Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tudo pronto para festejar o 2 de Julho na capital baiana

Caboclo representa o povo baiano na luta pela independência do Brasil

Nesta quarta-feira, 2, é comemorada a Independência do Brasil na Bahia, também conhecida como Dois de Julho, celebrada há 191 anos, quando o movimento popular liderado pelo povo baiano conseguiu consolidar a libertação do Brasil do domínio português.

A programação dos festejos que relembram o feito histórico e que acontecem até o sábado, 5, foi divulgada pela Prefeitura do Salvador por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que coordena as ações na capital baiana.

O Fogo Simbólico começou a ser conduzido por soldados do Exército e atletas baianos, da cidade de Cachoeira para Salvador e chega hoje à capital baiana, às 16h. Após passar pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, o Fogo Simbólico acenderá uma pira no Largo de Pirajá, na capital baiana.


Nos bairros históricos moradores enfeitam fachadas para passagem do cortejo

O ponto alto da festa é o desfile. Os festejos terão início às 6h do dia 2 de julho, na alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 9h, em frente ao Pavilhão Dois de Julho, naquele bairro, será feito o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador pelas autoridades.

O cortejo cívico, liderado com os carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, segue em direção à Praça Municipal pela manhã, e ao Campo Grande à tarde.

(Fotos: Max Haack/Agecom)
Eventos culturais

A programação cultural do Dois de Julho terá Encontro de Filarmônicas, organizado pelo maestro Fred Dantas, que também comanda com a orquestra o Baile da Independência na quinta-feira, 3. Nos dias 3 e 4, das 9h30 às 18h, acontece a Feira do Livro Ao Pé do Caboclo, promovida pela Fundação Pedro Calmon (FPC). Todos os eventos acontecem no Campo Grande.

O encerramento será feito no sábado (5), às 19h, com a chamada Volta da Cabocla – retorno dos carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla do Campo Grande para o Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha. O evento será animado pela Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais. (Fonte: Agecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário