sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vá...que depois eu vou!

No próximo post vou mostrar a vocês mais um bloco sem corda que desfila pelo Circuito Osmar acompanhado por banda de sopro e percussão. São os chamados blocos de camisa, que agregam não apenas os que estão com a indumentária mas, também, os foliões da pipoca que vão encontrando pelo caminho. Geralmente, estes blocos não passam na passarela oficial do circuito mais tradicional do Carnaval de Salvador, que apresento nas fotos a seguir, para matar a curiosidade dos turistas que a vêem pela tevê nas transmissões da festa.

O Circuito Osmar homenageia um dos criadores do trio elétrico, o músico Osmar Macedo. Começa no Campo Grande e segue pelo Forte de São Pedro, Avenida 7, passando por Mercês, Rosário, Piedade, Relógio de São Pedro, Ladeira de São Bento, Praça Castro Alves, de onde os blocos e trios retornam pela Rua Carlos Gomes (paralela à Avenida 7). Até 1986, era o único circuito oficial do Carnaval de Salvador. Em 1987, a festa ganhou oficialmente o Circuito Dodô, o famoso Barra-Ondina, em homenagem ao outro criador do trio, Antonio Adolfo Nascimento.


O Campo Grande (oficialmente Praça 2 de Julho) é um jardim urbano, criado pelos ingleses no final do século 19, e uma das principais áreas verdes do centro da cidade, com árvores centenárias, bancos, vegetação nativa, flores e o monumento ao 2 de Julho, com a estátua do caboclo, que representa a luta pela independência do Brasil na Bahia. Além do jardim, no bairro há monumentos e atrações como o antigo Hotel da Bahia, que já foi o mais requintando da cidade e está em obras para ser reinaugurado por uma nova rede de hospedagem de luxo; o Teatro Castro Alves, um dos maiores da América do Sul; o antigo Clube Cruz Vermelha, que originou o Carnaval de Salvador com seu desfile de rua, e o Forte de São Pedro, linha defensiva da Cidade da Bahia.

No Campo Grande passamos pela 1ª arquibancada

Entramos na passarela oficial do Circuito Osmar

Do lado esquerdo, camarotes; defronte ficam as TV's

Atrás da passarela, o nosso principal teatro, o TCA

A vista que o folião tem ao entrar na passarela oficial

Na saída, você vê parte da 2ª arquibancada do povão

Daqui, a galera vai em direção à avenida

No próximo post vamos saber que história é essa!

Nenhum comentário: