Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Muito prazer, me chamo Diaurum e moro no zoo de Salvador

A oncinha macho foi batizada através do voto popular (Foto: Ascom/Inema)

Há quem não goste ou aprove, mas um passeio ao jardim zoológico é um ótimo exercício para adultos e crianças aprenderem a amar e respeitar a natureza, além de ser um excelente programa para curtir em família. Salvador possui um dos zoos mais antigos do país - começou a ser formado no século XIX - e está com novidade neste fim de semana.

Diaurum, nome de origem indígena que significa onça preta e poderosa, é como será chamado, a partir de hoje, o mais novo morador do Jardim Zoológico de Salvador. Ele nasceu no dia 15 de agosto e é o primeiro exemplar macho da espécie nascido no parque soteropolitano nos últimos dez anos. Ele já pode ser visitado.

O nome foi escolhido por voto direto, com a participação de seis mil "eleitores", através do site do zoo. O vencedor recebeu 41% dos votos, contra Zumbi dos Palmares em segundo com 37% e Osório, em terceiro, com 20%. Até agora ninguém explicou porque o nome Osório estava entre os concorrentes.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Olho no céu porque sábado tem show aéreo no Farol da Barra

Orion P3-AM quando foi apresentado ao público de Salvador em 2011


NR: Lamentamos informar que houve um acidente aéreo com uma das aeronaves da Esquadrilha Textor Air Show durante a apresentação na tarde deste sábado, 31, no Farol da Barra, orla de Salvador. A aeronave do Comandante André Textor, em uma das acrobacias, perdeu sustentação, caindo no mar. O piloto foi resgatado, levado para o Hospital Português, o mais próximo do local do acidente, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer.

Este ano a Base Aérea de Salvador resolveu comemorar o "Dia do Aviador" (e o seu aniversário) de forma diferente dos anos anteriores. Em vez de convidar o público para as suas dependências, na área militar do aeroporto (leia aqui), levará as suas atrações até os moradores e visitantes da cidade, com uma grande programação no Farol da Barra. O Sábado Aéreo acontece neste sábado, 31, das 10 às 17h, com show de acrobacias aéreas, desfile (sobrevoo) de aeronaves, demonstração dos cães de guerra e apresentação da Banda da Aeronáutica, entre outras atividades.

Os desfiles aéreos acontecerão em vários horários do dia, o primeiro às 10h, marcando a abertura oficial do evento. Três, das sete aeronaves de patrulha sediadas em Salvador - Orion P3-AM - farão voos de 30 minutos, com diversas passagens pelo Farol da Barra. Já o Pelotão dos Cães de Guerra da BASV, uma atração bem ao gosto da garotada, faz suas demonstrações às 15 horas. No final do post você pode saber a programação completa, com os horários de todas as apresentações, inclusive do show de acrobacias da esquadrilha Textor Air.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vem aí a próxima temporada de cruzeiros marítimos de Salvador

Cruzeiristas movimentaram mais de um bilhão de reais na temporada passada


Não sei se vocês sabem, ou se lembram - já expliquei muitas vezes aqui - quando pensei em fazer um blog de turismo, em final de 2011, meu primeiro pensamento foi para os turistas que chegam de navio, aqueles que têm menos de um dia para conhecer a cidade. Daí ter batizado o blog com o nome de "Salvador em um dia", Isso lá no primeiro dia de janeiro de 2012. E agora mais uma vez os turistas  inspiradores do meu blog estão voltando a Salvador.

Em Salvador, a temporada de cruzeiros marítimos começa no próximo dia 9 de novembro. De acordo com dados do site da Codeba (Companhia de Docas do Estado da Bahia), é a data em que o primeiro cruzeiro ancora na capital baiana, o MSC Armonia, chegando de Tenerife e levando turistas (em continuação à chegada ao Brasil) até a cidade de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. O último a deixar a temporada de navios será o MSC Splendida, que parte no dia no dia 10 de abril de 2016 rumo a Recife e de lá, de volta à Europa. A MSC também é a companhia que mais trará navios para o Brasil - cinco transatlânticos.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Carnaval de Salvador 2016 convidará o povo a ocupar a rua


Furdunço quando lançado em 2014 (Fotos: Max Haack/João Cardoso/Agecom)

O Furdunço, a mistura de expressões carnavalescas, no qual artistas, minitrios, agremiações, bandas de sopro e outros saem sem cordas nos circuitos da folia da capital baiana, desde que foi lançado, continua inspirando o Carnaval de Salvador, que já tem um tema para 2016: "Vem Curtir a Rua".

“É um chamado para toda a população. Acho que a principal conquista nos últimos anos do Carnaval de Salvador foi esse caráter de ocupação da rua, do trio sem cordas, do Furdunço, desse que foi um grande salto de qualidade que o Carnaval deu”, disse nesta terça-feira, 20, o  prefeito ACM Neto. O tema foi definido durante a reunião do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), realizada na última segunda-feira, 19.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Passeio rapidinho da Praça Cairu/Mercado Modelo) à Praça Municipal

Lacerda, com 72 m, liga a Praça Cairu à Praça Municipal. Ele data de 1872 
Não posso confirmar, porque não encontrei pesquisa sobre o tema, mas acredito que o Elevador Lacerda é um dos atrativos turísticos de Salvador que mais está no imaginário das pessoas que têm intenção de conhecer a capital da Bahia. Assim como o Mercado Modelo, só pra citar alguns dos ícones turísticos da Cidade Baixa. Vamos dar uma volta nele?

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Jornalista lança "Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB"

Perfilino Neto (Foto: Divulgação)


Este post é para quem gosta, pesquisa e ouve a boa e velha música popular brasileira. Depois de “Memória do Rádio” (2009), o jornalista, radialista, pesquisador musical, produtor e apresentador de programas Perfilino Neto lança na próxima quinta-feira, 22, o livro “Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB” (Editora Matarazzo-SP). A noite de autógrafos acontecerá, às 19 h, na Loja Pérola Negra, nos Barris.

Nas 200 páginas da obra, ilustrada com fotos, o leitor passeará por dados e curiosidades coletados nas entrevistas com artistas como Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Cartola, Braguinha, Beth Carvalho, Ângela Maria, Carmen Costa, Dominguinhos, Marinês, Nelson Cavaquinho, Genival Lacerda, Paulinho da Viola, Clementina de Jesus, Trio Nordestino, Orlando Campos, Osmar Macedo, Armandinho, Ederaldo Gentil, Edil Pacheco e muitos outros.


O charmoso local do lançamento fica defronte a Biblioteca Central


E o lançamento terá, claro, música, com as apresentações do quarteto Choro do Uirapuru, da cantora Marion Duarte (RJ) e da percussionista Ana Tomick (MG). Também estará presente a jornalista e escritora paulista Thais Matarazzo, autora de oito livros sobre música popular.

“Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB” vem acompanhado de um CD bônus, contendo um rico acervo de registros sonoros dos mais raros, com o total de 19 faixas.

Perfilino Neto dedicou os últimos 55 anos ao rádio. Ao longo deste tempo, montou um acervo de discos - os antigos "long playing" - que hoje está sob a responsabilidade do Irdeb, e pesquisou a MPB a fundo. Com o novo trabalho, ele mescla fatos divertidos, coletados em seu dia-a-dia de radialista-entrevistador, com histórias que o Rádio ainda não contou.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Centro histórico conta com ecotáxi para passeios ao Pelourinho

O triciclo circula de segunda a sexta-feira no centro e fins de semana na Barra
Aí você chegou a Salvador e vai dar uma voltinha pelo Centro Histórico. É básico. Mas não quer caminhar. Bom, caminhar pelas ruas de calçamento, ora antigo ora moderno, é a melhor opção, porque você pode parar, posar pra foto, conversar com as pessoas, ir até os mirantes ver a vista da Baía de Todos os Santos. Para quem não quer fazer a caminhada há a opção do triciclo.

O veículo foi usado durante a Copa do Mundo em Salvador e recentemente voltou às ruas históricas da cidade. Movido a eletricidade e pela impulsão (pedaladas) de um condutor, sai da Praça Municipal e segue até o Largo do Pelourinho, deixando o turista em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. A vantagem é que você pode ir fazendo selfies e fotografando tudo, sem se cansar. 

O ecotáxi fica estacionado na Praça Municipal defronte ao prédio da Câmara


De acordo com os condutores Silvano Araújo e Erivan Costa existem apenas quatro veículos em Salvador (os únicos do Brasil). Chamados de Ecotáxi, mas já batizados de "tuk-tuk" (por ser similar aos apresentados na novela "Caminho das Índias", atualmente sendo reexibida pela Rede Globo), têm capacidade para dois adultos (com uam criança de colo) ou um adulto e duas crianças. Cada passageiro (exceto crianças até dois anos) paga R$ 5 (crianças de dois a 12 anos, R$ 3).

Caso queira experimentar o passeio, ele só acontece de segunda a sexta-feira no Centro Histórico. Aos sábados e domingos, os veículos são levados para a Barra, circulando entre o Farol e o Porto ou entre o Farol e o Barracenter. (Fotos: Silvianasci/salvadoremumdia. Este não é um post patrocinado)