Páginas

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Salvador terá 5 dias de festa com Festival da Virada a partir do dia 28

Arena Daniela Mercury na orla da Boca do Rio está em fase final de preparativos (Foto: Secom Salvador)

Daqui a dois dias, nesta quinta-feira, 28, começa o Festival Virada Salvador em comemoração à chegada do Ano Novo. A festa, que vai até 1º de Janeiro, será realizada na Arena Daniela Mercury, localizada na orla do bairro da Boca do Rio (área onde antes funcionou o aeroclube de Salvador).

A programação de abertura terá Cortejo Malê Debalé, Gustavo Lima, Gilberto Gil, Aviões, Pablo Vittar, Harmonia do Samba e Duas Medidas. A grade de shows também contará com nomes como Skank, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan, Luan Santana, Danniel Vieira, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Bell Marques, Aviões, Wesley Safadão e Solange Almeida.

Entre as atrações de lazer o festival vai contar com uma roda gigante de 36 metros de altura


Serão cinco dias de festa, com 40 atrações e 300 artistas de acordo com o site oficial do evento. Na noite da virada, serão 15 minutos de queima de fogos. Os portões serão abertos diariamente às 16 horas e os shows começam às 18 horas. Veja informações completas no site Virada Salvador.

 

domingo, 17 de dezembro de 2017

Que venham os turistas (II): Bahia espera 5,6 milhões de visitantes


Programação cultural da capital baiana atrai turistas para o centro histórico de Salvador (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Junto com o verão nesta quinta-feira, 21, a expectativa, na Bahia, é um incremento de 5,6 milhões de visitantes (8,46% a mais que na temporada anterior) nas 13 zonas turísticas do estado, estima a Secretaria de Turismo. O verão representa 37% de todo o movimento de turistas no estado. Parte desse incremento de turistas nacionais e internacionais deve-se aos novos voos para os destinos baianos, assegura a Setur.

As companhias aéreas Gol, Latam, Azul e Avianca anunciaram mais de 3,4 mil frequências adicionais para cidades como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. No verão passado foram 1,5 mil. Há, ainda, os voos com origem em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai) em direção a Salvador. Fatores como a redução de ICMS para o combustível de aviação e a promoção da Bahia contribuíram para o reforço da malha aérea, afirma o secretário do Turismo, José Alves.

Que venham os turistas (I): Salvador na lista dos dez mais do verão

Turistas desembarcam no terminal de passageiros do Porto de Salvador (Bruno Concha/Secom Salvador)


Faltam três dias para começar oficialmente o verão no hemisfério Sul e os órgãos oficiais de turismo já estão comemorando as boas perspectivas para a estação mais quente. A próxima quinta-feira, 21, corresponde, também, ao início oficial da Alta Temporada que este ano já aponta um crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2016. A previsão do Ministério do Turismo é a realização, por brasileiros, de 74,13 milhões de viagens até fevereiro de 2018 ficando para os dez destinos mais procurados - Salvador entre eles - 10% deste total de deslocamentos de turistas.

Nos dez mais do Brasil, Salvador aparece em quinto lugar de procura por brasileiros e uma expectativa de receber 1,69 milhão de visitantes. À frente estão São Paulo (3,28 milhões), Florianópolis (2,09 milhões), Rio de Janeiro (2,03 milhões) e Praia Grande (1,86 milhão). Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Cabo Frio (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Recife (PE) são os cinco outros destinos da lista dos dez mais da temporada de verão. A movimentação deve injetar, de acordo com o MTur, R$ 100,8 bilhões na economia durante o período, em vários setores do turismo brasileiro. Os números apresentados pelo MTur têm como base pesquisas do IBGE divulgadas no início do mês.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Novo gramado para o Farol da Barra. Viva!

As obras estão em andamento e preveem também a construção de um mirante (Foto: Bruno Concha/Secom Salvador)

Enfim começou a recuperação do gramado do entorno do Forte de Santo Antônio da Barra, uma das mais belas paisagens históricas e naturais de Salvador. Onde hoje turistas e moradores deslumbram-se com o pôr do sol e a linda Baía de Todos os Santos era o ponto de observação no qual os colonizadores faziam vigília para prevenir-se da entrada de navios inimigos na Cidade da Bahia. A primeira estrutura ali erguida data de 1596.

A Prefeitura informa que está utilizando 2,4 mil metros quadrados de grama da espécie Esmeralda, que se adapta bem ao solo e ao clima soteropolitanos. Uma boa notícia - desde que o equipamento não interfira muito na paisagem como já dissemos, histórica - será a construção de um mirante para observação do pôr do sol.

Turistas e moradores vão à Barra fotografar e aplaudir o espetáculo do sol (Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Se bem que nem precisa, já que as pessoas que frequentam o farol têm duas boas opções: ou sentar-se na grama na parte voltada para o mar, e aplaudir, como é feito diariamente em dias ensolarados; ou entrar no forte, visitar o Museu Náutico da Bahia ali instalado (pagando ingresso) e apreciar o espetáculo do pátio onde está fincado o farol.

As obras incluem "mirante para observação e contemplação, tirar fotografias e passeios em família. As intervenções abrangem ainda a colocação de guarda-corpos, elementos de acessibilidade no entorno do forte e nova iluminação cênica", informa a Prefeitura.

Turismo. O Forte de Santo Antônio, o de Santa Maria e o de São Diogo, o trio defensivo da entrada da Baía de Todos os Santos nos anos do Brasil Colônia e seguintes. compõem um circuito turístico que pode ser feito a pé pela orla da Barra. Nele, o turista visita três museus. Além do Náutico (cujo acervo é composto, entre outros, por obras resgatadas de embarcações naufragadas - saiba mais aqui), os espaços Pierre Verger (fotografias), no Santa Maria, e o Carybé (artes plásticas), no Diogo. Às quartas-feiras, a entrada é grátis nos dois últimos.

domingo, 10 de dezembro de 2017

Natureza é tendência 2018 e Bahia está entre 12 melhores do mundo

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Turistas ficam encantados com a beleza da Chapada Diamantina (Fotos: CristaNasc/Salvadoremumdia)


A pesquisa anual realizada pelo site de viagens Skyscanner revela que os lugares de ecoturismo e história estão entre os mais desejados, no mundo, para o próximo ano. O portal identificou três localidades brasileiras, com atrativos para os segmentos de ecoturismo e natureza, entre as mais procuradas para viagens que serão realizadas em 2018.

Destas, duas são do Nordeste, entre as quais Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia, cidade colonial ,  tombada  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A outra cidade nordestina é Parnaíba, no Piauí, enquanto a terceira cidade brasileira citada é Foz do Iguaçu, no Paraná.

De acordo com o Ministério do Turismo, que divulgou a informação, a inclusão das cidades nordestinas "entre os 12 destinos-tendência pelo buscador Skyscanner confirmam dados da sondagem de intenção de viagem do Ministério do Turismo que aponta o Nordeste como a região destino da maioria, 49%, dos brasileiros que pretendem viajar até abril de 2018. A região Sul, onde fica Foz do Iguaçu, deverá ser a terceira mais demandada, depois do Sudeste, com 14,3% das preferências".

www.salvadormumdia.blogspot.com
Lençóis tem trilhas turísticas de baixa dificuldade em meio à natureza esculpida pela água 

Lençóis, localizada a 425 quilômetros de Salvador Salvador (com ligações vias ônibus ou avião) é considerada a porta de entrada da Chapada Diamantina e do Parque Nacional localizado na região. De Salvador para Lençóis, os voos custam a partir de R$ 369 (confira outras opções aqui). Lá o turista tem contato com cachoeiras, grutas, cavernas, cânions e piscinas naturais, em trilhas de diversos graus de dificuldade, além do casario histórico. A rede hoteleira é ampla, confortável e com preços para todos os gostos, de campings e albergues a hotéis de luxo.

O portal fez sua análise com base nos milhões de buscas realizadas pelos internautas em 2017. Os demais destinos da lista estão localizados na África, Ásia e Europa. O Skyscanner revela que dos 12 mais buscados em pesquisas pelos viajantes oito são de belezas naturais que proporcionam atividades à céu aberto, dois são de atrações históricas, e um por causa do evento esportivo - a Rússia, que sediará a Copa do Mundo 2018. Os demais da lista são: Islândia, Malta, Andaluzia, Portugal, África do Sul, Deserto do Atacama, Patagônia Argentina e Seul (Coréia do Sul).

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Elevador Lacerda completa 144 anos no dia da padroeira da Bahia

Elevador Lacerda visto da Praça Cayru (Fotos:Silvianasci/Salvadoremumdia)
 * Texto: Secom/Salvador / *Fotos (exceto as em P&B) : Silvianasci/Salvadoremumdia

“Quem chega na Praça Cayru/ Olha pra cima, o que é que vê?”. A figura citada nos versos iniciais da canção Retrato da Bahia, conhecida na versão do Trio Nordestino, não deixa mentir: o retrato fiel da Bahia tem a presença de um dos equipamentos mais queridos, visitados e fotografados de Salvador. E justamente no mesmo dia da celebração pelo dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição, o Elevador Lacerda comemora exatos 144 anos de inauguração.

“É através dele que milhares de pessoas se deslocam para as cidades Alta e Baixa. O belíssimo Elevador Lacerda nos proporciona uma vista da Baía de Todos-os-Santos e o acesso à rica cultura do Pelourinho”, enfatiza a baiana de acarajé Solange dos Santos, 64 anos.

Na foto histórica, o Lacerda e o Palácio Rio Branco ao lado com fachadas diferentes das que vemos hoje

Com a construção iniciada em 1869 e inaugurado em 8 de dezembro de 1873, o cartão-postal da capital baiana foi o mais alto elevador urbano do mundo e o primeiro edifício público modernista no Brasil. Concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto de Lacerda, inicialmente foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda – em homenagem ao idealizador – foi concretizado em 1896.

Placa em homenagem ao engenheiro Antônio de Lacerda


Em 1906, o sistema foi modificado para tração elétrica e, 21 anos depois, a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia, empresa concessionária do elevador, passou a ser controlada pela General Eletric. Com isso, uma nova mudança foi realizada: a ampliação do equipamento com a construção de uma nova torre de 73,5m, mais duas cabines e ponte superior de acesso.

Praça Municipal com a fachada do Lacerda (à esquerda) em dois tempos: séculos XX e XXI


A inauguração da estrutura atual ocorreu em 1º de janeiro de 1930. Devido à importância, o ascensor foi tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 7 de dezembro de 2006.


Uma das vistas que o turista tem quando percorre os corredores de acesso às cabines. Vá devagar para curtir muito!

Entre as cabines, na parte alta, janelões garantem vistas panorâmicas belíssimas!

O guia turístico Jorge Gomes, 42 anos, reforça o relato ao afirmar que, antes, o Elevador Lacerda também era utilizado como transporte de cargas e serviu para muitos comerciantes naquela época. “Continua sendo um ponto turístico muito importante para a nossa cidade. Baianos e turistas utilizam todos os dias e percebem que é um meio de transporte com bom custo, rápido e de fácil acesso.

Ao lado do Lacerda, turistas aproveitam o mirante para contemplar a Cidade Baixa. De lá pode-se ver...


Meio de transporte – Administrado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o ascensor transporta cerca de 28 mil pessoas diariamente, entre 6h e 23h, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 22h, aos sábados e domingos. A tarifa custa apenas R$ 0,15. A viagem é quase expressa – dura apenas 30s.

... o Mercado Modelo, o Forte de São Marcelo, a Baía de Todos os Santos (na foto) e até a Igreja do Bonfim!

“Não sabia que era tão rápido para chegar até aqui (Praça Cairu). A vista que podemos contemplar é linda e vale muito a pena”, disse o turista mineiro Marcos Teixeira, 37 anos.

Fachada do Lacerda na Praça Municipal com a famosa Sorveteria Cubana nos extremos laterais


Para se manter em funcionamento durante todo esse tempo, diversas ações de reforma e manutenção já foram realizadas. A ação mais recente nesse sentido foi realizada em 2013, com a substituição de duas cabines e revisão estrutural. Em 2014, uma novidade: a liberação do acesso às cabines para pessoas com bicicletas todos os dias, em parceria com o Movimento Salvador Vai de Bike.

28 mil pessoas por dia utilizam o cartão-postal queridinho dos turistas como meio de transporte em Salvador

“Este compartilhamento entre pedestres e nós ciclistas foi de grande importância. Ganhei tempo para chegar ao meu destino com o auxílio do Elevador Lacerda”, enfatiza o ciclista e cozinheiro Carlos Carrascosa, 52 anos. Ele ainda complementa que a liberação de acesso fez com que aumentasse a atratividade das ciclofaixas tanto no Comércio quanto no Centro Histórico.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Moda e sorvete hoje no brechó de marcas famosas no Rio Vermelho

Paula Magalhães se reinventou no Mosaico ensinando ao público como ser elegante usando a criatividade

Esta é para quem curte roupa de griffe, mas não quer desembolsar as fortunas que algumas custam. Nesta quarta-feira, 6, popularmente conhecida como HOJE tem o bazar Open Closet da apresentadora da TV Bahia e editora do jornal Correio Paula Magalhães. O brechó reúne mais de 300 peças de grifes como Gucci, Fendi, Farm, Zara, Animale, Arezzo e Ellus. O melhor: preços a partir de R$ 10, com opções à vista, no débito ou crédito.

Paula é popular em Salvador onde apresenta o Expresso da Moda no programa Moisaco que é exibido aos sábados à tarde para o público da Bahia pela emissora afiliada da Rede Globo. No quadro, que percorre a Bahia em busca de novidades, além dos lançamentos e eventos do mundo fashion e das principais griffes de moda do país e do mundo, a apresentadora reserva espaço dedicado especialmente a garimpar e montar looks elegantes com roupas, sapatos e acessórios de preços acessíveis escolhidas (ou melhor, achadas) em lojas populares da cidade e região.

Certa vez chamou a atenção do blog um quadro na antiga feirinha do couro (infelizmente retirada pela Prefeitura após reforma na Praça Castro Alves) localizada na escadaria da Barroquinha (conheça a antiga feirinha neste post aqui). Com a também editora do caderno Bazar, do Correio, Gabi Cruz, elas ensinaram como customizar as populares sandálias de couro da Barroquinha, tornado-as ainda mais interessantes além do precinho popular que os produtos têm.

Turismo: sorveteria fica próxima ao Farol da Barra


SORVETE e Turismo - E como o calor já chegou em Salvador - onde ele começa no dia 1º de janeiro e fica até o dia 31 de dezembro, com pequenos intervalos refrescantes - durante o brechó do Rio vermelho haverá o lançamento do novo sorvete da Sorveteria da Barra: Morango​ com Espumante​, criação exclusiva do Mestre Sorveteiro para as festas de fim de ano. Além desse, também estarão disponíveis os sabores  Coco Verde, Cupuaçu, Cajá, Mangaba, Doce de leite com Brownie e Chocolate Trufado.

Quem passar pelo brechó vai poder, ainda, adquirir peças exclusivas criadas pelo produtor de moda do Correio, Leo Amaral. A música fica por conta da DJ Ana Julieta, residente da festa Menina Veneno, da boate XYZ, que preparou um set especial para o evento.

Morango e espumante: lançamento para o Réveillon apresentado no brechó


Serviço
O que: Brechó Paula Magalhães
Quando: nesta quarta-feira, 6, das 10h às 17h
Onde: Cocar Showroom, na Rua Carijós, 32, Rio Vermelho
Sorveteria da Barra: Residencial Expresso 2222, Nº 683, na Avenida Oceânica

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Salvador ganha voo para Argentina no próximo ano

Gol se prepara para decolar como a maior empresa aérea operando no Nordeste (Foto: Silvianasci/salvadoremumdia)


Salvador ganhará mais um voo internacional, desta vez ligando a capital baiana à cidade de Rosário, na Argentina. As operações começam em junho de 2018 e a companhia responsável é a Gol Linhas Aéreas. A empresa vai receber redução da alíquota de ICMS na aquisição de querosene para aviação e, em contrapartida, aumentará em 20% o consumo do combustível no mercado baiano, além de assegurar novos voos nacionais a partir do aeroporto da capital baiana, informa o Governo do Estado.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 5, em reunião entre o governador Rui Costa, com a presença de secretários estaduais, entre os quais o de Turismo José Alves, e o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, alem de representantes da companhia aérea.

Kakinoff informou que a Gol iniciou as vendas de 56 voos semanais adicionais na Bahia o que torna a aérea a maior companhia do Nordeste e com maior frequência de voos. O secretário estadual do Turismo, José Alves, destacou que "para a alta estação, estamos esperando cerca de 5,6 milhões de turistas, um aumento de mais de 8% com relação ao ano passado. Essa parceria vem para atender essa grande demanda. Dos 3 mil voos extras que vamos receber,  a Gol será responsável por 1,5 mil”.

Divulgada grade de shows do Festival da Virada em comemoração ao Ano Novo

Arena (agora) Daniela Mercury será montada nesta área da orla da cidade (Foto: Valter Pontes/Secom Salvador)

E continuamos com a programação das festas em Salvador. Agora é a vez da grade de shows do Festival da Virada em comemoração à chegada do Ano Novo. A grade foi anunciada nesta segunda-feira, 4, pelo prefeito da capital baiana ACM Neto. A novidade? Bom, a nova arena de apresentações, na orla da Boca do Rio, que estava sendo chamada de "Arena Cidade da Música" mudou o nome para "Arena Daniela Mercury", o mesmo com o qual era chamada a área onde a festa acontecia antes, localizada no bairro do Comércio. E foram anunciados sete novos shows, além dos 22 já divulgados.

Serão 70 horas de música e 29 atrações no palco principal. Os novos nomes são Pabllo Vittar, Carlinhos Brown, que se apresenta com a Timbalada, Mariene de Castro, Gusttavo Lima, Jota Quest e Olodum. Os já anunciados são Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Skank, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan, Luan Santana, Danniel Vieira, Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Bell Marques, Duas Medidas, Rafa e Pipo, Aviões, Wesley Safadão, Solange Almeida, Alok e Saulo.

Veja a programação completa no final do post...

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Eparrei! Santa Bárbara abre ciclo de festas populares da Bahia

Imagem histórica de Santa Bárbara deixa a Igreja do Rosário (azul) e é levada em procissão (Fotos: Bruno Concha/Secom)

Começa hoje, 4 de dezembro, com a Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico, o ciclo de festas religiosas e populares da Bahia, conhecidas historicamente como Festas de Largo. Até o Carnaval, que cai na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2018, serão seis festas tradicionais e de rua em bairros de Salvador como Pelourinho, Comércio (Cidade Baixa), Rio Vermelho, Itapuã e a mais famosa de todas, Bonfim.

Para ter acesso ao Calendário Oficial do Verão de Salvador, que contará com mais de 40 atrações, entre festas privadas, ensaios, réveillon, festivais, shows e lavagens, clique aqui.

As outras festas do ciclo são: Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia (8 de dezembro, no bairro do Comércio - Cidade baixa); Santa Luzia (13 de dezembro, também no bairro do Comércio - Cidade Baixa); Lavagem do Bonfim (11 de janeiro, na Cidade Baixa); Lavagem de Itapuã (1º de fevereiro) e a Festa de Iemanjá (2 de fevereiro, no Rio Vermelho).

Durante a procissão é possível ver alguns monumentos históricos de Salvador como o Palácio Thomé de Souza (1986)


História. A Festa de Santa Bárbara no Centro de Salvador acontece desde 1641, quando foi construído o Morgado de Santa Bárbara, um ambiente composto por propriedades e capela ao pé da Ladeira da Montanha. Nesse local, foi instalado o Mercado de Santa Bárbara, onde os comerciantes prestavam cultos à santa. Um incêndio destruiu o que restava do morgado, e a imagem de Santa Bárbara, que ficava em uma capelinha própria, foi transferida para a Igreja do Corpo Santo, no Comércio. Na década de 80, a estátua foi deslocada para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. (Fonte: Secom Salvador)

Fiéis colorem as ruas de vermelho e seguem pela Ladeira da Praça para o quartel do Corpo de Bombeiros


Como a maioria dos eventos do ciclo, à exceção da festa de Iemanjá que é iminentemente ligada ao Povo de Santo, a Festa de Santa Bárbara tem vertente Católica e do Candomblé. Pelo sincretismo religioso, Santa Bárbara é associada ao orixá Iansã cuja saudação é "Eparrei!" e a cor, o vermelho. O efeito plástico no Centro Histórico é muito bonito, predominando nas vestes das pessoas e nos enfeites a cor do orixá, juntamente com o branco. Em suas casas, alguns devotos costumam oferecer caruru. O acarajé é tradicionalmente a comida oferecida a Iansã.

A festa conta com missa campal, saindo a imagem sacra de Santa Bárbara da Igreja do Rosário dos Pretos, onde fica guardada durante todo o ano. Após a celebração, baianas distribuem acarajé e os fieis seguem em procissão pelo Centro Histórico passando pelas ruas do Pelourinho, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Praça Municipal e desce a Ladeira da Praça em direção á sede do Corpo de Bombeiros de Salvador, do qual a santa é a padroeira. No quartel, os bombeiros homenageiam a santa acionando as sirenes dos veículos. A volta ao Pelourinho se dá pela Baixa dos sapateiros (Avenida JJ Seabra).


sábado, 2 de dezembro de 2017

Réveillon terá a última apresentação de Ivete Sangalo após gravidez



A última oportunidade para ver Ivete Sangalo em um show antes do nascimento das filhas será neste mês de dezembro. A cantora é a atração na noite de 31 de dezembro durante o Réveillon de Salvador. Estarão no palco ela e as gêmeas que espera para 2018 e cuja gravidez a tirou, pela primeira vez em seus mais de 20 anos de carreira, do Carnaval de Salvador. Para a cantora baiana, de Juazeiro, "esse Réveillon vai ser um dos mais especiais, pois vou estar na minha cidade com minha família, amigos e fãs. Isso não tem preço. Vai ser muito massa e eu estou preparadíssima para fazer um show bem lindo”, prometeu.

As comemorações pela chegada do ano novo em Salvador terá cinco dias de shows, de 28 de dezembro a 1º de janeiro, na Arena Cidade da Música na orla do bairro da Boca do Rio. A grade de shows será apresentada oficialmente nesta segunda-feira, mas estão confirmados, além de Ivete, Gilberto Gil,  Skank, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan, Luan Santana, Danniel Vieira, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Bell Marques, Aviões, Wesley Safadão e Solange Almeida.

Para a baiana, a festa é especial. “Tocar em Salvador é sempre maravilhoso. Agora, tocar em Salvador na virada é a garantia de um ano novo com muita sorte, perspectivas, alegrias e realizações. Salvador é uma cidade que eu amo demais e estar perto do meu público baiano tem um gosto muito especial”, afirmou. É terceira vez que Sangalo comanda a contagem regressiva da chegada de 2018 no Festival Virada Salvador, que ocorre pela primeira vez na Orla da Boca do Rio, na Arena da Música.

O novo hit da cantora “Cheguei pra te amar”, lançado em parceria com MC Livinho no fim de outubro, já tem quase um milhão de visualizações no Youtube, e a artista acumula mais de 300 canções, participações especiais e cerca de 15 milhões de cópias vendidas e 150 prêmios nacionais e internacionais.

O Festival da Virada é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur). O prefeito ACM Neto e o presidente da Saltur, Isaac Edington, anunciam a grade com programação completa nesta segunda-feira, 4, em entrevista coletiva a partir das 15h, no Palácio Thomé de Souza (Praça Municipal, Centro Histórico).