Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Novas marinas na Baía de Todos-os-Santos para atrair mais visitantes

Antes abandonada, a Marina da Penha ganha obras de ampliação (Elói Corrêa/GOVBA)

A Bahia está se preparando para ser um dos principais destinos internacionais do Turismo Náutico e subaquático. No último dia 21 foram afundadas duas embarcações na entrada da Baía de Todos-os-Santos, visando a formação de corais para atrair mergulhadores do mundo todo. Agora, o Governo do Estado parte para ações de construção e requalificação de quatro marinas da BTS, maior baía de águas abrigadas do Brasil e uma das maiores do mundo.

Em Salinas da Margarida, no recôncavo sul, um antigo píer está dando lugar a uma grande e nova marina. Na Ilha de Itaparica, duas marinas estão sendo reformadas, uma delas em Cacha-Prego. Já em Salvador, a Marina da Penha, que estava abandonada, está sendo ampliada e completamente reconstruída. O investimento é de aproximadamente R$ 63,7 milhões, com recursos do Prodetur. Nesta terça-feira, 1º, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, fez uma visita técnica às obras na capital baiana.


Duas embarcações vão virar abrigo de corais e ponto turístico subaquático (Camila Souza/GOVBA)

Quanto à submersão, foram afundados o ferry-boat Agenor Gordilho e o rebocador Vega. As duas embarcações submergiram a uma profundidade de 36 metros, em frente ao Yacht Clube da Bahia. O ponto de afundamento fica exatamente a 1,5 quilômetro da costa. “Um grande marco, comemorou Franco. "O turismo subaquático existe no mundo inteiro. Normalmente, as pessoas ficam mais dias na cidade que o de costume, gerando emprego e renda”.

Grande patrimônio turístico do estado, com águas mornas e navegáveis o ano inteiro, a BTS ainda carece de muita estrutura náutica, de acordo com o executivo da Setur, mas as novas construções vão impulsionar ainda mais o turismo e fazer isso de forma perene, durante o ano inteiro, não somente no verão”.

Ainda de acordo com Franco, "a BTS ganhará uma nova dinâmica de transportes, como já foi no século passado, das pessoas chegarem em Salvador pelo mar de forma segura e muito mais agradável, vendo o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra, patrimônios do nosso estado", ressaltou .


A vista a capital baiana para quem chega por mar (Tatiana Azeviche/Setur)


MARINAS - Salinas da Margarida nunca teve uma marina. Vai ganhar uma com 59 vagas secas, 60 vagas molhadas e posto de combustível, 12 lojas em área de intervenção total de 24 mil metros quadrados. As instalações incluem área de estar, café, lanchonete, banheiros, vestiários, administração, copa, quiosques com restaurantes e um módulo de serviços e estaleiro de manutenção. Outra edificação concentrará loja de conveniência e comércios e serviços voltados à demanda náutica e turística.

Com investimento em torno de R$ 11 milhões, o projeto da marina do município de Itaparica contempla 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e um posto de combustível, além de lojas e espaço para venda de alimentos e bebidas. O módulo é de marina flutuante. A área de intervenção total possui 4.744,03 metros quadrados. A marina costuma sediar muitas competições de vela e remo, além de passeios para Ilha dos Frades e Cacha-Prego. (Fonte: GOVBA e Setur Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário