Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Espaço Barroquinha divulga programação de setembro

Antiga foto da igreja da Barroquinha já como espaço cultural


O Espaço Cultural da Barroquinha está localizado em uma antiga igreja católica (que incendiou em 1984, foi recuperada e transformada em área para eventos como shows musicais, teatro e dança, exposições e seminários) que foi construída em 1726.


Nas proximidades deste templo surgiu o terreiro de Candomblé que deu origem aos três mais conhecidos terreiros da Bahia: a Casa Branca (o Axé Iya Nassô, o terreiro original), hoje na Avenida Vasco da Gama, o Gantois (Axé Iyámassé), hoje na Federação, e o Ilê Axé Opô Afonjá, instalado atualmente no bairro de São Gonçalo do Retiro.



Interior do Mosteiro de São Bento na hora do cântico dos monges


Outra informação interessante sobre o lugar, é que ele está localizado logo após a Ladeira de São Bento. Ao passar por lado, dê uma olhadinha no mosteiro e, com tempo, faça a visita na hora dos cânticos dos monges; é uma beleza.

Antes do centro cultural passe na feira de couro da Ladeira da Barroquinha


A antiga Ladeira da Barroquinha fica no local onde havia um riacho - mais tarde conhecido como Rio das Tripas - onde os holandeses construíram um dique para abastecer a cidade recém ocupada por eles (invasão de 1624). Haja história! Veja a programação cultural do espaço, localizado no Centro Histórico, com acesso pela Praça Castro Alves.


Programação do Espaço Cultural (clique na foto para ver em tamanho maior)
Uma boa forma de chegar à Praça Castro Alves: leia o post "Que tal de ônibus?", o preferido dos leitores do "Salvador em um dia".

Estátua de Castro Alves: ao vêla, você chegou à praça do poeta

Saiba mais sobre a Praça Castro Alves clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário