Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Projeto leva poesia aos jardins do Passeio Público

Passeio Público e Palácio da Aclamação(Foto: Jefferson Vieira/Divulgação)


Quem for ao Passeio Público, jardim localizado ao lado do Palácio da Aclamação, no centro da cidade, vai ter uma grata surpresa a partir de terça-feira, 19: encontrará as diversas árvores do local enfeitadas com poesia. Trata-se do Projeto "Pé de Poesia", cuja proposta é levar a arte poética aos espaços públicos de Salvador.

Aí você pergunta: mas como? Bom, de acordo com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), responsável pela administração do parque, um total de 600 poesias foram impressas em material especial (placas de PS), das quais 500 são de autoria de poetas contemporâneos e 100 homenageiam os dois maiores expoentes líricos da Bahia: Gregório de Mattos e Castro Alves.

Entrada do jardim e varanda lateral do Palácio (Foto: Divulgação)


Saiba mais sobre o jardim. O Passeio Público é um espaço nobre da capital baiana, e um de seus atrativos é a vista para a Baía de Todos os Santos. Outro atrativo é a quantidade de espécies da flora em um ambiente bucólico. E em terceiro lugar, é considerado um museu a céu aberto pela sua importância arquitetônico-paisagística e urbanística, e os diversos elementos artísticos espalhados pelo local, como belas estátuas.

Além disso, ele fica atrás de um dos mais belos palácios da cidade, o Aclamação, antiga residência dos governadores da Bahia e que já foi o único museu-residência da cidade, hoje fechado ao púbico.

Coordenado pelo escritor e músico Fabio Shiva, as placas-poemas ficam à disposição do público até meados do mês de maio. “Pé de Poesia” é um projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Servdonto, Artgraphic, Editora Cogito e Britto Serigrafia. A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Pé de Poesia


Serviço
O quê: Projeto “Pé de Poesia” no Passeio Público
Quando: de 19/04 a 16/05, aberto às 10h
Onde: Paseio Público (Avenida Sete de Setembro, ao lado do palácio da Aclamação - Campo Grande
Quanto: Entrada gratuita

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Prevista reabertura do Palace Hotel para o segundo semestre

Maquete de como é a nova cobertura do Fera Palace Hotel (Divulgação)

Acabei de ler no site "Forbes Brasil": Salvador vai ter de volta um dos ícones dos anos áureos da hospedagem no Centro Histórico. Desativado e abandonado por mais de uma década, o Palace Hotel, localizado na Rua Chile, bem próximo à Praça Municipal, em breve reabrirá suas portas. O novo proprietário - o empresário mineiro Antonio Mazzafera, da Fera Investimentos - investiu R$ 50 milhões em uma reforma geral na estrutura histórica do hotel, que já foi um dos mais glamourosos da cidade.

Hotel Palace nos anos áureos da Rua Chile no início do Século XX

Entre outras coisas, o hotel ganhou uma piscina de borda infinita na cobertura, com vista para a Baía de Todos os Santos. O salão do antigo cassino foi transformado em salão de eventos. E o espaço antes ocupado pela antiga loja de roupas masculinas, O Adamastor, manterá o nome, mas será transformado em restaurante. Adamastor era pai do cineasta Glauber Rocha. A reinauguração está prevista para o segundo semestre de 2016. O arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl assina o design interno do novo Palace. Quer saber mais? Então clique e veja mais fotos no Forbes Brasil.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Por falar em Pelô...a região agora agora tem novo guia completo


O guia "Pelourinho Dia e Noite" já está a disposição do turista no Mercado Modelo (Comércio) e Elevador Lacerda, em sua versão impressa, e também na versão online (clique aqui). Elaborado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o exemplar traz endereços e telefones de famosos bares e restaurantes. Contém ainda informações sobre horário de abertura e fechamento dos museus, dias de funcionamento das lojas e ateliês, onde e quando acontecem as missas nas famosas igrejas, telefones dos teatros e centro culturais demais informações necessárias para a realização do passeio completo na região. (Fonte: Agecom)

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Site da Ásia inclui restaurante do Pelô entre melhores do mundo

No Senac o visitante pode ver resquícios de uma das portas de Salvador

O principal portal de informações turísticas voltado para o público asiático acaba de incluir um restaurante do Centro Histórico de Salvador entre os melhores do mundo. O agraciado foi o Restaurante Escola Senac Pelourinho, agraciado com o "Top Choice 2016", do Lianorg.com.

Agora o restaurante soteropolitano terá um selo, além de uma página individual no portal. As indicações são feitas pelo júri do site e pelos próprios visitantes da China, Japão e outros países da Ásia. O ranking de excelência para o turista asiático é dividido em quatro categorias: hotéis, atrações turísticas, restaurantes e lojas.

O Senac tem tradição de culinária típica baiana. está localizado no Largo do Pelourinho, no coração do Centro Histórico de Salvador. No complexo, há uma escola de culinária e o Museu da Gastronomia Baiana, único na América Latina dedicado ao tema. O restaurante serve, na hora do almoço, um buffet de 40 iguarias típicas. (Com informações e foto do Senac)