Vou reproduzir pra vocês os atrativos pelos quais o turista vai passar, seguindo o mapa, já indicando que pretendo fazer o passeio assim que a situação na cidade se normalizar. Como vocês sabem, estamos enfrentando, em Salvador, desde o dia 1º de fevereiro de 2012, problemas por causa da greve por melhoria salarial dos policiais militares. As ruas, no entanto, são, atualmente, guarnecidas por soldados das Forças Armadas.
É um roteiro para quem chega de navio, pois começa no Porto de Salvador (bairro do Comércio), com duração de 3 horas. Dali, o visitante segue para o Museu do Ritmo, onde conhecerá o Trio Elétrico em sua versão original, aponta o folheto. Na verdade, o veículo exposto, que pertence ao cantor e compositor Carlinhos Brown, não é o trio elétrico original, a famosa fobica de Dodô & Osmar. Esta fica exposta na Casa da Música, Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã. O veículo do Museu do Ritmo é a Caetanave, um trio elétrico originalmente construído pelo empresário Orlando Tapajós em homenagem ao cantor Caetano Veloso, que havia composto a música "Atrás do Trio Elétrico (1969), divulgando nacionalmente um produto genuinamente baiano. O trio restaurado a mando de Brown circulou em um ou dois carnavais e, depois, foi recolhido ao museu.
O roteiro segue, indicando subir à Cidade Alta pelo Plano Inclinado do Pilar (nem sabia que ele estava aberto) e saltar no bairro do Santo Antônio para ver a Cruz do Pascoal, Convento do Carmo, que faz parte da rede Pousadas de Portugal, do grupo Pestana, e Ordem 3ª do Carmo, onde está a imagem do Senhor Morto, uma da mais importantes obras da arte sacra brasileiras. Faço um parêntesis aqui.
O Santo Antônio, em uma foto antiga...
O Santo Antônio é um dos bairros mais charmosos de Salvador. Histórico, e apesar de tomado por restaurantes e pousadas, ainda é residencial, com a padaria na esquina e os moradores antigos, o que lhe dá vida real. No Museu do Carmo, a imagem mais bonita, na minha opinião, era a do Senhor Atado à coluna, extremamente expressiva com seus olhos de rubis. Vou verificar se ainda está lá.
Igreja do Passo é o passo seguinte do mapa, com sua escadaria que foi cenário do filme e da minissérie "O Pagador de Promessas" (que tiveram os atores Leonardo Villar e José Mayer no papel principal em suas respectivas épocas). Em seguida, Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus (com a Catedral Basílica, a primeira Faculdade de Medicina do Brasil, o Cruzeiro de São Francisco e outras igrejas da região: São Domingos, São Pedro dos Clérigos, São Francisco e Ordem Terceira de São Francisco).
Fundação Casa de Jorge Amado faz parte do roteiro
Do Terreiro chega-se à Praça da Sé (e já estamos no sentido contrário do roteiro que apresentei aqui, outro dia) passando pelo Museu e Igreja da Misericórdia para chegar à Praça Municipal, onde está o Palácio Thomé de Souza, o Palácio Rio Branco, o Paço (prédio da Câmara de Vereadores) e o mirante ao lado do Elevador Lacerda.
Pelo elevador, o turista volta ao Comércio, na Cidade Baixa, e visita a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Padroeira da Bahia), à esquerda do ascensor, o Mercado Modelo, quase defronte, na Praça Cayru, e vê o Forte São Marcelo, no mar da Baía de Todos os Santos. Preciso checar se o forte ainda está aberto a visitação. Se estiver, vale a pena pegar a embarcação e dar uma olhada. A vista de Salvador é linda, de lá. Neste roteiro de 3 horas, você terá 38 atrações entre igrejas, museus, centros culturais, palácios, praças e prédios históricos, restaurantes de comida típica, docerias, sorveterias e tabuleiros de acarajé.
Seguimos no mapa da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur).
Nenhum comentário:
Postar um comentário