terça-feira, 12 de agosto de 2014

Palácio Arquiepiscopal receberá "abraçaço" por recuperação


O palácio da Praça da Sé completará 300 anos em 2015 (Foto: ABI/Div)
Quem estiver pela região do Centro Histórico de Salvador nesta quarta-feira, 13, vai presenciar uma cerimônia inusitada na Praça da Sé. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) estão convidando moradores e turistas da capital baiana para um “abraçaço” ao Palácio Arquiepiscopal a partir das 9h30.

O abraço simbólico, como parte do ciclo “Três novos endereços de Cultura”, é a terceira atividade que as duas instituições realizam este ano com o objetivo de pedir o início da obra de restauração do Palácio, monumento da arquitetura religiosa do início do século XVIII, que completará 300 anos em 2015.


Lateral da Catedral Basílica na Praça da Sé (Silvianasci/salvadoremumdia)

O Palácio Arquiepiscopal, localizado na Praça da Sé, foi mandado erguer pelo arcebispo Dom Sebastião Monteiro da Vide em 1705 e concluído dez anos depois.A construção tinha um passadiço que o ligava à antiga Igreja da Sé, demolida em 1933. Uma reforma na praça deixou à mostra remanescentes da antiga Sé.

Um dos únicos registros da antiga igreja da Sé

A praça onde está o palácio é um os pontos turísticos de Salvador, por onde se acessa o Terreiro de Jesus e dali para o Pelourinho. Do Belvedere - hoje chamada Praça da Cruz Caída, ao lado do Palácio Arquiepiscopal, há uma bela vista do bairro do Comércio, da Baía de Todos os Santos, do Porto de Salvador e demais atrações da Cidade Baixa.
Praça da Sé (Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)

No último dia 29 de julho, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia e a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) apresentaram o projeto de restauração do edifício que será transformado no primeiro Centro de Referência da História da Igreja Católica do Brasil. O arcebispado continuará com sede no local, no andar superior do Palácio.

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger informou que a Igreja Católica tem o projeto de restauração pronto e está concluindo a captação de recursos para a obra. Parte do financiamento - 50% - será bancado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A outra metade será arcada pelo Banco Itaú e por uma terceira instituição ainda não anunciada. (Com informações da ABI)

Nenhum comentário: