Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Até onde a vista alcança: mirantes de Salvador

Cidade Baixa
Vista da Cidade Baixa: Forte de São Marcelo, Mercado Modelo e Monumento ao Povo Baiano

É praxe. Se está em Salvador, vá a um dos mirantes ver como é bonita a vista da Cidade Baixa a partir da Cidade Alta. Erigida em (e entre) colinas, o que não faltam à Cidade da Bahia são mirantes. É turista, chegou de navio, com pouco tempo (em média, cerca de oito horas) para o passeio, e quer ver pelo menos alguma coisa sem se afastar muito? Fique por ali mesmo, nos arredores do Comércio, bairro onde está o Porto de Salvador. Pode fazer o passeio a pé. Depois suba e faça a foto do que viu.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Museus: uma agradável visita ao Palacete das Artes

As pessoas atravessam o oceano e vão visitar museus como o Prado (Madri) e Louvre (Paris), chegam a enfrentar filas para entrar lá e, no entanto, em sua própria terra passam com pressa e nem olham para a fachada dos museus que nela existem. Nada contra: todo passeio é válido, cada um faz o que quer e um banho de cultura e arte fora do país nunca é demais. Mas, voltemos à Salvador...

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Salvador em um dia: 250 mil visitantes via cruzeiros

Foto: salvadoremumdia silvianasci
Turista de cruzeiro: o aperitivo da cidade em um dia de visita (Foto: silvianasci)


De acordo com dados da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), de outubro até abril, o porto de Salvador registrou 98 atracações de navios cruzeiros, que trouxeram a Salvador 250 mil visitantes. Em Ilhéus foram 27 atracações, com 77 mil visitantes, totalizando 327 mil pessoas nos dois terminais.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Redes sociais e turismo em pauta na reunião da Fecomércio


O papel das redes sociais e outras ferramentas web na promoção de destinos, produtos e empresas turísticas é o tema da próxima reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA, marcada para a próxima quarta-feira, 24, às 14h30, na Casa do Comércio, em Salvador. O especialista em internet marketing e diretor da agência BeeWeb, Allessandro Canella, será o palestrante. A Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA foi criada em 2011 e reúne empresários do comércio e do turismo da Bahia em encontros mensais. Atualmente é coordenada pelo empresário Giuseppe Belmonte.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

OSBA recebe Wagner Tiso para concerto no Castro Alves


Noite Americana, com a presença do músico mineiro Wagner Tisoé o nome do concerto que a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta nesta quinta-feira,18, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, no centro de Salvador. No espetáculo, sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a sinfônica apresentará peças de grandes compositores norte-americanos do século XX. Além de Tiso, o clarinetista carioca Cristiano Alves é o outro convidado da noite.

Wagner Tiso interpretará ao piano o clássico de George Gershwin, Raphsody in Blue, e Cristian, Concerto para Clarineta e Orquestra, de Aaron Copland. O programa terá ainda a composição de Leonard Bernstein, Symphonic Dances from West Side Story (do filme Amor, Sublime Amor), e de Samuel Barber, Adágio para Cordas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10. A Série Jorge Amado tem o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Estado (Funceb) e TCA. (Fonte: Secom Bahia)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bom dia, Salvador!

Bom dia, Salvador! by Silvianasci (Simno)

Bom dia, Salvador!, a photo by Silvianasci (Simno) on Flickr.
Mais um dia na Cidade da Bahia. Parodiando o Viaje na Viagem, do Riq Freire, sabe que imóvel é este? Procure nos posts de Salvador em um dia.

domingo, 14 de abril de 2013

Blogueiro identifica os orixás do Dique do Tororó

Paisagem do Dique antes de ser erguido o novo estádio da Fonte Nova


Quem nunca teve dúvidas ao olhar as esculturas do Dique do Tororó, um dos mais belos parques de Salvador, e quis saber os nomes e peculiaridades de cada orixá?  O História de Salvador: Cidades Baixa e Alta tira esta dúvida. É um blog que recomendo porque tem sempre uma curiosidade histórica sobre a capital baiana, que serve tanto para os turistas quanto para nós, moradores, nos lembrarmos ao passar pelos monumentos e atrações históricas e turísticas da cidade. No post mais recente, que acabo de ler, o blog identifica sete dos 12 Orixás do Dique, obra do artista plástico Tati Moreno.

Ao fazer o círculo dos orixás no lago (dispostos tal como os adeptos do Candomblé dançam durante os cultos religiosos), o artista colocou 12 esculturas em pedestais no espelho d'-água. Ialorixás do Candomblé gostaram da homenagem, mas reconheceram que o artista pôs divindade de terra na água, o que não é o certo dentro do preceito. Com a ajuda do Ministério Público da Bahia, conseguiram que a Conder, administradora do parque, refizesse, através do artista, o círculo, deixando os oito de água e relocando os quatro de terra.

Os orixás flutuantes do Dique do Tororó (Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

No espelho d'água podem ser vistos: Oxum (orixá das águas doces, lagos e fontes. O Dique é uma de suas moradas. A localização das esculturas é conhecida como "bacia de Oxum); Ogum (divindade da guerra e do ferro e protetor daqueles que usam o metal); Oxóssi (divindade das matas e da caça); Xangô (senhor dos raios e trovões); Oxalá (divindade da criação e pai de todos os orixás); Iemanjá (rainha do mar e mãe dos orixás); Nanã (avó dos orixás, deusa da chuva e da lama) e Iansã (senhora dos raios, ventos e tempestades). No post do História de Salvador há a foto e nome de cada um.

Restaurantes de boa qualidade para almoço e jantar
Pier de pesca e de embarque para travessias e passeios no lago 
Fora apreciar as belas obras de arte de Tati Moreno, há outros atrativos a ver e desfrutar no parque . Há pista de caminha em torno do lago, gramados onde os visitantes aproveitam para observar a paisagem, restaurantes, pier de pesca e parques infantis nas margens.


No lago, um dos cisnes que enfeitam o espelho d'água

Ao final, com este calor, um petit gateau cai muito bem!
(Fotos: silvianasci / salvadorermumdia)

sábado, 13 de abril de 2013

Passando uns dias por toda a Bahia

Ontem comi um escondidinho de carne de sol com pirão de aipim (não é purê; aqui no Nordeste comemos é um bom pirão) que estava uma delícia. Foi lá no Salão do Turismo, no Centro de Convenções, onde tenho passado as tardes "passeando" pela Bahia. Não tenho fotos; estava com as duas mãos ocupadas, saboreando uma das comidas típicas nordestinas que mais gosto. O serviço foi ótimo porque a moça da barraquinha, na Feirinha do Mauá, atendeu ao "capriche aí, porque ainda não almocei até agora". Delícia.

Quininho de Valente se apresentou no palco de shows

Fui parar na feirinha seguindo o som que vinha do palco, por volta das 18h, onde Quininho de Valente cantava um forró do bom. De quebra, quem estava perto do palco ganhou um CD com músicas do artista. Provei, ainda, um doce de uva com gergelim e coco que estava genial. Sim, é preciso provar o sabor de tudo. Aproveite, porque o que não falta ao salão é a degustação de iguarias da Bahia.

Mas voltando ao trabalho, o bom do evento é que os participantes e visitantes ganham um banho de cultura baiana. Passei uma parte do tempo conversando com o professor de história e assessor da Secretaria de Cultura do município de Saubara, Agenor Santana, sobre a riqueza cultural daquela cidade do Recôncavo Baiano (região em torno da Baía de Todos-os-Santos).

Professor Agenor e o vice-prefeito de Saubara, Marco Quintas

O estande é pequeno, mas o vice-prefeito e secretário de Turismo e Meio Ambiente, Marco Quintas Gonçalves, que está presente desde o primeiro dia, enfatizou o destino praia que Saubara é e itens culturais como a gastronomia (com desgustação todos os dias de uma iguaria local), exposição de panelas e tachos de barro (ainda hoje usados por moradores) e o artesanato, representado pela renda de bilro, que, enfatizou o professor, tem diferenciais das rendas produzidas em outras regiões e é exportado até para a Europa!

Bilros de madeira de Saubara

Fiquei lembrando de antigamente (adoro lembrar de antigamente), quando visitava, vinda de férias do Rio de Janeiro, a localidade que ainda era distrito de Santo Amaro da Purificação. A foto principal do estande é a de uma trançadeira de palha (de nicuri), cujo ofício as trançadeiras exercem por herança familiar. Fui lembrando e perguntando se ainda existia ao professor Agenor e ele confirmando: colar de coquinho de nicuri (licuri ou ouricuri), que íamos comendo como se fosse uma oração do terço (Deus me perdoe a comparação), fieira de peixe seco (do costume antigo de salgar e secar o pescado ao sol para durar mais tempo, já que não existia geladeira, ele explicava), entre outras peculiaridades que foram me voltando da memória. Recomendo parar e conversar nos estandes. Há muito o que aprender sobre cada lugar.

Detalhe da bolsa de capim dourado emoldura a orquestra de berimbaus
Mais adiante, me encantei por uma bolsa de capim dourado, em exposição no estande de São Desidério.  A Bahia tem artesanato de capim dourado (aquele mesmo que é famoso no Jalapão, em Tocantins). De acordo com Eduardo Assis, da operadora Expeleo Adventure, são mais de 40 itens, entre bolsas, bijuterias, descanso de pratos e por aí vai. O forte do turismo no município é o de aventura.


Por falar em fotos, como tem opção de fazer fotografia neste salão! Caso não leve a sua câmera, há fotógrafos disponíveis nos cenários Ciclorama, onde dá para escolher entre Fonte Nova, Pelourinho, Bonfim, Farol da Barra, Itacaré e Chapada Diamantina. Não é que a galera gosta mesmo é de posar na frente do gol da nova arena de futebol da Bahia? Muito mais do que subir a escadaria do Bonfim. A paisagem de Itacaré, com uma rede ao bom estilo baiano, também é das mais procuradas, diz a fotógrafa Isabel Sant'Ana.

No estande da Equilibra Digital há também um fotógrafo que faz a sua foto com a moldura do salão. A foto vai direto para o seu facebook. Sai melhor do que aquelas que a gente faz no espelho.

Jornalista Fernanda Mattos e o chéf  Uelcimar Santos, do Senac, na Cozinha Show

Não deixe de ir até a Cozinha Show (e cá estou falando de alimentos de novo), da Abrasel e parceiros, aprender uma receitinha, ouvir dicas de chéfs especializados e degustar a receita que aprender. É só chegar, sentar e esperar que alguém lhe entregue uma pastinha com a receita e o avental de brinde. A jornalista Fernanda Mattos (desta vez acertei, viu Fernanda?) é a apresentadora e faz as perguntas que nós faríamos, em caso de dúvida, para facilitar a compreensão da plateia.

Mais alguns detalhes do salão...

Mini barcaça de secagem das sementes de cacau do estande da Ceplac

Bolsa de capim dourado. Em São Desidério custa R$ 40

Leve dinheiro: há produtos do interior como mel e biscoitos de goma

Atração para crianças: Rafinha admira um dos golpes de capoeira dos Gangara

Atração para crianças: a pequena Ianny saltita sobre a maquete da Bahia

Secretário Leonelli visitou os estandes. Aí ,com Marcelo Cerqueira do GGB

De repente, Lampião e Maria Bonita passam correndo com uma baiana!

E só se vê na Bahia: saltenha de Itaparica em forma de caranguejo

Bom, chega. A entrada é franca e o evento, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), vai até domingo, 14, das 14 às 20h, no Centro de Convenções da Bahia, Praia de Armação, em Salvador.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Quininho de Valente homenageia Gonzagão

Adicionar legenda
O show de Quininho de Valente, com forró do bom e homenagem a Gonzagão acontece agora no Centro de Convenções. E ao som do forr, encerro por hoje.´Mais tarde, mais resumos do destino Bahia.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Maquete, ciclorama ou escalada?

Maquete da Bahia: o público ainda não perdeu o encanto por ela
No ciclorama simulando a Fonte Nova, tem gol e bola para as poses
Escalada do paredão de oito metros é para os fortes (e fracos também)
Samba-de-roda do recôncavo, uma das atrações da roda de capoeira
Grupo Gangara, do Mestre Nal, fez show de capoeira e samba-de-roda


Nem só de rodada de negócios e feito um salão de turismo. No Salão Baiano de Turismo há alguns itens que são pura diversão. Na maquete da Bahia, logo à entrada do Pavilhão de Feiras, os visitantes 'brincam' de achar o rio da infância, o destino visitado, os detalhes das regiões turísticas do estado representadas em miniaturas. No ciclorama, um cenário no estilo dos da tevê, que até achei que seria sem graça, a garotada e os jovens adoram fazer poses, fingindo defender um gol, estar na praia ou subindo as escadarias do Bonfim. O cenário da Fonte Nova é o campeão de fotos, de acordo com a fotógrafa Isabel Sant'Ana, de plantão para clicar os atletas da hora. Na parede de escaladas, destemidos vão a oito metros de altura, escalando uma estrutura similar a um paredão de rocha. Tudo gratis! Neste momento, acontece uma roda de capoeira no Centro de Convenções da Bahia. O evento é promovido ela Setur.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Cozinha show ensina delícias no Salão do Turismo

Professor Uelsimar Santos, do Senac, ensina mais uma deliciosa receita na Cozinha Show, uma das atrações do II Salão Baiano do Turismo, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Os visitantes aprendem a receita e depois degustam os pratos. O salão vai até domingo, 14, e a entrada é franca. A receita da hora se chama Fusão, que combina carne de sol, cabrito, aipim, lagosta e camarão. A cozinha show é promovida pela Abrasel, com parceiros como o Senac. A apresentação é da jornalista Fernanda Mattos. Corre pra cá porque o aroma da receita está maravilhoso!

Published with Blogger-droid v2.0.4

Cenários, artesanato e comidas típicas:primeiro dia do salão

Marinalva, Lívia, Tupia e Itaitalha posam no cenário da Chapada (Ciclorama)

À primeira vista pode até parecer que o II Salão Baiano de Turismo é um evento somente destinado a profissionais da área, para discussões em torno dos destinos turísticos do estado. Há mesas redondas e debates, rodadas de negócio e muitos folhetos espalhados sobre balcões com o objetivo de atrair os olhos dos jornalistas especializados, blogueiros, agentes de viagem, empresários do setor. No entanto, para o público, é uma viagem com pequenas amostras do que a Bahia tem a oferecer.

A entrada é gratuita: só aí já é um bom motivo para visitar. Há barraquinhas de comidas, doces e bebidas típicas; pra vender, tudo bem, mas pelo menos em um só lugar pode-se comer beiju recheado com doce ou salgado (ou tapioca, como queira), carne-do-sol (quer algo mais típico), licores diversos, mingaus e acarajé.
Assistente social de Paulo Afonso e tapeçaria do projeto Arte de Tecer

Alguns estandes de municípios, como Paulo Afonso, cidade do Norte da Bahia, o destaque foi  a tapeçaria artesanal, em linha de algodão. O mérito do trabalho é que é feito por mulheres em situação de risco (vítimas de violência doméstica), assistidas através do Programa Social do município Arte de Tecer, com apoio da Secretaria de Educação do município. De acordo com o diretor de turismo, Marlos França, a tecelagem artesanal é um dos fortes de Paulo Afonso, principalmente no pólo do distrito de Malhada Grande, que há mais de 50 anos, afirma, exporta trabalhos para países como Itália, por exemplo.

Vários exemplos do artesanato da Bahia estão em exposição 

Outro estande imperdível é o de Maragogipinho, com a arte cerâmica famosa pela divulgação através da Feira dos Caxixis, de Nazaré das Farinhas. Mas ao contrário do que muitos pensam, alerta o artesão Duti Araújo, as peças não são produzidas em Nazaré, mas em Aratuípe, do qual Maragogipinho é distrito. Segundo ele, pelo menos 95% dos cerca de três mil moradores do distrito vivem da arte da cerâmica. Algumas peças de decoração e utilidades para a casa estão à venda, com preços variando entre R$ 15 e R$ 50.

Artesão de Maragogipinho levou artigos em cerâmica para vender
Caso queira saber como as peças de tapeçaria, rendas e cerâmica são feitas, há duas opções: o estande de Saubara (município da região turística da Baía de Todos-os-Santos) que fará demonstração de confecção da renda de bilro no domingo, 14, ou visitar o estande destinado ao Turismo Rural, onde a professora e artesã Simone Assis manipula um tear (e até domingo produzirá um tecido matizado de quatro metros), a professora e artesã Lode demonstra como se faz a renda de bilro, e o professor Newton produzirá no torno, uma peça de cerâmica por dia.

Estande do turismo rural: artesã demonstra o manejo na arte do tear

O II Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções da Bahia, Praia de Armação, vai até domingo, 14, a partir das 14h, com entrada gratuita.

Nem o secretário de Turismo Domingos Leonelli resistiu  ao som do Rixô Elétrico

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Desfile do Rixô Elétrico fecha primeiro dia do salão de turismo


O Rixô Elétrico de Fred Menendez, uma espécie de minitrio movido a empurrão, cujo instrumento principal é a guitarra baiana, circulou entre os estandes da Salão Baiano de Turismo, tocando músicas de carnaval, músicas juninas, sucessos antigos, entre outros, e arrastando os participantes em um animado cortejo pelo Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia.


O cortejo foi uma das últimas atrações do primeiro dia de abertura ao público do evento, cujo objetivo é divulgar os destinos turísticos do estado.
Published with Blogger-droid v2.0.4

Praça de alimentação serve comidas e doces típicos

(Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)
Acarajé de Oiá, servido por Dona Emília, baiana do Porto da Barra, é apenas uma entre as muitas iguarias da praça de comidinhas do Salão Baiano de Turismo, evento promocional do destino Bahia.

A praça tem também mingaus diversos (R$ 3), bolos diversos (R$5, a fatia), carne do sol, siri catado e sarapatel (R$ 10, o prato), beiju com recheio (R$ 5), entre outras delicias da Bahia.

Para beber, um bom licor cremoso, de jenipapo ou jatobá (R$ 3, a dose), preparados por Orlando do Palácio do licor. O salão vai ate domingo, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Repentistas fazem show no Centro de Convenções




Paraba da Viola e Zé Quirino de Oliveira, repentistas que atuam na Praça Cayru, defronte ao Mercado Modelo (Cidade Baixa de Salvador), ocuparam o palco principal do II Salão Baiano de Turismo, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convencões na noite desta quinta-feira, 11. O show começou logo após a mesa de debates com os blogueiros de turismo brasileiros, como Silvia Oliveira (@matraqueando), presidente da associação que reúne a categoria (ABBV) e o jornalista Ricardo Freire (@riqfreire), do site Viaje na Viagem. 


Published with Blogger-droid v2.0.4

Especialistas falam sobre a importância da web para o turismo


Adicionar legenda
A palestra do Professor Pedro Cordier abriu as exposições sobre o tema Mídias Sociais do Núcleo do Conhecimento, nesta quinta-feira, 11, durante o II Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções. A blogueira Clarissa Donda e o professor Yuri Almeida foram os expositores seguintes. Os expositores falaram aos participantes sobre a importância da divulgação do produto turístico de empresas e órgãos governamentais através da web. Conteúdos de boa qualidade ajudam na hora da decisão sobre a escolha do destino. Para isso, ensinou Yuri Almeida, "a mídia social e digital é fundamental. Quem não está nas redes, esqueça, porque não dá mais pra seguir adiante", alertou.Também participou desta mesa, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, que falou sobre a experiência do instituto de turismo na rede e as ferramentas que disponibiliza para os turistas. O Salão abre os portões ao público a partir das 14h, até domingo, 14. O evento é realizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Published with Blogger-droid v2.0.4

Hoje é dia de blog de viagem e mídias sociais no salão

O blogueiro e turista profissional Ricardo Freire (@RiqFreire e @ViajenaViagem), fundador do site Viaje na Viagem, é um dos convidados desta quinta-feira, 11, no II Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções da Bahia. Ele mediará, a partir das 16h30min, o debate sobre blogs de viagem, que também terá a participação das blogueiras Janaíana Calaça (blog Jeguiando); Natalie Soares (blog Sunday Cookies); Raphaella Aretakis (blog Rapha no Mundo); e Silvia Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV). O debate faz parte da programação do Núcleo do Conhecimento.

Mídias Sociais - O painel especial sobre Destinos Turísticos e Mídias Sociais: Desafios e Oportunidades será apresentado às 10h, no no auditório Ossain. Entre os convidados, o jornalista e professor Yuri Almeida, o especialista em Jornalismo Digital e também professor Pedro Cordier e a jornalista Clarissa Donda, além do assessor de comunicação social da Setur, Gabriel Carvalho.

No mesmo dia, às 19h, no estande da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Clarissa Donda lança o livro Papo de viagem & outras histórias de bar, escrito em parceria com a também blogueira Janaína Calaça, que é baiana.

O público pode visitar o evento gratuitamente das 14 às 20h até domingo, 14, informa a Secretaria de Turismo (Setur), promotora do evento.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Show de Mariene de Castro marca abertura de salão do turismo

(Fotos: Tatiana Azeviche/Setur)

Um show da cantora Mariene de Castro fechou com chave de ouro, na noite desta quarta-feira, 10, a solenidade de abertura do  II Salão Baiano de Turismo, evento promocional do destino Bahia que vai até o próximo domingo, 14, no Centro de Convenções, em Salvador. A festa contou, ainda, com o desfile de integrantes do bloco de carnaval Cortejo Afro, do Rixô Elétrico de Fred Menendez e, claro, dos discursos e visita aos estandes pelas autoridades. A abertura contou com a presença do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, do governador Jaques Wagner, do secretário de Turismo do estado, Domingos Leonelli, e do prefeito de Salvador, ACM Neto.

Na fita: ACM Neto, Gastão Vieira, Domingos Leonelli e Jaques Wagner

A partir desta quinta-feira, 11, às 14h, o público já pode visitar o Salão, cuja entrada é gratuita, bastando apenas ao visitante fazer o credenciamento no próprio local. A expectativa da Secretaria de Turismo (Setur) é atrair 12 mil visitantes. Para isso, programou shows, manifestações culturais, gastronomia, estandes com informações sobre os destinos turísticos do estado, entre outras atrações.

Em paralelo, acontece também até domingo, a Bolsa de Turismo do Nordeste (BNTM) que este ano conta com 240 operadores de turismo internacional, e a Feira da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem).

Estandes vão apresentar ao público as atrações turísticas da Bahia


Mídias Sociais - Nesta quinta-feira, 11, haverá um painel especial sobre Destinos Turísticos e Mídias Sociais: Desafios e Oportunidades. A programação faz parte do Núcleo do Conhecimento, no auditório Ossain, às 10h. Entre os convidados, o jornalista e professor Yuri Almeida, o especialista em Jornalismo Digital e também professor Pedro Cordier e a jornalista Clarissa Donda. No mesmo dia, às 19h, no estande da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Clarissa  lança o livro Papo de viagem & outras histórias de bar, escrito em parceria com a também blogueira Janaína Calaça, que é baiana.

Ainda na quinta-feira, 11, Às 16h30, o jornalista, turista profissional e blogueiro Ricardo Freire, fundador do site Viaje na Viagem, comanda o debate sobre blogs de viagem, com a participação das blogueiras Janaína Calaça (blog Jeguiando); Natalie Soares (blog Sunday Cookies); Raphaella Aretakis (blog Rapha no Mundo); e Silvia Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem ABBV).