quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Congresso de História da Bahia vai discutir a gastronomia baiana

Sede do IGHB (Fotos: Silvianasci/Salvadoremumdia)

A instituição de 29 de março como a data de aniversário de Salvador foi definida no I Congresso de História da Bahia, realizado na capital baiana, sob a promoção do Instituto Histórico e Geográfico. Os historiadores reunidos chegaram à conclusão de que, com os regimento de fundação e plantas da nova cidade em mãos, quando Tomé de Souza chegou à Baía de Todos os Santos em 1549, a futura capital da colônia já existia oficialmente. Competia ao primeiro governador geral apenas iniciar a sua construção.

Pois este ano o evento volta a acontecer e as inscrições já estão abertas. É uma boa oportunidade de visitar a Bahia, ainda agregar conhecimento ao seu passeio e participar de um evento que discute a história e se torna história. “Festa e comida na Bahia” será o tema do VI Congresso de História da Bahia, e o encontro acontecerá de 22 a 24 de setembro no Bahia Othon Palace, em Ondina, com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Bahia Othon Palace, em Ondina

Sob a coordenação geral da professora Maria Helena Flexor, o evento receberá convidados como a pesquisadora goesa Maria de Lourdes Bravo da Costa, que se especializou no estudo de comidas portuguesas que permaneceram na culinária em Goa/Índia, e que têm semelhanças com pratos baianos. 

Outro convidado é um musicólogo congolês, que realizou pesquisas no Brasil, incluindo a Bahia, colocando a questão sobre as origens do samba, “mito ou realidade?”. De Portugal, trazendo as tradições que foram adotadas no Brasil, duas pesquisadoras, de Lisboa e Évora, programam trabalhos sobre a culinária lusa e os doces conventuais.

Nas mesas redondas, estudiosos baianos e de outras capitais brasileiras, ao redor dos temas comida espiritual católica, comida do sertão, de santo, de índio, de turista na Bahia, bem como vários outros sobre festas.

Ficou interessado/a? Então vá ao site (clique aqui) e veja como fazer a inscrição.


Auditório. Reparem as obras de arte nas paredes (Foto: IGHB/Div)

O primeiro Congresso de História da Bahia aconteceu em 1949, em comemoração aos 400 anos de fundação da Cidade do Salvador. O segundo, em 1952,  teve como tema a chegada do primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha. A terceira edição, em 1973, celebrou os 150 anos da Independência da Bahia. Depois de um período sem acontecer, em 1990 o IGHB retomou o evento e no IV Congresso, foram comemorados os 450 de fundação de Salvador. No V Congresso, em 2001, os festejos estiveram voltados para os 500 anos da Baía de Todos os Santos. este ano, o VI Congresso de História da bahia comemora os 120 anos de fundação do IGHB.


Entrada principal do IGHB (Avenida 7 de Setembro)

O IGHB, hoje instalado em um belo palácio localizado na Avenida Sete de Setembro, centro de Salvador, foi fundado em 13 de maio de 1894. Também conhecido como a “Casa da Bahia”, possui a maior coleção de jornais, datados, desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, com a origem dos atuais 417 municípios baianos.

A Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Theodoro Sampaio, com cerca de 30 mil títulos e coleções particulares, completam o acervo do IGHB, cujas instalações abrigam obras de arte, mobiliário e outros itens que fazem parte da História da Bahia. Vale a pena fazer a visita guiada (veja aqui) àquelas instalações.

Serviço
O quê: VI Congresso de História da Bahia
Quando: de 22 a 24 de setembro de 2014
Onde: Bahia Othon Palace, em Ondina
Informações: www.ighb.org.br (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade)
Telefone e email: (71) 3329-4463 / ighbahia@gmail.com

Nenhum comentário: