo espanhol concordou em negociar mudanças nas exigências para a entrada de brasileiros. "Não quero terminar [o discurso] sem afirmar que os cidadãos brasileiros são muito bem-vindos à Espanha. Nosso país é um dos mais visitados por nossos amigos brasileiros. Sabemos que ocorreram alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades espanholas estão estabelecendo medidas efetivas e agilizando os trâmites para facilitar a entrada dos brasileiros", disse Juan Carlos I.
Ao mesmo tempo, em Madri, autoridades brasileiras e espanholas se reuniram para tentar negociar um acordo que encerre o impasse envolvendo imigrantes e turistas dos dois países. Nos últimos dois meses, as tensões cresceram depois que o governo do Brasil adotou as chamadas medidas de reciprocidade, aumentando o rigor para o ingresso de espanhóis em território brasileiro. A iniciativa só ocorreu porque brasileiros reclamam de discriminação na Espanha.
Há cerca de três semanas, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, esteve em Brasília e indicou que há disposição do governo espanhol de mudar o tratamento dispensado aos brasileiros. Para as autoridades brasileiras, a disposição foi demonstrada apenas depois de adotadas as medidas de reciprocidade em relação aos espanhóis. Desde 2007, cerca de 11 mil brasileiros foram barrados ao tentar entrar na Espanha, número considerado elevado pelas autoridades brasileiras. Mas há sinais de que esse número vem caindo ao longo dos anos. Em 2007, 3.013 brasileiros não foram admitidos. Em 2011, 1.402 brasileiros tiveram que retornar ao Brasil impedidos de entrar na Espanha.(Fonte: Agência Brasil. Leia mais aqui)
Só após a adoção dessas medidas, o governo espanhol concordou em negociar mudanças nas exigências para a entrada de brasileiros. "Não quero terminar [o discurso] sem afirmar que os cidadãos brasileiros são muito bem-vindos à Espanha. Nosso país é um dos mais visitados por nossos amigos brasileiros. Sabemos que ocorreram alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades espanholas estão estabelecendo medidas efetivas e agilizando os trâmites para facilitar a entrada dos brasileiros", disse Juan Carlos I.
Ao mesmo tempo, em Madri, autoridades brasileiras e espanholas se reuniram para tentar negociar um acordo que encerre o impasse envolvendo imigrantes e turistas dos dois países. Nos últimos dois meses, as tensões cresceram depois que o governo do Brasil adotou as chamadas medidas de reciprocidade, aumentando o rigor para o ingresso de espanhóis em território brasileiro. A iniciativa só ocorreu porque brasileiros reclamam de discriminação na Espanha.
Há cerca de três semanas, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, esteve em Brasília e indicou que há disposição do governo espanhol de mudar o tratamento dispensado aos brasileiros. Para as autoridades brasileiras, a disposição foi demonstrada apenas depois de adotadas as medidas de reciprocidade em relação aos espanhóis. Desde 2007, cerca de 11 mil brasileiros foram barrados ao tentar entrar na Espanha, número considerado elevado pelas autoridades brasileiras. Mas há sinais de que esse número vem caindo ao longo dos anos. Em 2007, 3.013 brasileiros não foram admitidos. Em 2011, 1.402 brasileiros tiveram que retornar ao Brasil impedidos de entrar na Espanha.(Fonte: Agência Brasil. Leia mais aqui)
Aproveite o feriado para visitar os museus da cidade
Quem estiver na capital baiana durante o feriado de Corpus Christi terá nos museus uma boa opção de lazer. Os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia funcionarão normalmente neta quinta-feira, 7. Além de O imaginário do Rei, visões do universo de Luiz Gonzaga e Auguste Rodin – Homem e Gênio, o Palacete das Artes Rodin Bahia (bairro da Graça), apresenta a mostra Recortes Cotidianos, da artista plástica Anita Dominoni. Os interessados em conhecer um pouco mais da história do Centro Histórico podem visitar a mostra Pelourinho - Um cartão-postal da Bahia no Museu Tempostal. Aqueles que escolheram uma das cidades do Recôncavo para aproveitar o dia de folga podem mergulhar no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravidão no Brasil ao visitar o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu. Museu de Arte Moderna da Bahia (Avenida do Contorno), Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória) e Palacete das Artes Rodin Bahia funcionam de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Solar Ferrão, no Centro Histórico) ficam abertos à visitação de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Já o Parque Histórico Castro Alves recebe visitantes de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. A programação completa das mostras e exposições que estão em cartaz nestes espaços está disponível aqui. (Fonte/texto: Diretoria de Museus/DIMUS)
Balé do Teatro Castro Alves representará o Brasil em Veneza
A Companhia de Balé do Teatro Castro Alves será a única companhia brasileira na programação do 8º Festival Internacional de Dança Contemporânea da Bienal de Veneza 2012, uma das mais importantes bienais de arte do mundo. O evento que reunirá na cidade italiana algumas referências mundiais, como o diretor, coreógrafo e fotógrafo belga Wim Vandekeybus, o coreógrafo norte-americano William Forsythe (The Forsythe Companhy, da Alemanha), a Compagnia Virgilio Sieni, da Itália, e a dançarina islandesa Erna Ómarsdóttir, entre outros. O BTCA é mantido pela Secretaria da Cultura, Fundação Cultural do Estado e TCA. Depois do grande sucesso no Theatro Municipal de São Paulo, dentro da Virada Cultural Paulista, no início do mês de maio, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), sob a direção artística de Jorge Vermelho, participa de outro grande evento, após convite do curador do festival, Ismael Ivo, bailarino e coreógrafo brasileiro radicado na Alemanha, criador de À Flor da Pele, em 2010, para a companhia baiana. Serão oito apresentações em palcos italianos, de 13 a 17 deste mês, com dois espetáculos: 1por1praUm, no Espaço Corderiedell Arsenale, e A Quem Possa Interessar, com participação ao vivo da cantora Badi Assad, no Teatro Alle Tese. (Fonte: Governo do Estado)
Salvador e Ilhéus juntos no Salão do Chocolate da Bahia
Maior evento especializado em cacau e chocolate do mundo, o Salon du Chocolat da Bahia, programado para os dias 2 e 8 de julho deste ano, em Salvador, será lançado nesta terça-feira, 5, às 18h30, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, com a presença do governador Jaques Wagner. A programação do evento conatrá com visitas técnicas a fazendas em Ilhéus (dias 2 e 3 de julho). Nos dias 4 e 5 será realizado o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, em Salvador, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal, Centro Antigo de Salvador), tendo como tema o futuro do cacau. Entre os dias 6 e 8 de julho, no Centro de Convenções, bairro de Armação, também em Salvador, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer toda cadeia produtiva do cacau/chocolate, desde a produção de amêndoas até as principais chocolateiras mundiais, passando pelos melhores chocolatiers artesanais. O ingresso custará R$ 20. A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas visitem o Centro de Convenções e participem da programação, que inclui shows, desfiles e demonstrações gastronômicas, entre outras atividades. (Fonte: Bahiatursa/Setur)
Bahiatursa e Setur apresentam programação do São João
A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa apresentam nesta quarta-feira, 6, às 10h, no auditório Mãe Menininha do Gantois, no Centro de Convenções da Bahia, a grade de atrações do projeto São João da Bahia 2012, que será realizado no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. O evento será apresentado pelo secretário do Turismo, Domingos Leonelli, em presença de empresários do trade turístico, artistas e representantes das quadrilhas juninas. Além da programação musical também serão informados os horários, datas e locais do concurso de quadrilhas juninas, palcos alternativos, dentre outros detalhes, informa a Bahiatursa.
domingo, 3 de junho de 2012
Salvador em um dia: Gosto do mar; e você? ABBV, marketing e blogueiros...
Post mais lido da semana: Salvador em um dia: Gosto do mar; e você? ABBV, marketing e blogueiros...: Silvia Maria Nascimento , @silvianasci Esta semana tivemos a boa notícia da criação (e a consequente elaboração de um código de ética...
sábado, 2 de junho de 2012
Iphan conclui primeira etapa de restauração de Sant'Ana
A primeira etapa das obras de restauração da Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, localizada entre o Campo da Pólvora e a Baixa dos Sapateiros, bairro de Nazaré, em Salvador, uma das riquezas arquitetônicas e históricas da Bahia, foi concluída, anunciou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia. O órgão federal foi responsável pela aprovação do projeto e supervisão das obras em 31 ambientes do templo, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com o Iphan, foram investidos R$ 3,2 milhões do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A previsão é de que o restauro de todo o templo seja concluído em 2014.
A primeira etapa livrou a igreja, interditada desde 2005 pela Defesa Civil, de riscos estruturais. Desde a interdição, o Iphan acompanha as ações, analisando os orçamentos e projetos, autorizando as obras e os serviços. Desta forma, os critérios de restauração para preservação das características do monumento foram cumpridos, informa o órgão. Construída no século XVIII, com arquitetura em estilo neoclássico e fachada rococó, a Igreja de Sant’Ana era uma das mais movimentadas de Salvador, reconhecida pelos trabalhos realizados pela Pastoral da Família, encontros de casais e jovens.
Os forros foram restaurados, assim como os assoalhos de madeira, as lápides na capela do Senhor Morto, as escadarias e o salão nobre. Também houve a renovação das partes elétrica e hidráulica e ambientes foram construídos para a melhoria da estrutura, como um mezanino com sala para os setores da administração, secretaria paroquial e da sala de pároco, além de um elevador com acesso ao segundo pavimento e galerias superiores. A instalação de novos banheiros foi uma adaptação necessária ao ambiente, interferindo o mínimo possível no espaço preservado.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Campanha incentivará o turismo sustentável no Brasil
Brasília (DF) – Os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, lançam na manhã deste sábado, 2, no Rio de Janeiro, a campanha Passaporte Verde - Turismo Sustentável por um Planeta Vivo. A ação é parte de uma iniciativa global que visa estimular o turista a adotar atitudes de consumo responsável e favorecer o desenvolvimento da atividade turística com base em padrões de sustentabilidade. A campanha mostra de que forma as escolhas do viajante podem contribuir para a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população moradora dos destinos visitados. Paraty, cidade histórica do litoral do RJ, foi eleita destino-piloto da campanha, mas a iniciativa deverá ser multiplicada para outros municípios brasileiros. (Fonte: Mtur)
Rodin Bahia atende visitantes e cria espaço para bicicletas
O pedido foi feito pelos visitantes, principalmente moradores do bairro da Graça, em Salvador, e o Palacete das Artes Rodin Bahia atendeu. A partir de agora quem for ao museu de bicicleta já encontrará um local adequado para deixar a "magrela" em segurança. O bicicletário fica logo na entrada e tem capacidade para até cinco veículos, com toda a segurança mas o proprietário deve levar a corrente e o cadeado para prender as rodas nos locais adequados. O charmoso conjunto cultural - que abriga obras do escultor francês Auguste Rodin, entre elas O Pensador, já conta com outros itens para o conforto de visitantes, a exemplo de rampas para os portadores de deficiências motoras, cadeiras de rodas e elevador especial para deficientes. De acordo com a direção do Rodin Bahia, o conjunto de instalações disponibilizadas pelo Palacete das Artes tem por objetivo facilitar o acesso da população ao seu espaço museal, aos jardins e Solar Café, e atende também aos eventos e exposições que a instituição promove em seus espaços durante todo o ano. Quem lê o blog já sabe: é o meu museu preferido.
Salvador receberá R$ 7,5 milhões para investir em turismo
O repasse de R$ 7,5 milhões anunciado pelo Ministério do Turismo (MTur) para a cidade de Salvador será destinado à construção de centros de atendimento ao visitante, sinalização turística e acessibilidade, informou nesta sexta-feira, 1, a Prefeitura Municipal da capital baiana. As ações, de acordo com a PMS, irão contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços na cidade considerada um dos destinos nacionais preferidos pelos brasileiros e estrangeiros. O objetivo é promover a melhoria e contribuir com a preparação para receber os megaeventos esportivos, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur). Para o gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), Leonel Leal, a ação tem impacto positivo na construção de legados para a cidade. "É através do trabalho coletivo que iremos construir uma cidade cada vez melhor para os turistas e os soteropolitanos", afirmou.