Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Feliz aniversário, Salvador!

Manhã na Praia de Itapuã, orla da capital baiana
Salvador, primeira capital do Brasil, completa 464 anos de fundação. A cidade foi fundada pelo priemiro governador geral da colônia, o fidalgo Thomé de Souza, a mando do Rei de Portugal. A cidade foi projetada em Portugal e a planta veio com o governador-geral que desembarcou onde é hoje a praia do Porto da Barra, um dos ícones do turismo soteropolitano. Para comemorar, uma letra de Carlinhos Brown, para uma música gravada pela Timbalada, composta quando a cidade completou 450 mas que vale para uma vida toda... feliz, cidade!


Cidade Voa
Carlinhos Brown

Atenção senhores passageiros que
Se destinam às ruas da alegria,
Sejam bem-vindos a Salvador

Cidade voa, voa
Pra cima ou pra baixo?

Feliz, feliz, feliz cidade
Seja feliz, cidade
Pelo seu, pelos seus
Pelo seu aniversario

Minha cidade é linda demais
Minha cidade é linda demais
Aonde eu vou a cidade vai
Irei, irei buscar minha paz

Minha cidade é linda de ver
Minha cidade é linda de ver
Seja bem-vindo ao nosso QG
São Salvador nasceu pra você

Feliz, feliz, feliz cidade
Seja feliz, cidade
Pelo seu, pelos seus
Pelo seu aniversario

Viva meu cantinho de comer
Meu cantinho de chover
Meu cantinho de viver

quinta-feira, 28 de março de 2013

Cenário virtual de destinos será atração no Salão do Turismo

Praia, o forte da Bahia, é um dos cenários (Foto: Setur)

Os visitantes do II Salão Baiano de Turismo, que acontecerá de 10 a 14 de abril no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, terão a possibilidade de vivenciar pelo menos seis belos cenários de destinos turísticos do estado. A experiência será possível com o Ciclorama – Cenários da Bahia, equipamento que será utilizado pela primeira vez durante o evento promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa.

De acordo com a coordenadora do Salão Baiano de Turismo, Isabela Casales, o equipamento deverá ter junto ao público o mesmo impacto que a maquete da Bahia, uma das novidades do primeiro ano do salão, que também estará na segunda edição. No entanto, difere da maquete. Enquanto esta "aguça a curiosidade do visitante, o ciclorama propõe a interação da paisagem da Bahia com o público e como ele vivenciaria a experiência no local”, explica Casales.

A localização próxima aos estandes das zonas turísticas permitirá ao visitante primeiro ter as informações sobre os diversos destinos e, em seguida, vivenciá-los no cenário virtual que segue o mesmo princípio dos utilizados em cinema e TV. Instalado em uma plataforma de seis metros de largura por cinco de altura, o plano de fundo curvo recebe, projetada, a imagem que integra-se à decoração ambiente onde a pessoa interage com a cena e posa para fotos.

Já estão definidos como os quatro primeiros temas, dos seis pretendidos, o Pelourinho, Farol da Barra, uma paisagem de praia do vasto litoral da Bahia (que tem 1,1mil quilômetros de extensão) e uma trilha da Chapada Diamantina. A produção do equipamento está a cargo do escritório de arquitetura Minho Bittencourt. (Com informações da Setur Bahia)

quarta-feira, 27 de março de 2013

Bahia vai ganhar a rota turística do Charuto

Reunião Setur - Rota do Charuto. Foto: Rita Barreto - Setur
Secretário Domingos Leonelli e empresários (Foto: Rita Barreto/Setur)

Um encontro realizado na sede da Secretaria Estadual do Turismo, nesta quarta-feira (27), com o titular da pasta, Domingos Leonelli, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e empresários fabricantes de fumo definiu o período para a oficialização do mais novo roteiro turístico da Bahia: a Rota do Charuto. O lançamento será feito durante o II Salão Baiano de Turismo, a ser realizado de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções, em Salvador.

A rota passa por 12 municípios do Recôncavo Baiano e inclui visitas a três fábricas: Dannemman, em São Félix; Menendez, em São Gonçalo dos Campos; e Leite Alves, em Cachoeira, além de uma “Casa de Cultura”, em Cruz das Almas, que conta com produtos produzidos por pequenos fabricantes.

Atualmente, os passeios turísticos são realizados de forma experimental por empresas de Salvador, que comercializam os roteiros do Recôncavo. O tour inclui visita às fábricas e aos seus centros culturais, onde o turista pode presenciar o processo de fabricação, conhecer a história dos charutos e conferir exposições que detalham o antigo funcionamento das indústrias.

Além da nova rota, a Bahia já tem consolidadas as rotas do Vinho, no Vale do São Francisco, e do Chocolate, em Ilhéus.(Fonte: Setur Bahia)

Site elege Boipeba como a ilha mais bonita do Brasil

Moreré - Ba. Foto: Gabriel Carvalho
(Foto: Gabriel Carvalho/Setur)


A Ilha de Boipeba, situada na Costa do Dendê, foi escolhida, na avaliação de internautas do Traveller´s Choice 2013, do Trip Advisor, a ilha mais bonita do Brasil e a segunda da América do Sul, deixando para trás outros destinos como Fernando de Noronha, em Pernambuco, Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e as ilhas Santa Cruz e Isabela, do arquipélago de Galápagos, no Equador.

Localizada a 356 quilômetros de Salvador, Boipeba é o lugar perfeito para escapar do estresse e relaxar, curtindo suas belezas naturais, como as lindas praias quase desertas, piscinas naturais, coqueirais extensos, trilhas ecológicas e floresta densa de Mata Atlântica. A ilha também é reduto do turismo histórico, com a Matriz do Divino Espírito Santo, que data do início do século XVII, e a Igreja de São Sebastião, do início do século XX.

O secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, ressalta a classificação do destino baiano e lembra que o local recebeu investimentos do governo estadual nas áreas de qualificação profissional e sinalização turística.

Já o titular do Turismo de Cairu, Bruno Wendling, lembra que “Boipeba é um dos paraísos do arquipélago de Tinharé que se destaca por ser um local simples, mas com boa infraestrutura para atender bem a seus visitantes. É um local mágico, marcado pelas belezas naturais e pela hospitalidade do seu povo. Quem vai a Boipeba se surpreende e sempre retorna”, conclui.

Veja, aqui, a relação completa das 10 ilhas mais bonitas do continente. (Fonte: Setur Bahia)

Fonte Nova será inaugura no dia 5 pela Presidente Dilma

Fonte Nova - Dique do Tororó. Foto: Rita Barreto
Arena Fonte Nova e Dique do Toróró (Foto: Rita Barreto/Setur)

A Arena Fonte Nova será inaugurada oficialmente às 10h do dia 5 de abril com a presença da presidente Dilma Rousseff. A informação foi divulgada pelo governador Jaques Wagner na manhã desta quarta-feira, 27, durante um encontro para discutir os planos operacionais para a Copa das Confederações. No dia 7 de abril está confirmada a realização do primeiro jogo da Arena com o clássico BA x VI (Bahia x Vitória).

Participaram do encontro, em Salvador, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o diretor-executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, além de representantes das Forças Armadas e secretarias estaduais. (Fonte: Secom Bahia)

Divulgados vencedores do concurso “Como eu vejo Salvador”


O engenheiro civil Maurício França, 52; o administrador Natalino Marques, 48; o dentista Roberto Faria, 44; e o estudante Edgard Copque, 27, têm estilos e gostos diferentes e uma paixão em comum: a fotografia. Os quatro nunca se viram, mas se "encontraram" no concurso "Como eu vejo Salvador", organizado pela Assessoria Geral de Comunicação (Agecom) da Prefeitura para comemorar o aniversário (464 anos) de fundação da primeira capital brasileira, que acontece na próxima sexta-feira, 29.

Após analisar 917 fotografias que concorreram à disputa, o júri escolhido pela Agecom - formado por fotógrafos, jornalistas e publicitários - selecionou as imagens de tradicionais pontos de Salvador feitas por França, Marques, Faria e Copque para integrar o anúncio oficial da Prefeitura sobre o aniversário da cidade que será publicado nesta sexta-feira nos três maiores jornais do estado.

Exposições festejam Salvador em diversos ângulos

Thomé de Souza, governador-geral da colônia e fundador da Cidade da Bahia

Salvador vive dias de festejos de aniversário. Pipocam exposições comemorativas, de artes e fotografia, que mostram diversos aspectos da capital da Bahia em diversos centros culturais da cidade. O site Ibahia fez uma relação das mostras. Uma das indicações é #EuAmoSalvador, no Shopping Iguatemi (Avenida Tancredo Neves), em cartaz até 1º de abril. Entre artes plásticas, religião, festa, seus poetas e compositores, seus artistas e atrativos turísticos, não falta opção. Veja aqui a relação completa das exposições. Salvador completa 464 anos de fundação na próxima sexta-feira, 29 de março. (Foto: silvianasci/salvadoremumdia)


terça-feira, 26 de março de 2013

Capital festeja aniversário em vários pontos turísticos

Largo do Cruzeiro de São Francisco: local da feira de artigos sacros

A cidade de Salvador, primeira capital do Brasil, comemora 464 anos de fundação nesta sexta-feira, 29 de março, com muita arte. Coincidindo com as celebrações religiosas da Semana Santa, as comemorações vão contar com dois grandes festivais – Festival da Cidade e Festival Artes do Sagrado - cujas programações vão até o próximo domingo (31) e segunda-feira (1º de abril), respectivamente.

Além de eventos nos bairros, locais como Orla, Cidade Baixa, Centro Histórico e Baía de Todos-os-Santos terão atividades de música, teatro, lazer, esporte, espetáculos religiosos, dentre outras. Um show da banda Eva, com participação de Magary Lord, Jammil, Diamba e Márcio Vítor no domingo (31), a partir das 20h, no Farol da Barra, será o ponto alto das comemorações.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Salvador vai ser a capital do turismo brasileiro por cinco dias


Salvador vai ser a capital brasileira do turismo entre os dias 10 e 14 de abril, com a realização de três importantes eventos do setor. A cidade vai sediar simultaneamente, no Centro de Convenções de Bahia, a 22ª edição da Bolsa de Turismo do Nordeste (BNTM), a segunda do Salão Baiano de Turismo e terceira da Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA).

Cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 15 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia participarão dos encontros, que vão apresentar as potencialidades do Nordeste e da Bahia. Além dos operadores, os eventos contarão com a participação de representantes de companhias aéreas, agências de viagem, secretários do Turismo e autoridades dos nove estados nordestinos. Mais informações sobre os eventos nos site Salão do Turismo  e BNTM. (Fonte: Setur Bahia)

Marco da fundação de Salvador começa a ser restaurado

Vista do Porto da Barra (Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

O Marco de Fundação de Salvador, localizado no Porto da Barra, começou a ser restaurado na manhã desta segunda-feira, 25, como parte da programação do Festival da Cidade. Composto por uma estrutura vertical de mármore e por um painel de azulejos portugueses, o monumento passará por limpeza, substituição do sistema de iluminação e pintura (do monumento e entorno). A meta é entregar o monumento recuperado no domingo, 31, como um presente para a população da capital baiana, informa a prefeitura.

A prefeitura informa, ainda, que o restauro inicia o processo de recuperação de monumentos existentes em Salvador."Os monumentos de nossa cidade estão esquecidos e abandonados e nós temos o compromisso de mudar isso, porque, de tão sujos, cheios de mato e malcuidados, eles estão sendo esquecidos pelas pessoas", avaliou o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. O gestor adiantou que buscará recursos privados para requalificar os monumentos. "Vamos parceirizar esse trabalho, convidando as empresas a adotar marcos da nossa história e da nossa cultura, recuperá-los e ajudar a prefeitura a mantê-los", declarou.

O Marco de Fundação de Salvador foi inaugurado no dia 29 de março de 1952 como parte das comemorações pelo aniversário de 403 anos de Salvador. Tanto a azulejaria quanto a estrutura vertical que traz uma reprodução da cruz que serviu de símbolo para a Coroa Portuguesa foram produzidas pelo mestre-escultor português João Fragoso, grande nome das artes do século passado falecido no ano de 2000. O marco foi instalado no Porto da Barra justamente, local onde se iniciou a cidade de Salvador.

Serviço

Confira parte da programação do Festival da Cidade, nesta segunda-feira, 25

O quê: Exposição Fotográfica Salvador: transformação urbana em sete décadas
Onde: Museu da Cidade no Largo do Pelourinho
Quando: até 27, das 9 às 17h

O quê: apresentações musicais
Onde: Estação da Lapa, Estação Iguaremi, Praça da Inglaterra, Terreiro de Jesus, Praça Municipal, Biblioteca dos Barris
Quando: nesta segunda, 25, às 17h

Onde: Igreja de São Francisco
Quando: nesta segunda, 25, às18h30

Onde: Praça Dodô e Osmar, Bonfim
Quando: nesta segunda, 27, às 20h

(Fonte: Agecom Salvador)

Salvador terá segunda edição do Salão do Chocolate


Em 2012 o Salon du Chocolat foi realizado em Salvador, que se prepara para receber uma segunda edição do evento ainda este ano. Maior evento mundial dedicado ao chocolate, o salão original tem um histórico de 17 anos e já recebeu cerca de três milhões de visitantes em suas diversas edições no país de origem, Suiça. O evento suiço foi realizado neste fim-de-semana em Zurique e contou com a participação de uma delegação da Bahia, .

Os representantes da Bahia participaram do Salon du Chocolat, em Zurique, na Suíça, para a promoção internacional dos eventos esportivos como a Copa das Confederações, que acontecerá em junho, e, no próximo ano, da Copa do Mundo de Futebol da Fifa Brasil 2014.

Entre os baianos estavam representantes das secretarias estaduais para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), do Turismo (Setur), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O objetivo do salão, em Salvador, será é proporcionar um encontro entre os produtores de cacau, da indústria de chocolate, investidores potenciais e os consumidores. (Com informações da Secom Bahia)

sábado, 23 de março de 2013

Feriadão: esqueça o carro e navegue no Paraguaçu e na baía

Praia de Loreto, Ilha dos Frades (Tatiana Azeviche/Setur)

Guardar o carro, esquecer a lei seca, reunir a família e alguns amigos e sair para navegar entre a Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu é uma das sugestões para o feriadão da Semana Santa na Bahia. O passeio, a bordo de uma charmosa escuna transformada em pousada, tem como destino a Rota do Paraguaçu e passa por lugares como Salinas da Margarida, Maragojipe e Itaparica.

Durante três dias, o turista poderá conhecer a cultura do Recôncavo Baiano, ter contato com a cultura de pescadores e mestres de saveiro, a culinária regional, as festas locais e os restaurantes de quituteiras tradicionais das cidades às margens do rio e à beira da baía.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Porto Seguro ganha novo guia online de turismo


Brasileiros e estrangeiros que desejam visitar Porto Seguro, na Bahia, contam com mais uma fonte de informações turísticas. Consolidado como um dos principais destinos turísticos do estado, ao lado de Salvador, Porto Seguro conta com um guia oficial online com informações úteis e dicas.

Além de informações sobre a sede de Porto Seguro e as localidades de Arraial d’Ajuda, Caraíva, Mutá e Trancoso, o internauta também encontra indicações de hospedagem em hotéis e pousadas da região, praias e agenda de eventos. Dicas de gastronomia e segmentos de turismo como religioso, rural e ecoturismo compõem o guia.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o município contabiliza um fluxo anual estimado de mais de um milhão de visitantes, entre baianos, brasileiros de outros estados e estrangeiros. (Fonte: Setur Bahia)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Mini fábrica de chocolate será atração do salão do turismo


Processo de veneficiamento das sementes de cacau também será mostrado

Os visitantes do II Salão Baiano de Turismo, que será realizado de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, poderão ver de perto como é feito o chocolate, desde a preparação das amêndoas até a fabricação do produto que é um dos preferidos por milhões de pessoas em todo o mundo.

A informação é do empresário Marco Lessa, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e proprietário da fábrica de chocolate Chor – Chocolate de Origem. Segundo ele, “todo o processo de transformação será explicado, inclusive a separação dos chocolates que possuem diferenciados teores de cacau. Algumas fábricas localizadas na Costa do Cacau terão estandes no Salão, e o público poderá participar da degustação, além de ter a oportunidade de comprar o chocolate da região a preços mais em conta”, contou.

Ainda conforme Lessa, também serão encontrados outros derivados de cacau, como polpas, vinhos e geleias. “Outra intenção nossa é levar para o Salão o conhecimento quanto à ligação da cultura cacaueira com a preservação da Mata Atlântica em nosso Estado”.

Sem perder o foco no turismo, o empresário contou que tudo isso incluirá mostras dos destinos turísticos da Costa do Cacau, para agentes e operadores de viagem nacionais e internacionais, a fim de que eles conheçam e comercializem os atrativos da região durante todo o ano e também divulguem os eventos locais. Lessa afirmou ainda que, na oportunidade, os participantes vão divulgar o V Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que será realizado de 3 a 7 de julho de 2013, em Ilhéus. (Fonte e foto: Setur Bahia)

Costume de “correr sete igrejas” oferece arte e curiosidades


Igreja de Nossa Senhora da Piedade na praça que leva a sua invocação
Um feriadão como o da Semana Santa (de 29 a 31 de março) convida a um passeio cultural e histórico pelas igrejas. Em Salvador, onde, reza a lenda, há um para cada dia do ano, o que não falta é templo para visitar. As construções abrigam o melhor da arte sacra brasileira, exemplos da arquitetura e mobiliário religioso dos séculos passados, a curiosidade dos ex-votos de pagadores de promessa e até túmulos de personagens históricos.

Na antiga Salvador era costume “correr as sete igrejas” na Sexta-Feira da Paixão, como forma de “confirmar a fé e o jejum, fazer pedidos e agradecer as graças alcançadas”, explica a advogada e radialista Nilza Silva Nascimento, de 72 anos. Ela faz a peregrinação desde criança, acompanhando membros da família, e recorda que bastava o Centro Histórico, via Avenida Sete de Setembro, para cumpri-la totalmente.

Quem quiser fazer o roteiro baseando-se no costume popular das sete igrejas, em Salvador, tem várias opções. Além do centro (Avenida Sete-Centro Histórico), há o do Centro Histórico-Cidade Baixa, onde estão ícones como as basílicas da Conceição da Praia (Comércio), Bonfim (bairro do Bonfim) e o Santuário da Bem-aventurada Irmã Dulce dos Pobres, com o museu memorial da freira, no Largo de Roma.

No roteiro, há uma série de curiosidades. Na famosa Igreja do Bonfim (Cidade Baixa), o Museu de Ex-Votos apresenta peças raras, como uma bala de artilharia aérea da II Guerra Mundial, datada de 1939, joias, esculturas em madeira e cera, além de muitas fotos. Já na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, está o único registro de Lisboa antes do terremoto de 1755.

Ocupação de hotéis em fevereiro desagrada a ABIH-BA

salvadoremumdia_silvianasci

A hotelaria de Salvador apresentou em fevereiro uma taxa média de ocupação de 55,99% e diária média de R$ 314,63, de acordo com a pesquisa mensal Taxinfo, realizada pela ABIH Brasil, em parceria com a seccional ABIH-BA. Os dados apurados resultam num Revpar - indicador ponderado da diária e ocupação - de 176,16. A entidade baiana não gostou do resultado para um período considerado de alta estação.

Comparando-se com o desempenho do mesmo período do ano anterior, verifica-se melhora tanto na taxa de ocupação (passou de 54,04% em fevereiro de 2012 para 55,99% em fevereiro de 2013), quanto na diária média, que passou de R$ 293,72 em fevereiro de 2012 para R$ 314,63 em fevereiro de 2013, representando um acréscimo de 7,1%, um percentual pouco superior à inflação do ano que foi de cerca de 6%.

“A melhora em relação a 2012 deve ser vista com cautela uma vez que a base de comparação estava bastante deprimida em função da greve da polícia militar, que teve repercussões também sobre a ocupação de fevereiro de 2012”, pondera José Manoel Garrido, presidente da ABIH-BA. “O aumento da oferta de hotéis, o abandono de seus principais atrativos turísticos e a perda de participação frente a outros destinos turísticos, estão dentre os principais fatores que ajudam a entender esse mau desempenho da atividade na capital baiana”, avalia o presidente.

Outra vez: um passeio de ônibus pela orla de Salvador

Pronto para partir de volta ao Aeroporto de Salvador

Estava navegando por aí, na rede, quando encontrei uma chamada para a coluna do portal IBahia "Salvador do buzu: um outro jeito de ver a cidade", na qual um repórter mostra Salvador do ponto de vista da janela de um coletivo. Imediatamente me remeteu a um dos primeiros posts do Salvador em um dia, que ainda hoje está entre os mais lidos.

A data era 10 de janeiro de 2012 e tinha um compromisso lá pelos lados do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães (e ainda bem que não é um tweet porque só no nome do aeroporto ia embora mais de 60 caracteres dos 140 permitidos para o post do microblog). Como passaria pela praia de Itapuã, levei a câmera, mas já com a intenção de fazer o trajeto de volta no ônibus turístico da frota convencional da cidade. Depois do compromisso, lá estava no terminal à espera do coletivo vermelho plotado com imagens de paisagens históricas de Salvador.

Não marquei nada, entrei como passageira e fiz o ponta-a-ponta, desembarcando no fim-de-linha da Rua Chile, às portas do Centro Histórico. Foi um dos posts que mais curti ao escrever. Fico feliz em ver que a ideia floresceu. Por isso, convido de novo, ao passeio. De lá para cá, só mudou a tarifa que desceu de R$ 3 para R$2,80. Então, que tal de ônibus?

quarta-feira, 20 de março de 2013

Vereador pede preservação de fontes como patrimônio

A ampliação do Caminho das Fontes - que prevê a interligação e requalificação de 11 fontes naturais no entorno da Arena Fonte Nova - para outros 30 mananciais- foi sugerida na Câmara Municipal de Salvador. A sugestão partiu do vereador Everaldo Augusto.

O projeto de requalificação faz parte das intervenções urbanísticas do Governo do Estado no Centro Antigo, explica Everaldo, que pontua ser este "o momento de afirmar a importância das fontes públicas como um exemplo de que é possível combinar progresso com sustentabilidade e preservação da natureza".

O vereador Everaldo fez uma reivindicação para o município e o Estado transformem o entorno de cada uma em área de lazer e convivência da população. “A água é um bem essencial da humanidade e Salvador é a cidade das águas, pelos seus rios, fontes, lagos, cachoeiras, diques e a Baía de Todos-os-Santos. Sem esquecer também do sentido simbólico, pois as águas estão presentes no nosso imaginário cultural, seja na religiosidade ou nas mais diversas linguagens artísticas locais. Com a expansão imobiliária precisamos dessa consciência ambiental”, ressalta o vereador. (Fonte: CMS)

Curso de idiomas lança turma exclusiva para grandes eventos

O profissional que vai competir nas oportunidades de trabalho geradas pelos grandes eventos esportivos que vão acontecer em Salvador ganha mais uma ferramenta. O curso de idiomas Acbeu lançou um curso dirigido ao aluno iniciante na língua inglesa e com ênfase na conversação. De acordo com o instituto de idiomas, o curso contará com aulas dinâmicas e interativas focadas no vocabulário fundamental para a comunicação com o turista. É, ainda uma boa alternativa para quem vai viajar e precisa praticar o inglês indispensável numa viagem de lazer. Mais informações pelo telefone 0800 284 2828 ou do site www.acbeubahia.org.br.

Festival Artes do Sagrado é lançado oficialmente

Paulo Dourado e Fernando Guerreiro (Foto Genilson Coutinho/divulgação)

O Festival Artes do Sagrado, que começa nesta sexta-feira, 22, em Salvador, e segue até 1º de abril, foi lançado na manhã desta terça-feira, 19, no Hotel Golden Tulip (Rio Vermelho), durante um café da manhã que reuniu atores, museólogos, chefs de cozinha e artistas envolvidos na programação.

O lançamento contou com as presenças de Fernando Guerreiro, da Fundação Gregório de Matos, que apoia a iniciativa, também patrocinada pela Bahiatursa, empresa de turismo da Bahia, Paulo Dourado, diretor geral do Festival, e Expedito Araújo, curador do Programa Vivo EnCena, um dos patrocinadores.

Entre as atividades gratuitas da programação estão a encenação do espetáculo épico A Paixão de Cristo (na Concha Acústica do complexo Teatro castro Alves)), uma Feira de Arte, Antiguidades, Artesanato e Artigos Sacros (no Pelourinho), uma série de concertos sinfônicos e corais (na Igreja de São Francisco e no Mosteiro de São Bento), a Rota Gastronômica Santos Sabores (em diversos restaurantes), além de exposições especiais em vários museus da cidade que permanecerão em atividade durante todo o período do Festival.

terça-feira, 19 de março de 2013

Prefeitura anuncia festival para celebrar aniversário da cidade

Farol da Barra será palco do show comemorativo ao aniversário da cidade


A nova gestão de turismo e cultura de Salvador pretende mostrar a que veio em um período emblemático para a cidade: o aniversário de fundação da capital baiana. Como parte das comemorações, a Prefeitura anunciou na tarde desta terça-feira, 19, a realização do Festival da Cidade, com manifestações artísticas e culturais de música, teatro, dança, além de exposições de arte, performances, eventos esportivos entre outras atrações.

O festival municipal acontecerá quase que em paralelo a outro evento da mesma natureza, o Festival Artes do Sagrado, com apoio da empresa de turismo do estado, Bahiatursa, lançado nesta terça-feira, 19, pela manhã, mas já anunciado há uma semana. O festival apoiado pelo estado começa no dia 22 de março e terá programação até 1º de abril, entre as quais, um festival gastronômico nos principais restaurantes da capital.

A festa da Prefeitura começa neste domingo, 24, e se estende até 31 de março. Estão previstos cerca de 100 eventos. Embora a programação definitiva só será conhecida na quinta-feira, 21, foram divulgados alguns itens, como os concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia nos dias 24, às 17h, e 28, às 20h, ambos no TCA; o show no Farol da Barra, às 20h do dia 31, com Banda Eva e convidados; e apresentações itinerantes, como o Stand Up Kombi, que levará humor a ruas e praças. Também no dia 31,será feita a entrega do Monumento de Fundação da Cidade, no Porto da Barra, que passou por obras de restauração.

Mostra sobre Salvador antiga celebra aniversário da cidade

Vista da Baía de Todos os Santos, final da Avenida 7 e Praça Castro Alves
Uma exposição com imagens antigas retratando a capital baiana e a sua expansão é um dos eventos em comemoração ao aniversário da cidade. Entre os dias 26 de março e 12 de abril, o Museu Tempostal realiza a mostra Pelos Caminhos de Salvador,  programação especial para celebrar os 464 anos da capital baiana (fundada por Thomé de Souza em 29 de março de 1549).

O espaço vai oferecer visitas mediadas, com explicações em cada um dos 15 painéis que apresentam fotografias e imagens que retratam as diversas transformações ocorridas na cidade. Há o surgimento de novos bairros, mudanças sociais e urbanas a partir do final do século XIX, hábitos e costumes da vida cotidiana e a modernização a partir do século XX.

As imagens são datadas dos séculos XIX e XX e representam 49 localidades. Praça Municipal, Piedade, Nazaré, Campo Grande, Terreiro de Jesus, Ladeira da Montanha, Comércio, Pelourinho, Barra, Brotas, Federação, Rio Vermelho, Itapuã, Periperi, Bonfim e Água de Meninos estão entre os destaques.

Ainda como parte da mostra, o documentário “(Per)Cursos Patrimoniais”, coordenado pelo professor e arquiteto Francisco Senna, evidencia o Pelourinho e o processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O museu é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos finais de semana, entre 12h e 17h. (Fonte e foto/reprodução: Dimus/Ipac)

Serviço
O quê: Comemoração do aniversário de Salvador no Museu Tempostal
Quando: 26 de março a 12 de abril (com exceção de 29 de março)
Onde: Museu Tempostal (Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho)
Agendamento de visitas guiadas: (71) 3117-6383 (terça a sexta, entre 10h e 16h)
Realização: Museu Tempostal/Dimus/Ipac

Concertos darão toque clássico ao Festival Artes do Sagrado


silvianasci/blogsalvadoremumdia


Os fãs da música clássica também foram contemplados na programação da Semana Santa que acontecerá em Salvador, durante o Festival Artes do Sagrado. O evento, com o apoio da Bahiatursa, será realizado desta sexta-feira, 22 de março, até 1º de abril, em teatros, restaurantes, ruas do Centro Histórico e museus da capital baiana. Pelo menos quatro dias de programação foram destinados a concertos sinfônicos e apresentação de corais.

Com a coordenação musical dos maestros Dilton César e Ângelo Rafael, os concertos de orquestras e corais acontecerão na Igreja de São Francisco (Largo do Cruzeiro, Centro Histórico) e no Mosteiro de São Bento (Avenida Sete). Entre as peças mais aguardadas estão os clássicos Stabat Mater, de Giovanni Batista Pergolesi, com regência de Dilton, no dia 22 de março, e Messias, de Georg Friedrich Haendel, regido por Ângelo, no dia 25 de março, ambos os espetáculos no belo cenário de ouro da Igreja de São Francisco.

Para culminar a programação musical clássica do evento, nos dias 28 e 29 de março haverá apresentações de Canto Gregoriano no Mosteiro de São Bento. Em um templo histórico, de acústica privilegiada, as peças proporcionarão momentos relaxantes ao público que comparecer ao local.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Pesquisa revela a Bahia como um dos tops do feriadão

silvianasci/blogsalvadoremumdia
Deslumbrantes paisagens do litoral tornam a Bahia querida pelos turistas


A Bahia continua no topo das escolhas dos viajantes para destinos do feriadão da Semana Santa e Páscoa. Desta vez o levantamento é do site TripAdvisor, que detectou o estado como o primeiro do Nordeste entre os preferidos pelos brasileiros e o quinto em todo o país neste feriadão, que vai de 29 a 31 de março.

A pesquisa, realizada entre 26 de fevereiro e 11 de março com 647 participantes concluiu que 46% dos entrevistados pretendem viajar na Páscoa, contra apenas 43% verificado no mesmo período de 2012. Os destinos nacionais tiveram 75% da preferência dos entrevistados, sendo os mais populares São Paulo (27%), Rio de Janeiro (15%), Rio Grande do Sul (8,5%), Santa Catarina (8,5%) e Bahia (7,5%).

Já os que optaram por viagens internacionais (22%), elegeram os Estados Unidos (22%) e a Argentina (11%) como preferidos. Dos  destinos escolhidos, 34% preferem praia, enquanto 23% irão fazer uma viagem para reencontrar familiares. Os hotéis foram o principal meio de hospedagem, eleitos por 42%, enquanto 34% afirmaram que irão ficar em casa de amigos ou família. Já as pousadas, representam apenas 17% das opções. 

Segundo o levantamento, os gastos da maioria vão girar entre R$ 950 a R$ 2.500. Avião e carro dominam os meios de transporte escolhidos pelos viajantes, ambos com 47%, e a maioria pretende viajar um dia antes do feriado, ou seja, na quinta-feira, 28, para evitar trânsito nas estradas. .

O TripAdvisor é um site que possibilita o planejamento do passeio através de dicas de viajantes reais, com uma ampla variedade de recursos de planejamento, além de links ininterruptos para as ferramentas de reserva em 30 países. (Fonte: TripAdvisor. Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

Principal micareta da Bahia será lançada no Salão de Turismo

A micareta de Feira de Santana, primeiro e principal Carnaval fora de época da Bahia, será realizada de 25 a 28 de abril, na segunda cidade do estado, localizada a 110 quilômetros de Salvador. O lançamento da edição 2013 da festa acontecerá durante o II Salão Baiano de Turismo, de acordo com o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico daquele município, Antônio Carlos Borges Júnior.

“Queremos aproveitar a presença de operadores nacionais e internacionais para mostrar os nossos potenciais e também a nossa micareta, que tem 70 anos de história e é a primeira micareta do Brasil”, afirmou o secretário.

Feira integra a zona turística Caminhos do Sertão, cujo principal apelo principal é a cultura sertaneja. “Vamos mostrar roteiros que estamos criando, de um ou dois dias, partindo de Salvador, passando por Feira de Santana - para que se conheça nosso artesanato, nossas comidas típicas, o Parque do Saber, Museu do Sertão – depois seguindo até outras cidades”, concluiu o secretário.

Além de Feira, fazem parte dos Caminhos do Sertão os municípios de Araci, Banzaê, Caldas do Jorro, Candeal, Canudos, Cipó, Euclides da Cunha, Itapicuru, Monte Santo, Nova Soure, Ribeira do Pombal, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Uauá.

O II Salão Baiano do Turismo acontecerá de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, na Praia de Armação, em Salvador. No mesmo período acontecem as feiras BNTM e Abav. (Com informações da Setur Bahia)

Hotéis oferecem pacotes especiais para o feriadão da Páscoa

silvianasci_blogsalvadoremumdia
Maré baixa na Praia de Itapuã em Salvador (Foto: silvianasci/salvadoremumdia)


Com a maior costa do país (mais de 1.100 quilômetros de paisagens de mar e praias), uma capital que reúne história e cultura, opções de serra na Chapada Diamantina e belezas naturais de tirar o fôlego, a Bahia é um dos bons destinos para os turistas curtirem o feriadão de Páscoa, de 29 a 31 próximos.

Para facilitar a vida dos turistas, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Bahia (ABIH-BA) organizou em seu portal um guia especial de hospedagem para o próximo feriado. Há opções em Salvador e Baía de Todos-os-Santos, Chapada Diamantina (especialmente em Lençóis), Costas do Cacau, do Dendê e dos Coqueiros (Litoral Norte).

silvianasci_salvadoremumdia
Chapada Diamantina é um dos destinos com pacotes  para o feriadão
O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, ressaltou a iniciativa e disse que as ofertas dos hotéis são complementadas com a vasta programação que será disponibilizada para os turistas que visitarem destinos como Salvador, Ilhéus e outras regiões do estado.

O especial apresenta pacotes de três noites a partir de R$ 242 (a depender do destino). Em Salvador estão listados meios de hospedagem em diversas regiões da capital, a exemplo de Ondina, Itapuã, Barra e Armação. A ABIH-BA informa que o objetivo é facilitar ao turista a escolha do destino, reunindo em um só lugar as diversas opções e os contatos com os hotéis. O mesmo foi feito, com sucesso, em outros períodos, a exemplo do Réveillon 2012/1013 e do Carnaval. (Fonte: Setur Bahia)

Serviço

Salvador

Porto Farol (Praia da Barra), a partir de R$ 346
Portobello Ondina Praia Hotel, de 29/03 a 31/03, a partir de R$ 336
Hotel Cores do Mar (Praia de Patamares), de 28 a 31/03 ou 29/03 a 01/04, a partir de R$ 360
San Marco Hotel (Praia de Armação), de 28 a 31/03, a partir de R$ 441
Matiz Salvador (Costa Azul), de 28 a 03/03, a partir de R$ 1.476
Catussaba Resort Hotel (Praia de Itapuã), de 28 a 31/03, a partir de R$ 1.044

Costa dos Coqueiros

Pousada Casa do Forte (Praia do Forte), de 28/03 a 31/03, a partir de R$ 2.200
Pousada Thalud (Imbassaí), três dias, a partir de R$ 850
Pousada da Espera (Itacimirim), de 29 a 31/03, a partir de R$ 660
Pousada Fantasias do Agreste (Mangue Seco), de 28 a 31/03, a partir de R$ 590

Costa do Dendê

Hotel Morro de São Paulo, três dias, a partir de R$ 675
Portal Rio Una (Valença), de 28 a 31/03, a partir de R$ 850

Costa do Cacau

Pousada Ecológica Pedra Torta (Itacaré), de 29/03 a 31/03, a partir de R$ 242

Chapada Diamantina
Hotel Canto das Aguas (Lençóis), de 28 à 31/03, a partir de R$ 1.230
Hotel de Lençóis, de 28 a 31/03/13, a partir de R$ 1.025,00 (standard)
Portal Lençóis, de 28 a 31/03, a partir de R$ 1.090

Informações sobre os destinos, consulte o Portal Bahia Turismo ou ligue Disque Bahia Turismo (tel. 71 3103-03103)
Informações sobre pacotes acesse o site da ABIH-BA

Encontro reúne artesãos baianos no CAB

O artesanato baiano estará em discussão nesta terça-feira, 19, durante o VI Encontro de Artesãos da Bahia das 8h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo (CAB). Os organizadores - Instituto Mauá e o Sebrae-BA - prevêem a participação de 400 artesãos individuais, cooperados e associados.

A abertura contará com uma palestra do designer Marco Aurélio Saad Pulchério, da empresa Marco 500, de São Paulo, pela manhã, e da artista plástica baiana Iaçanã Simões, que vai abordar o tema Base Conceitual do Artesanato: Ampliando Conceitos, no período da tarde.

O Mauá infirma, ainda, que aproveitará o evento para fazer o lançamento do livro e DVD Conversa Quilombola: Artesanato e Tradição do Quilombo de Campo Grande – Santa Terezinha-BA. Também haverá o lançamento de um DVD institucional com as ações do instituto. (Fonte: Secom Bahia)

Iphan apoiará projetos voltados à cultura afrodescendente


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançará, entre o mês de março e abril de 2013, edital para seleção de projetos com a finalidade de apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes.

As atividades dos projetos deverão envolver ações voltadas para a música, canto e dança e que contribuam para a continuidade da existência de bens culturais imateriais.

Para outros esclarecimentos, os interessados podem procurar o Departamento de Patrimônio Imaterial através do site www.iphan.gov.br. (Fonte: Iphan)

domingo, 17 de março de 2013

Patrimônio Mundial no Brasil agora é listado em site do Iphan


silvianasci_salvadoremumdia
Largo do Cruzeiro de São Francisco, do conjunto histórico de Salvador

Você sabe quais são os bens brasileiros listados pela Unesco como Patrimônio Material da Humanidade? E os bens imateriais ou naturais? A relação completa dos bens brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) agora estão disponíveis no site oficial do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

De acordo com o Iphan, a iniciativa faz parte do projeto de revitalização dos conteúdos da página eletrônica do órgão, onde foram elencados os monumentos culturais, naturais e o patrimônio intangível, além das atas das reuniões do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, desde a sessão inaugural, em 1938. O acervo possui as deliberações e considerações de conselheiros ilustres, como Manuel Bandeira, Edgar Roquete Pinto, Afonso Arinos de Melo Franco, entre outros.

Os bens brasileiros listados como patrimônio material da Humanidade são o Centro Histórico de Salvador (Bahia), Brasília (Distrito Federal), Cidade de Goiás (Goiás), Centro Histórico de Diamantina e Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), Centro Histórico de Olinda (Pernanmbuco) e Centro Histórico de São Luís (Maranhão). A Bahia tem representação ainda no item Patrimônio Imaterial com o Samba de Roda no Recôncavo Baiano. (Com informações do Iphan)

sábado, 16 de março de 2013

Moreira Franco não vai para o Turismo: assume Aviação

Vieira, com a réplica de vapor do Velho Chico, permanece no Turismo


A previsão de que o ministro Wellington Moreira Franco ocuparia a pasta do Turismo em substituição ao atual ministro Gastão Vieira, conforme divulgado pelo jornal O Globo, não se concretizou. A presidente Dilma Roussef empossou Franco, na manhã deste sábado, 16, como titular da Secretaria de Aviação Civil. A solenidade aconteceu em um sábado devido à viagem da presidente ao Vaticano, neste domingo, para a solenidade de coroação do Papa Francisco.

Em nota à imprensa, o Planalto informou, ainda, as mudanças nas pastas da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde assume o ministro deputado Antônio Andrade, e no Ministério do Trabalho e Emprego, que  será ocupado pelo advogado Manoel Dias. Leia a nota divulgada nesta sexta-feira, 15:

sexta-feira, 15 de março de 2013

Ex-jogador Romário virá à Salvador para feira da Abav-BA


O deputado e ex-jogador de futebol, Romário é um dos convidados da III Feira da Abav-BA, que será realizada de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. No mesmo período acontece a segunda edição do Salão Baiano de Turismo e a Brazil National Tourism Mart (BNTM).

A presença de Romário, que atualmente preside a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, foi confirmada pelo presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – Seção Bahia, Pedro Galvão, durante o Fórum Estadual do Turismo, nesta sexta-feira, 15.

Pedro Galvão ressaltou que a Feira é um trabalho conjunto do Governo do Estado e entidades como as associações da Indústria de Hotéis (ABIH) e de bares e restaurantes (Abrasel). No mesmo evento, a Secretaria de Turismo (Setur) fez o lançamento oficial do site Observatório do Turismo. A partir da ferramenta, o cidadão terá acesso às estatísticas do setor na Bahia.

Brown diz que blocos afro devem ganhar com Afródromo


Cacique foi à Câmara Municipal defender a criação do Afródromo

O cantor e compositor Carlinhos Brown defendeu, na tarde desta sexta-feira, 15, que os blocos afro de Salvador não devem ter vergonha de dizer que querem ganhar dinheiro com a criação do Afródromo. Idealizador do projeto, Brown afirmou que  lutará para que todo o trabalho dos blocos afro no carnaval seja transformado em recurso para a sobrevivência e o fortalecimento destas instituições.

Segundo o artista, é preciso dar aos agentes que fomentam a cultura popular os méritos das vitórias alcançadas com a festa. “Se eu quero ganhar dinheiro? Quero. E não é pouco. Quero muito. Não tenham vergonha de dizer que querem ganhar muito dinheiro. Esse recurso é essencial para a família de vocês e, principalmente, para o fortalecimento de suas instituições. O Afródromo veio também para ganhar dinheiro”, declarou.

Ele respondeu, ainda, aos que consideram o projeto do novo circuito do Carnaval da capital baiana como uma medida separatista.  “Só quem não sabe a história de luta do Ilê Aiyê pode falar uma besteira desta. O Afródromo não nasceu para separar nada. Queremos passar em bloco e lutamos pela nossa valorização. Não devemos assumir esta decadência que não nos pertence. Só temos problemas de gestão. Conteúdo nós temos.”

A discussão sobre este e outros temas foi realizada em uma audiência pública de iniciativa da Câmara Municipal de Salvador para tratar do Carnaval 2014. Afródromo, requalificação, inversão do circuito, espaço para a imprensa e situação dos artistas estiveram em pauta no debate.

Observatório informa o cidadão sobre estatísticas do turismo

Visual agradável convida à navegação pelos números do turismo na Bahia


Um novo sistema que reúne dados de estudos realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da Diretoria de Planejamento e Estudos Econômicos da Secretaria de Turismo da Bahia, acerca do fluxo turístico no estado, já podem ser acessados m um novo site, criado pela Setur. O Observatório do Turismo da Bahia foi lançado nesta sexta-feira, 15, durante a 36ª Reunião do Fórum Estadual do Turismo, no Centro de Convenções, em Salvador, evento que contou com a presença de secretários de turismo dos municípios baianos e do estado, Domingos Leonelli.

Com um visual agradável e de fácil navegação, o Observatório apresenta dados atualizados e informa  número de visitantes em eventos (Carnaval, São João e Verão), movimento de passageiros nos portos e aeroportos, número de leitos, investimentos em melhorias dos destinos e de pontos turísticos, entre outras informações. Através do site, o cidadão também toma conhecimento da agenda de eventos ligados ao setor, realizados pelos órgãos governamentais na Bahia.

A próxima agenda de turismo em Salvador prevê a realização da Brazil National Tourism Mart (BNTM), II Salão Baiano de Turismo e Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-BA), no Centro de Convenções (Praia de Armação), em abril; do GP Bahia de Stock Car, no Circuito Ayrton Senna (CAB), em maio; e do São João da Bahia, realizado no Centro Histórico (Pelourinnho), de 14 a 30 de junho. Conheça o novo site aqui!

Dia do Consumidor: antes de viajar anote informações úteis

Consumidor do lazer, turista tem à mão diversos órgãos de consulta dos direitos

Hoje é o Dia do Consumidor. Criado em 1962 nos Estados Unidos, tornou-se uma comemoração mundial em 1985, após a Assembléia Geral da ONU que adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas. Para não passar em branco, reunimos neste post informações e links com telefones de órgãos de defesa dos direitos do turista. Anote aí...

O Ministério do Turismo (Mtur) criou o site Viaje Legal (0800 606 8484), com dicas e legislação sobre transporte, pacotes de viagem, saúde, hospedagem, entre outras. Para facilitar ao consumidor, um link leva aos  orgãos reguladores do setor. Veja mais alguns:

MTur:  tem o papel de promover o ordenamento das empresas, empreendimentos, equipamentos e profissionais por meio do cadastro, acompanha o cumprimento das normas legais estabelecidas para os prestadores de serviços turísticos e gerencia a execução das atribuições delegadas aos órgãos oficiais do setor nos estados e no Distrito Federal.

Procon: é o órgão de proteção e defesa do consumidor que procura a harmonia, fiscaliza e controla as relações de consumo. Na Bahia, acesse o site Procon-Bahia ou ligue 71 3322-5275. Em nível nacional, há o site do Portal do Consumidor.

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): regulamenta e fiscaliza a aviação civil em todo Brasil, disponibiliza formulário On-Line de Sugestões e Reclamações dos serviços prestados por empresas aéreas, administração de aeroportos ou órgãos públicos e/ou oficiais.
Acesse o site Anac

Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) é o órgão que atua na fiscalização e regulamentação da prestação de serviços de transportes terrestres.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): fiscaliza e recebe denúncia de alimentos, cosméticos, tabaco, medicamentos, produtos para a saúde, saneantes, sangue e hemoderivados, serviços de saúde, toxicologia.
Acesse o site Anvisa ou ligue 0800-642-9782

Ministério dos Transportes: disponibiliza uma Central de Atendimento ao Usuário (0800-61-0300) que recebe sugestões ou reclamações relativas aos serviços prestados pelas empresas permissionárias do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.

Para informações sobre turismo na Bahia, utilize o Disque Bahia Turismo (71 3103-3103) e o link do Procon Bahia para saber onde encontrar Postos de Atendimento em Salvador e cidades do interior do estado.

Outra boa informação para o consumidor é a lista do Cadastur, onde estão cadastradas agências de viagem, restaurantes, locadoras, meios de hospedagem entre outros prestadores de serviço do Turismo.

No mais, boa viagem e bom passeio!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Salvador é uma das capitais mais procuradas para o feriadão

A beleza da fé na Basílica do Bonfim (Cidade Baixa, em Salvador)

Um levantamento feito por um buscador on-line de passagens, hotéis e locação de veículos indicou Salvador como uma das capitais brasileiras mais procuradas para o feriadão da Semana Santa (29 a 31 de março). São Paulo foi o destino mais buscado para o mesmo período. Dentre as quatro primeiras posições do ranking, três são destinos domésticos, o que indica que a Páscoa é um período em que muitas pessoas pretendem visitar parentes.

O destino internacional preferido foi Estados Unidos, mas a capital da Argentina (país em segundo lugar no raking internacional), Buenos Aires, ficou com a terceira posição entre as cidades. O Rio de Janeiro também teve uma boa colocação, como a segunda cidade mais procurada para o próximo feriadão.

A capital paulista atrai muitos turistas por sua diversidade cultural, com grande número de teatros, cinemas, casas de show e exposições. Além disso, a cidade também é um polo de compras. O Rio de Janeiro, preferido por brasileiros o ano todo, atrai pelas diversas praias e agitada vida noturna carioca.


Festival - Salvador atrai os turistas por suas praias, história e cultura. O turismo religioso (com igrejas famosas, como as Basílicas do Bonfim e da Conceição da Praia, a chamada igreja de ouro do convento de São Francisco e o Santuário de Irmã Dulce) é um dos atrativos que a cidade oferece durante a Semana Santa, além da saborosa gastronomia da época.

No período que antecede e durante o feriadão, a capital baiana contará com a programação cultural do Festival Artes do Sagrado, de 22 de março a 1º de abril, que vai reunir, com apoio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, opções de teatro (Paixão de Cristo), música, exposições especiais em museus e a rota gastronômica Santos Sabores, com os principais pratos da culinária baiana servidos em famosos restaurantes da capital.

Veja as listas com as 10 cidades mais buscadas:
1. São Paulo
2. Rio de Janeiro
3. Buenos Aires
4. Salvador
5. Londres
6. Miami
7. Nova York
8. Foz do Iguaçu
9. Paris
10. Florianópolis

Entre os países mais buscados para os brasileiros que pretendem viajar para o exterior na Semana Santa, os Estados Unidos lideram o ranking, seguidos por Argentina e Reino Unido.

Veja aqui os mais buscados entre os países:
1. Estados Unidos
2. Argentina
3. Reino Unido
4. Itália
5. Espanha
6. França
7. Alemanha
8. Portugal
9. Chile
10. Irlanda

(Fonte: Skyscanner. Criado em 2003, o buscador recebe 30 milhões de visitas mensais. A sede fica em Edimburgo, Escócia, e possui escritórios em Cingapura e Pequim.)

Estatística do Turismo na Bahia ganha novo website

O Observatório dará informações sobre o movimento de turistas na Bahia


Os secretários de Turismo dos municípios das 13 zonas turísticas da Bahia se reúnem nesta sexta-feira, 15, com o titular da Setur do Estado, Domingos Leonelli que vai apresentar o Observatório do Turismo, website com as estatísticas do setor no estado. O lançamento oficial acontecerá durante a 36ª Reunião do Fórum Estadual do Turismo, no Centro de Convenções da Bahia. O evento começa às 8h30, no Salão Xangô.

De acordo com a Setur, o sistema reúne todos os dados de estudos realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), acerca do fluxo turístico do estado e também da Diretoria de Planejamento e Estudos Econômicos da secretaria, com números relativos à Produção Associada, assim como eventos festivos e religiosos. O Observatório também contará com indicadores da movimentação de passageiros nos aeroportos e portos baianos.

Fórum - A cultura da cooperação para a excelência no turismo será um dos temas abordados no encontro, em palestra ministrada por Fernando Amaral, da Inovare Consultoria. O novo formato do Fórum Estadual do Turismo será apresentado pelo diretor de Serviços Turísticos da Setur, Julio César Oliveira. A, proposta central é a descentralização da gestão do setor na Bahia. A programação completa do Fórum está disponível no site da Setur.

Serviço
O quê: Lançamento do Observatório do Turismo da Bahia
Quando: Sexta-feira, 15 de março de 2013, a partir das 8h30
Onde: Salão Xangô do Centro de Convenções da Bahia (Praia de Armação)

Mercado Modelo terá um novo espaço cultural

Mercado Modelo e Baía de Todos-os-Santos vistos da Praça Municipal


O tradicional Mercado Modelo, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, deve ganhar um espaço cultural. Pelo menos foi o que anunciou a Prefeitura de Salvador ao informar sobre o Plano de Revitalização do Mercado Modelo que prevê, ainda, intervenções físicas e na comercialização de produtos. O plano começa nesta quinta-feira, 14, com o recadastramento dos permissionários, informa a Prefeitura.

Os 263 permissionários devem passar pelo recadastramento. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, a fase do recadastramento permitirá importante fazer um diagnóstico do mercado e partir para novas ações.

"Vamos atuar em quatro eixos: análise jurídica (que passa pelo recadastramento dos permissionários), intervenções físicas (no que diz respeito a melhorias nas estruturas), comercialização de produtos (relacionado ao mix de produtos e serviços oferecidos aos visitantes) e a criação do espaço cultural (visando promover a cultura do estado por meio de diversas manifestações)", concluiu Bellintani.

As demais etapas serão executadas por técnicos da Empresa Salvador Turismo (Saltur), através de pesquisas, análises e estudo de viabilidade de projetos para melhoramento e organização da área, informa a PMS. O recadastramento será feito até o dia 27 de março na sede da Saltur, no Dique do Tororó. (Fonte: Agecom Salvador)

Artesãos vão discutir mercado em comemoração ao seu dia

Quem, em criança, nunca quis ter uma destas? Artesanato baiano do Mauá


O artesanato baiano será festejado no próximo dia 19 de março, quando 400 artesãos de todo o estado estarão reunidos durante o VI Encontro de Artesãos da Bahia. De acordo com o Sebrae, a palestra mais esperada será sobre Artesanato e Mercado, com o design Marco Aurélio Saad, que tem mais de 30 anos de experiência com a comercialização de artesanato no Brasil. O evento, promovido pelo Instituto Mauá e Sebrae, acontecerá na Fundação Luís Eduardo Magalhães (CAB), no dia em que se comemora (o santo católico) São José, padroeiro dos artesãos.


“Este encontro comemora o dia do artesão e também mostra a este empreendedor a importância dele no processo de desenvolvimento econômico local, orientando-o a estar atento à gestão do seu negócio e a oportunidade de capacitações empresariais e de acesso a novos mercados, em parceria com o Sebrae”, enfatiza a coordenadora da Unidade de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Luciana Santana.

Confira aqui a programação do VI Encontro de Artesãos da Bahia e outras informações sobre o evento. (Fonte: Agência Sebrae de Notícias. Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Afródromo entrou em discussão na Câmara de Vereadores

Carlinhos Brown rege o Coletivo Afródromo no Carnaval 2013


A Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador ouviu, na noite de terça-feira, 12, o artista plástico Alberto Pitta que foi ao Palácio do Paço Municipal para apresentar o projeto do Afródromo, a convite do vereador Edvaldo Brito (PTB). Durante uma hora, Pitta mostrou a história dos blocos afros através de tecidos e explicou a concepção do novo circuito.

Pelo projeto, criado com o apoio de cinco agremiações e do músico Carlinhos Brown, o circuito será circular, no bairro do Comércio, com arquibancada gratuita para 20 mil pessoas instalada na Avenida da França, onde acontecerá o desfile principal. A concentração ficará próxima ao Moinho Salvador e o retorno pela Avenida Estados Unidos.

O projeto está orçado em R$ 20 milhões que, segundo o artista, devem ser captados junto à iniciativa privada. Os patrocinadores estarão permanentemente projetados através de vídeos-cenários nas paredes da Codeba (Porto de Salvador). “O Afródromo será a recuperação das cores perdidas no Carnaval de Salvador, é a possibilidade de mudança, não uma mudança de paradigma, mas uma mudança para a dignidade”, declarou Pitta.

Pitta é o criador e dirigente do Cortejo Afro, um dos blocos mais famosos de Salvador que já atraiu para os desfiles durante o Carnaval convidados internacionais ilustres, como os cantores Bono Vox e Björk, e a top model Naomi Campbell.

De acordo com o presidente da Comissão de Reparação Edvaldo Britto, o tema ainda volta à pauta com mais dois convidados - o presidente do Olodum, João Jorge, e o presidente do Conselho do Carnaval, Pedro Costa - para depois ser apresentado em uma audiência pública que deve contar com a participação de Carlinhos Brown. Também participaram da reunião os vereadores Luiz Carlos Suica (PT), Sílvio Humberto Cunha (PSB) e Hilton Coelho (Psol), titulares do colegiado. (Fonte: CMS. Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

Reforma ministerial prevê mudança na Pasta do Turismo


BRASÍLIA - Mudanças no Ministério do Turismo devem ser anunciadas ainda esta semana pela presidente Dilma Rouseff. De acordo com informações de sites de notícias, após reunião entre a presidente e o vice, Michel Temer (PMDB), na noite de terça-feira, 12, ficou decidido que Moreira Franco, atual Secretário de Assuntos Estratégicos, assumirá o MTur em substituição a Gastão Vieira, que deixa a Pasta. A reforma ministerial seria para recompor o palanque da eleição de 2014. Leia mais sobre esse assunto em O Globo.

Turismo mapeia municípios batizados com nome de mulheres

Mesmo uma semana depois da data em foi comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), não poderia deixar de registrar a curiosidade. O Ministério do Turismo (MTur) fez a campanha através das redes sociais e mapeou alguns municípios brasileiros com nomes de mulheres. Os roteiros, de acordo com o MTur, foram sugeridos pelos usuários das redes e destacam história, natureza e vida no campo.

Entre os destaques, a cidade de Mariana, em Minas Gerais, do roteiro Cidades Históricas Mineiras. Mariana é famosa por sua história e vestígios da época da extração de ouro no estado, destaca o MTur. Construções antigas, como casarios, igrejas e praças dão testemunhos de um país de outrora, o Brasil Colônia.

Já na região Nordeste, quem gosta de turismo dificilmente não ouviu falar de Carolina, no Maranhão. Rica em cachoeiras, morros, praias e ilhas, a cidade também é entrada para um dos principais atrativos da região: a Chapada das Mesas, um monumento esculpido pela natureza.

Para quem preferir outros roteiros, o portal oficial de turismo indicou a opção de turismo rural oferecida pela cidade de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul. Parques, praças e fazendas oferecem a tranquilidade e o charme da vida campestre em temperaturas bastante amenas. (Fonte: MTur)

terça-feira, 12 de março de 2013

Empresa francesa vai investir R$ 100 milhões na Bahia


A empresa francesa Dream Yacht Charter, fabricante de barcos de turismo, confirmou, nesta terça-feira, 12, que vai investir R$ 100 milhões na Bahia, nos próximos quatro anos. De acordo com o presidente da companhia, Loic Bonnet, a empresa deve se instalar em novembro deste ano, com investimentos iniciais de R$ 20 milhões.

"A ideia é trazer 16 embarcações que vão operar passeios turísticos na Baía de Todos-os-Santos para o público nacional e internacional". A informação foi dada por Bonnet e pelo sócio brasileiro Fábio Cardoso, ao secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, em reunião realizada na sede da Setur, em Salvador.

De acordo com a Setur, a Bahia foi escolhida por suas potencialidades natural e cultural, mas também pela política de incentivos do governo para a importação de embarcações, assim como o fluxo de recepção de turistas estrangeiros (558 mil/ano), que é o maior do Nordeste do Brasil. O investimento de US$ 85 milhões em ações de infraestrutura e qualificação profissional também foi levado em conta pelos investidores.

“É um programa que transformará a região num distrito náutico-cultural, promovendo o avanço do Índice de Desenvolvimento Humano, beneficiando mais de 15 municípios com a implantação de sinalização marítima e estrutura para atracação de embarcações de turismo”, informou o secretário Domingos Leonelli.

O Prodetur Baía de Todos-os-Santos prevê, inicialmente, a reforma do Terminal Náutico, com ampliação do número de vagas na marina e melhoria dos píeres de atracação. A Dream Yacht Charter, criada em 2001 é líder mundial no mercado de turismo, com 450 embarcações de diversos tipos, atuando em mais de 30 cidades em todo o mundo. (Fonte: Setur)

Novo formato da BNTM foi apresentado a secretários

Secretários visitaram as instalações do Centro de Convenções da Bahia


No próximo dia 19, assessores de imprensa das secretarias e empresas de turismo dos estados nordestinos se reúnem em Salvador para discutir a divulgação da Brazil National Tourism Mart (BNTM), principal feira do setor para a região. A BNTM acontecerá na capital baiana simultaneamente ao II Salão Baiano de Turismo, de 10 a 14 de abril.

A reunião dos assessores foi convocada pela secretária alagoana e presidente da CTI Nordeste, Danielle Novis, após o encontro da última segunda-feira, 11, com  secretários e dirigentes de turismo dos estados nordestinos, convocados para conhecer o novo formato da feira. Na oportunidade, foi feita uma visita às instalações do Centro de Convenções, localizado na Praia de Armação, onde acontecerão os eventos.