Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Brasileiro prefere ir de carro

O carro está em alta para viagens curtas pelo Nordeste do Brasil, afirma MTur

Na hora de viajar, 34% dos brasileiros preferem automóvel, o maior índice dos últimos quatro anos na pesquisa mensal do Ministério do Turismo. O percentual equivale à edição de novembro/2013 da Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem. Em comparação com outubro deste ano, o indicador aumentou de 29% para 34%. Em dezembro de 2009, 37% dos brasileiros que pretendiam viajar afirmaram que o carro seria o meio de transporte da próxima viagem.


De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o dado reflete o aumento das viagens de curta duração durante as férias. “Os deslocamentos inter-regionais e interestaduais aumentam muito nessa época. Verão e férias escolares, combinados, resultam no período de maior fluxo de turistas do Brasil: os sessenta dias entre o início de dezembro e o fim de janeiro”, explicou. Juntos, dezembro e janeiro são responsáveis por mais de 30% das viagens realizadas dentro do país por brasileiros, segundo o Estudo da Demanda Turística Doméstica.

O destino Brasil segue como favorito para 74% dos entrevistados e a região Nordeste é a escolhida para 46% dos consultados. Em segundo lugar, aparece a região Sudeste, com 22% da preferência. O sul vem em seguida, citado por 20% dos brasileiros que planejam viajar dentro do país, revela o estudo. 

 A sondagem mensal também apresenta as preferências dos turistas na hora de ecolher a hospedagem. Os hotéis lideram a preferência, escolhidos por 51% dos brasileiros que fazem planos de viajar. Em segundo lugar, estão as casas de parentes e amigos (38%).

A pesquisa do Ministério do Turismo é realizada mensalmente em sete capitais do país. O levantamento mede a intenção de viagem num horizonte de seis meses. São ouvidos (por telefone) dois mil domicíliosde Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. No mês passado, cerca de 32% dos entrevistados afirmaram que pretendiam fazer pelo menos uma viagem entre dezembro de 2013 e maio de 2014. (Fonte: MTur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário