quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Baianos festejam Santa Luzia na Igreja do Pilar


Até o Carnaval, o que não vai faltar para turistas e moradores serão festas populares e religiosas em Salvador. O ciclo prossegue nesta quinta-feira, 13, quando a paróquia de Nossa Senhora do Pilar comemora Santa Luzia, a santa padroeira dos olhos e dos oftalmologistas. Pela primeira vez, após 17 anos, a festa será realizada com a Igreja do Pilar aberta, restaurada e todas as imagens históricas em seus altares.

A comemoração começa às 5h, com alvorada de fogos de artifício, e prossegue com missas durante todo o dia. A missa solene, às 10h, celebrada pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade, será seguida de uma procissão pelas ruas do bairro do Comércio. O cortejo religioso passará pelo II Distrito Naval, já que a santa católica é também padroeira dos marinheiros (além de madrinha dos Filhos de Gandhy e da Banda Didá), e pela frente da Basílica da Conceição da Praia, que abrigou as imagens da Igreja do Pilar durante o período em que ela ficou fechada para restauração.

Em torno da igreja, há barracas de comidas e bebidas. A festa de Santa Luzia tem a característica de ser tranquila e com a presença de muitas famílias, de acordo com a juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Pilar, Josete Batista dos Santos. Na sexta, 14, a missa das 9h será em memória aos antepassados da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Pilar e também em ação de graças pelos devotos de Santa Luzia.

Josete Batista dos Santos explica que este ano há um significado especial na comemoração. Será a primeira vez, depois de muito tempo, que todos os pisos da igreja estarão prontos para receber os fiéis. O complexo arquitetônico do Pilar foi entregue à irmandade no dia 13 de abril passado, pela Secretaria de Turismo do Estado. (Fonte: Setur Bahia)

Nenhum comentário: