domingo, 5 de fevereiro de 2012

Antecipando uma caminhada histórica

Passeando em um dos shoppings da cidade (vou falar sobre eles mais adiante) peguei, em um posto de informações turísticas, um mapinha do Centro Histórico de Salvador com a indicação do tour a pé - caminhada histórica. Dei uma lida. Achei interessante.

Vou reproduzir pra vocês os atrativos pelos quais o turista vai passar, seguindo o mapa, já indicando que pretendo fazer o passeio assim que a situação na cidade se normalizar. Como vocês sabem, estamos enfrentando, em Salvador, desde o dia 1º de fevereiro de 2012, problemas por causa da greve por melhoria salarial dos policiais militares. As ruas, no entanto, são, atualmente, guarnecidas por soldados das Forças Armadas.

É um roteiro para quem chega de navio, pois começa no Porto de Salvador (bairro do Comércio), com duração de 3 horas. Dali, o visitante segue para o Museu do Ritmo, onde conhecerá o Trio Elétrico em sua versão original, aponta o folheto. Na verdade, o veículo exposto, que pertence ao cantor e compositor Carlinhos Brown, não é o trio elétrico original, a famosa fobica de Dodô & Osmar. Esta fica exposta na Casa da Música, Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã. O veículo do Museu do Ritmo é a Caetanave, um trio elétrico originalmente construído pelo empresário Orlando Tapajós em homenagem ao cantor Caetano Veloso, que havia composto a música "Atrás do Trio Elétrico (1969), divulgando nacionalmente um produto genuinamente baiano. O trio restaurado a mando de Brown circulou em um ou dois carnavais e, depois, foi recolhido ao museu.

O roteiro segue, indicando subir à Cidade Alta pelo Plano Inclinado do Pilar (nem sabia que ele estava aberto) e saltar no bairro do Santo Antônio para ver a Cruz do Pascoal, Convento do Carmo, que faz parte da rede Pousadas de Portugal, do grupo Pestana, e Ordem 3ª do Carmo, onde está a imagem do Senhor Morto, uma da mais importantes obras da arte sacra brasileiras. Faço um parêntesis aqui.

Uma rua...
O Santo Antônio, em uma foto antiga...

O Santo Antônio é um dos bairros mais charmosos de Salvador. Histórico, e apesar de tomado por restaurantes e pousadas, ainda é residencial, com a padaria na esquina e os moradores antigos, o que lhe dá vida real. No Museu do Carmo, a imagem mais bonita, na minha opinião, era a do Senhor Atado à coluna, extremamente expressiva com seus olhos de rubis. Vou verificar se ainda está lá.

Igreja do Passo é o passo seguinte do mapa, com sua escadaria que foi cenário do filme e da minissérie "O Pagador de Promessas" (que tiveram os atores Leonardo Villar e José Mayer no papel principal em suas respectivas épocas). Em seguida, Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus (com a Catedral Basílica, a primeira Faculdade de Medicina do Brasil, o Cruzeiro de São Francisco e outras igrejas da região: São Domingos, São Pedro dos Clérigos, São Francisco e Ordem Terceira de São Francisco).

Casa de Jorge Amado
Fundação Casa de Jorge Amado faz parte do roteiro

Do Terreiro chega-se à Praça da Sé (e já estamos no sentido contrário do roteiro que apresentei aqui, outro dia) passando pelo Museu e Igreja da Misericórdia para chegar à Praça Municipal, onde está o Palácio Thomé de Souza, o Palácio Rio Branco, o Paço (prédio da Câmara de Vereadores) e o mirante ao lado do Elevador Lacerda.

Pelo elevador, o turista volta ao Comércio, na Cidade Baixa, e visita a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Padroeira da Bahia), à esquerda do ascensor, o Mercado Modelo, quase defronte, na Praça Cayru, e vê o Forte São Marcelo, no mar da Baía de Todos os Santos. Preciso checar se o forte ainda está aberto a visitação. Se estiver, vale a pena pegar a embarcação e dar uma olhada. A vista de Salvador é linda, de lá. Neste roteiro de 3 horas, você terá 38 atrações entre igrejas, museus, centros culturais, palácios, praças e prédios históricos, restaurantes de comida típica, docerias, sorveterias e tabuleiros de acarajé.

Seguimos no mapa da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur).

Nenhum comentário: