Páginas

sábado, 18 de outubro de 2014

Plano Inclinado Gonçalves entrará em atividade na segunda

Entrada da parte alta, cujo acesso se dá pela Praça da Sé, no Centro Histórico

Voltado para a Baía de Todos os Santos e localizado (a parte baixa) no coração do bairro antigo do Comércio, o Plano Inclinado Gonçalves volta a funcionar - fazendo a ligação da Cidade Alta  (Praça da Sé) com a Cidade Baixa (Comércio) da capital baiana - nesta segunda-feira, 20, anuncia a Prefeitura de Salvador. O diferencial deste ascensor - uma opção para quem não quiser usar o Elevador Lacerda - é que ele proporciona uma bela vista durante o percurso, por ser todo envidraçado. Vale a pena uma 'viagem'.


O Plano Inclinado Gonçalves ocupa a área da antiga rampa de transporte de víveres e água entre o porto e a cidade fortaleza, construída pelos jesuítas no século XVII e conhecida como "guindaste dos padres". De acordo com o artigo "A Rede de Ascensores Urbanos de Salvador: do guindaste dos padres aos dias de hoje", do pesquisador Nivaldo Vieira Andrade Júnior, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (leia o trabalho completo aqui), o PIG foi implantado entre 1887 e 1889 e o nome foi em homenagem ao diretor da Companhia Circular de Carris da Bahia, Manuel Francisco Gonçalves, em substituição ao nome da princesa Isabel, já que à época da inauguração a família imperial do Brasil já havia sido deposta e exilada.

"Entre 1887 e 1889, antes mesmo de ser iniciada a construção do Elevador do Taboão, foi implantado o Plano Inclinado Isabel, no mesmo local do antigo Guindaste dos Padres, aos fundos da velha igreja do Colégio dos Jesuítas, apenas 350 metros a nordeste do Elevador Hidráulico da Conceição. O “Chariot”, como foi imediatamente apelidado, foi uma iniciativa da Companhia Circular de Carris da Bahia, que se instalou em Salvador em 1883 e que em 1887 já operava quatro linhas de bonde na cidade."

De acordo com a Prefeitura, o equipamento passou por um período em manutenção, após ficar parado por mais de dois anos. Em fevereiro de 2014 foi reinaugurado, mas os bondes e maquinários apresentaram um problema causado por um curto circuito. O motor, de confecção exclusiva, continua a Prefeitura, teve que ser enviado ao Rio de Janeiro para a confecção de peças em uma empresa especializada.

Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o motor já totalmente recuperado foi mandado de volta a Salvador e chegou na última segunda-feira, 13. “Por medida de segurança estão sendo realizados alguns ajustes necessários nos freios e cabos, para assim reativá-los”, assegurou o superintendente, que mandou fazer uma revisão completa no Plano Inclinado Gonçalves enquanto o problema no motor era resolvido. (Com informações da Agecom e do site do Iphan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário