terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bahia perde a matriarca de 105 anos Canô Veloso

Em agosto, no Teatro Castro Alves, no show de Maria Bethânia
Santo Amaro da Purificação não é somente a terra que deu ao Brasil Caetano Veloso, Maria Bethânia e o artista plástico Emanuel Araújo, além dos mestres e os valentes “Besouro Cordão de Ouro” e “Popó”, mestres de capoeira e maculelê. Agora é também a  terra onde viveu Dona Canô. Claudionor Vianna Telles Veloso, a matriarca da Roma Negra, mãe de Caetano e Bethânia, da escritora Mabel e avó da cantora Bellô, vai ficar na memória da cidade e de toda a Bahia, por encampar lutas pelas preservação da memória histórica e cultural de Santo Amaro, como a recuperação da matriz de Nossa Senhora da Purificação e ações que resultaram na divulgação da principal festa da cidade, a Lavagem da Igreja da Purificação e a Festa de Nossa Senhora da Purificação..


Ela faleceu em casa, aos 105 anos, cercada pela família, na manhã deste Natal, 25 de dezembro, por volta das 8h40. Havia saído recentemente do hospital São Rafael, em Salvador, onde foi internada após sofrer uma isquemia. Segundo familiares, pediu um vestido branco ao receber alta. O velório será realizado inicialmente em casa, apenas para a família e amigos mais próximos. Em seguida, o corpo da matriarca será levado para o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde o velório será aberto ao público e amigos. Dona Canô será sepultada no cemitério de Santo Amaro.

Santo Amaro da Purificação, a 71 km da capital baiana, é uma cidade histórica mas cercada de cachoeiras e natureza. Além das belezas naturais, preserva a história através de edificações antigas, como a capela de Santo Amaro e o Solar Paraíso, primeiras edificações d a área urbana da cidade. A região já foi habitada pelos índios Caetés, Pitiguaras e Carijós. Em 1557, às margens do rio Traripe, próximo ao mar, começaram a surgir novos povoados que dariam origem à cidade. Como chegar: partindo de Salvador pela BR-324, por 59 km, até o entroncamento da BA-026. Daí até Santo Amaro percorre-se mais 11 km. Do Terminal Rodoviário de Salvador o percurso é feito por ônibus da empresa Santana (71 3450-4951], com saídas diárias.(Fonte: Turismo Bahia)

Nenhum comentário: