Voltamos! E temos em mãos o "Guia do Ócio 2016". A publicação é um daqueles livros que todo turista que visita Salvador precisa ter em mãos. É levinho, com suas 120 páginas e pequenos detalhes que vão enriquecer o passeio, mas que às vezes passam despercebidos pela maioria dos moradores e visitantes da cidade. Com certeza, perguntas como "qual o restaurante mais antigo de Salvador? Onde é possível comer uma moqueca de camarão farta e barata na cidade? Existe no mercado soteropolitano uma livraria especializada em quadrinhos?" serão respondidas a contento.
A publicação - de periodicidade anual - tem a coordenação editorial do jornalista José Antônio Moreno e a participação de diversos jornalistas e colaboradores. Esta equipe, de forma resumida, revela o que há de mais interessante na cidade. A começar que a edição 2016 comemora o título de Salvador como a "Cidade da Música", concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
"A capital baiana acumulou um patrimônio arquitetônico invejável, com igrejas cobertas de ouro, solares revestidos por azulejos artesanais, prédios adornados com entalhes e pinturas de artistas renomados museus com relíquias sacras e objetos históricos de grande valor. Mas isso é só uma faceta da cidade (...) A musicalidade mora em todos os bairros, sobretudo os de periferia", destaca o editor Antônio Moreno na apresentação da edição 2016.
Mas vamos ao que você pode encontrar na obra. O guia, que cabe em toda mochila ou bolsa de passeio, está dividido em 10 seções - Atrações Curiosas, Arte & Entretenimento, Literatura, Exposições, Patrimônio, Cultura Afro, Feiras & Mercados, Festas & Tradições, Passeios & Viagens, Bares & Restaurantes. Dá ênfase aos roteiros turísticos mais e menos convencionais de Salvador, destacando desde restaurantes populares a eventos de bairros e outras atrações originais e curiosas. Em cada um, além dos endereços e telefones, o leitor encontra resumos sobre as atrações e destaques.
Por exemplo, onde comprar discos antigos de vinil ou CD's e revistas em Salvador? Na loja Os Mutantes, "criada para garantir a paixão aos saudosistas que tem o vinil como principal referência musical". Fica no centro da cidade. Outra curiosidade que o Guia do Ócio desvenda: o maior acarajé do mundo, de quase um quilo, servido a partir da meia noite pela baiana Binha no bairro da Liberdade.
No roteiro de um dia, o que não deixar de ver |
Mas o que nós gostamos mesmo foi ver, logo na página 11, a nossa especialidade: "o que fazer em um dia". Ele informa: "mesmo diante de seus inúmero atrativos, é possível planejar uma visita para um dia apenas", ensina, seguindo-se um resumo bem interessante que vamos mostrar em fotos no post a seguir a este.
Outro tópico bem bacana, na página 99, é o de "Atividades ao Ar Livre". Por exemplo, em Salvador você encontra pedalada nas ciclovias instaladas em bairros turísticos e populares (a R$ 10), mergulho, futebol nas praias a qualquer hora (nosso famoso "baba", que os turistas chamam de "pelada"), surfe e kitesurf, aulas gratuitas de tai Chi Chuan nos parques e aulas de educação física na orla (Jardim de Alah), parques (Dique), praças e ruas de bairros (Caminho das Árvores).
Serviço
O quê: Guia do Ócio 2016
Quem assina: Companhia de Comunicação e Fábrica das Letras (editora). Coordenação editorial: José Antônio Moreno. design gráfico: Santo Design. Arte da capa: Maurício Guerra
Quanto: R$19,70
Onde comprar: Livrarias Saraiva (Shoppings da Bahia, Salvador e Paralela); Livraria Cultura; Livraria LDM, Livraria Aeroporto Luis Eduardo Magalhães; RV Cultura e Arte; Grão de Arroz (Corredor da Vitória); Livraria da Estação Rodoviária; Midialouca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário