Entrada da parte alta, cujo acesso se dá pela Praça da Sé, no Centro Histórico |
Voltado para a Baía de Todos os Santos e localizado (a parte baixa) no coração do bairro antigo do Comércio, o Plano Inclinado Gonçalves volta a funcionar - fazendo a ligação da Cidade Alta (Praça da Sé) com a Cidade Baixa (Comércio) da capital baiana - nesta segunda-feira, 20, anuncia a Prefeitura de Salvador. O diferencial deste ascensor - uma opção para quem não quiser usar o Elevador Lacerda - é que ele proporciona uma bela vista durante o percurso, por ser todo envidraçado. Vale a pena uma 'viagem'.
O Plano Inclinado Gonçalves ocupa a área da antiga rampa de transporte de víveres e água entre o porto e a cidade fortaleza, construída pelos jesuítas no século XVII e conhecida como "guindaste dos padres". De acordo com o artigo "A Rede de Ascensores Urbanos de Salvador: do guindaste dos padres aos dias de hoje", do pesquisador Nivaldo Vieira Andrade Júnior, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (leia o trabalho completo aqui), o PIG foi implantado entre 1887 e 1889 e o nome foi em homenagem ao diretor da Companhia Circular de Carris da Bahia, Manuel Francisco Gonçalves, em substituição ao nome da princesa Isabel, já que à época da inauguração a família imperial do Brasil já havia sido deposta e exilada.
"Entre 1887 e 1889, antes mesmo de ser iniciada a construção do Elevador do Taboão, foi implantado o Plano Inclinado Isabel, no mesmo local do antigo Guindaste dos Padres, aos fundos da velha igreja do Colégio dos Jesuítas, apenas 350 metros a nordeste do Elevador Hidráulico da Conceição. O “Chariot”, como foi imediatamente apelidado, foi uma iniciativa da Companhia Circular de Carris da Bahia, que se instalou em Salvador em 1883 e que em 1887 já operava quatro linhas de bonde na cidade."
De acordo com a Prefeitura, o equipamento passou por um período em manutenção, após ficar parado por mais de dois anos. Em fevereiro de 2014 foi reinaugurado, mas os bondes e maquinários apresentaram um problema causado por um curto circuito. O motor, de confecção exclusiva, continua a Prefeitura, teve que ser enviado ao Rio de Janeiro para a confecção de peças em uma empresa especializada.
Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o motor já totalmente recuperado foi mandado de volta a Salvador e chegou na última segunda-feira, 13. “Por medida de segurança estão sendo realizados alguns ajustes necessários nos freios e cabos, para assim reativá-los”, assegurou o superintendente, que mandou fazer uma revisão completa no Plano Inclinado Gonçalves enquanto o problema no motor era resolvido. (Com informações da Agecom e do site do Iphan)
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