![]() |
O palácio da Praça da Sé completará 300 anos em 2015 (Foto: ABI/Div) |
Quem estiver pela região do Centro Histórico de Salvador nesta quarta-feira, 13, vai presenciar uma cerimônia inusitada na Praça da Sé. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) estão convidando moradores e turistas da capital baiana para um “abraçaço” ao Palácio Arquiepiscopal a partir das 9h30.
O abraço simbólico, como parte do ciclo “Três novos endereços de Cultura”, é a terceira atividade que as duas instituições realizam este ano com o objetivo de pedir o início da obra de restauração do Palácio, monumento da arquitetura religiosa do início do século XVIII, que completará 300 anos em 2015.
![]() |
Lateral da Catedral Basílica na Praça da Sé (Silvianasci/salvadoremumdia) |
O Palácio Arquiepiscopal, localizado na Praça da Sé, foi mandado erguer pelo arcebispo Dom Sebastião Monteiro da Vide em 1705 e concluído dez anos depois.A construção tinha um passadiço que o ligava à antiga Igreja da Sé, demolida em 1933. Uma reforma na praça deixou à mostra remanescentes da antiga Sé.
![]() |
Um dos únicos registros da antiga igreja da Sé |
A praça onde está o palácio é um os pontos turísticos de Salvador, por onde se acessa o Terreiro de Jesus e dali para o Pelourinho. Do Belvedere - hoje chamada Praça da Cruz Caída, ao lado do Palácio Arquiepiscopal, há uma bela vista do bairro do Comércio, da Baía de Todos os Santos, do Porto de Salvador e demais atrações da Cidade Baixa.
![]() |
Praça da Sé (Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia) |
No último dia 29 de julho, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia e a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) apresentaram o projeto de restauração do edifício que será transformado no primeiro Centro de Referência da História da Igreja Católica do Brasil. O arcebispado continuará com sede no local, no andar superior do Palácio.
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger informou que a Igreja Católica tem o projeto de restauração pronto e está concluindo a captação de recursos para a obra. Parte do financiamento - 50% - será bancado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A outra metade será arcada pelo Banco Itaú e por uma terceira instituição ainda não anunciada. (Com informações da ABI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário