sexta-feira, 5 de agosto de 2016

5 dicas de post sobre Salvador dos principais blogueiros de viagem

Farol da Barra (Foto: Manu Dias/Secom Bahia/Governo da Bahia)

A gente que vive o dia a dia da cidade nem imagina o quanto a nossa Salvador é querida por turistas. Passamos pelos mais cobiçados pontos turísticos e na correria nem nos damos conta de como são bonitos! Não foi a toa que, mais uma vez, Salvador ganhou o Choice Awards, e o selo Travellers Choice do site Trip Advisors, e é um dos dez melhores destinos brasileiros de 2016.

Claro que, morando aqui, não conseguimos ter o mesmo olhar que um visitante. Então, fui buscar este olhar nos principais blogs de viagem e turismo que conheço. Selecionei cinco. Siga a leitura do post e confira o que eles dizem sobre a cidade. Tenha também este post como um guia  para quando programar sua visita a Salvador.

Comecemos a passear com...

1 - Viaje na Viagem

Ricardo Freire é o principal blogueiro de viagem do Brasil. Conhece tudo de Salvador . Confira nos posts recomendados

"Salvador é a cidade mais exótica que você pode conhecer sem sair do país. É um lugar onde os outros brasileiros se sentem um pouco estrangeiros – ao mesmo tempo em que descobrem o Brasil mais essencial." 

Nem precisa provar que o Viaje na Viagem, de Ricardo Freire, é um dos fãs de Salvador. O jornalista, publicitário e blogueiro é referência quando o tema é viagem. Tem oito livros publicados e uma infinidade de reportagens, artigos, viagens e carimbos no passaporte.

Freire vai além do 'feijão com arroz' e visita até lugares essencialmente de moradores, como a reservada Praia do Buracão, 

O Viaje é, também, uma grande comunidade de blogs de viagem. O que o Viaje diz sobre a cidade pode ser conferido neste post aqui.

O que achei mais interessante no blog dele: ele recomendou o Salvador em um dia (confira aqui) :D Brincadeira. Leiam estes posts: "Fim de semana em Salvador, o roteiro da Eunice" e o "5 lugares para ver o por do sol em Salvador". Não esqueçam de conferir também as dicas nos comentários.


2 - Jeguiando

Janaína fez um passeio maravilhoso pela Avenida 7 que ela gosta de fazer sempre que vem à Bahia


"Volto a ser eu mesma em Salvador, entre o caos sonoro de suas ruas, no subir e descer de suas ladeiras, no cheiro do dendê espalhado pela cidade, no céu azul e no reflexo do sol nas águas que banham essa terra. Busco nessas revisitações alimentar a memória sensorial que tenho de Salvador e que sempre me faz feliz".

Assim descreve o Jeguiando, da baianíssima Janaína Calaça, blog de viagem, fundado em janeiro de 2008, mantido por ela e o companheiro Erik Soares de Araújo, mais conhecido como Erik Pezado, e do mascote Jegueton. Ela, é autora do livro “Papo de Viagem & outras histórias de bar”, juntamente com a blogueira Clarissa Donda.

O que achei interessante no blog deles: este passeio aqui, pela Avenida 7. Repare o modo como uma baiana que vive fora se declara à sua terra. O post é uma delícia de leitura, e as fotos de Erik são maravilhosas! 

3 - Matraqueando

Criadora e escritora do Matraqueando escreve no blog desde 2006

"Salvador tinha mesmo tudo para não acontecer. Mas só ela e mais nenhum lugar do mundo conseguiu reunir num único espaço geográfico o Pelourinho, Jorge Amado, a cozinha da Dadá, Bethânia, ladeiras, dendê, Olodum, Iemanjá, Itapuã e a lembrancinha mais barata do mundo: a fitinha do Bonfim."

É o que sugere o Matraqueando, de Silvia Oliveira, jornalista e blogueira de turismo, autora de sete guias de viagem de artigos sobre turismo para jornais, revistas e sites, ex-presidente e sócia-fundadora da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem).

O que achei interessante sobre Salvador no blog dela: este post aqui sobre as "portas da Bahia". Ela afirma que as portas mostram muito sobre o modo de vida de cada lugar, por isso as fotografa. Seu post principal sobre Salvador tem o título "Cidade perfeita".

4 - Pé na Estrada

Altier criou o blog em 2008, mas foi em 2010 que o transformou em blog de viagem

"Reflexo da alma baiana, a capital é a Meca de quem curte um carnaval estendido, agitado e embalado pelo axé, ideal para quem adora gente com bom humor, cheia de paz e de bem com a vida – e é exatamente isso o melhor dessa cidade."

Esta foi a impressão que teve o Pé na Estrada, de Altier Moulin, um jornalista que "gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem".

O que achei interessante no blog dele: este post aqui, no qual uma jornalista sul africana (para saber quem é, clique nos links e descubra) descreve sua experiência com a africanidade em Salvador. Observe especialmente o que ela fala sobre o acarajé e a similaridade com um bolinho semelhante existente em seu país.o vetkoeks.


5 - Vambora


A blogueira Guta C. coloca Salvador no menu "Cidades especiais". precisa dizer mais?

"Salvador – Não dá para se cansar dessa cidade". O título de um dos posts de Vambora resume tudo. Criado e escrito por Guta C.desde 2008, a arquiteta e urbanista apaixonada por viagem e turismo afirma que quer conhecer a maior quantidade possível de lugares no mundo e entre uma viagem e outra conta em posts o que viu nas viagens. Ela coloca Salvador no menu "Cidades especiais", com 15 outras do Brasil e do exterior. Já aí é merecedora de estar aqui no post.

Embora seja um post antigo, há dicas 'universais' sobre a cidade que podem ser seguidas com tranquilidade. Vale destacar a sinceridade: "Salvador é uma cidade cheia de opções e atrações, mas quando o assunto é praia, sabe-se que as mais bonitas e limpas estão nos arredores da cidade", abrindo as dicas de passeios bate-volta saindo de Salvador para praias próximas.

O que achei interessante no blog: o famoso roteiro básico (clique aqui). Um resumo perfeito para o visitante de primeira viagem. Caso queira conferir o bate-volta à uma das praias do Litoral Norte, clique aqui. O post é antigo, mas as dicas são estas mesmo. Aproveite-as! 

Nenhum comentário: