segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia da Árvore: onde ver as espécies mais bonitas de Salvador

Orixás e flanboyant do Dique do Tororó (Fotos: Silvianasci/salvadoremumdia)


Em Salvador não falta verde. Ainda bem. Ele pode ser encontrado nos flamboyants do Dique do Tororó, coqueiros do Parque Costa Azul, árvores nativas dos parques de Pituaçu e da Cidade, praça defronte à Igreja do Bonfim, as centenárias árvores do Campo Grande, na mais belas das nossas avenidas, o arborizado Corredor da Vitória (um dos trechos da Avenida 7 de Setembro), no túnel de bambu, portal de entrada da capital baiana à saída do aeroporto da cidade e no Passeio Público.



Praça localizada defronte à Igreja do Bonfim em dia de sexta-feira, quando a
população veste branco e vai saudar o padroeiro do seu coração. Vale lembrar que
os padroeiros oficiais são N. Sra. da Conceição (Bahia) e São Francisco Xavier (Salvador)

Há vários lugares em Salvador para curtir no Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira, 21, e a chegada da Primavera, na próxima quarta, 23. Particularmente, esta que vos escreve é uma admiradora de áreas verdes e espécies nativas ou não e as mais bonitas (opinião pessoal) estão no Dique do Tororó. Os belos e antigos flamboyants foram ali plantados por sugestão ao então prefeito Antônio Carlos Magalhães (1968-1971) pelo paisagista Burle Marx.

Selecionamos algumas fotos e lugares para comemorar o Dia da Árvore e a chegada da Primavera em Salvador. Anote, escolha e bom passeio.

Barra

Morro do Cristo

No Morro do Cristo, localizado na Barra, o coqueiral chama a atenção do olhar. Além da beleza do jardim, de lá se tem uma maravilhosa vista do Farol da Barra. A estátua data de 1920 é é uma obra do escultor Pasquale De Chirico. Foi instalada no atual local em 1967, fazendo com que a população mudasse a referência de Morro do Ypiranga (nome original) para Morro do Cristo.

Bonfim

Igreja do Bonfim
Um dos nossos cartões postais, a Igreja do Bonfim, no bairro do mesmo nome, localizado na Cidade Baixa, é outro dos lugares arborizados e verdes da cidade. A Colina Sagrada é rodeada de jardins e árvores antigas. A praça defronte à igreja, tem palmeiras imperiais e outros exemplares da flora. A imagem do Senhor do Bonfim chegou a Salvador em  18 de abril de 1745. A capela começou a ser erguida em 1746. É o santo da devoção e do coração do soteropolitano católico e do Candomblé.

Dique do Tororó

Vista da margem esquerda do Dique do Tororó
Localizado na área central da cidade, o Dique do Tororó é rodeado de verde, de áreas de lazer com restaurantes, cais, aparelhos de ginástica e calçadões para caminhadas. Possui as árvores entre as mais frondosas e bonitas da cidade. Um dos destaque do local, no entanto, além da proximidade com o principal estádio de futebol de Salvador - a Arena Fonte Nova - são as belas esculturas dos orixás, obra do artista Tati Moreno, ali implantadas - no espelho d'água e na margem direita - em 1998. O passeio deve constar de qualquer visita à Salvador.

Centro Histórico

Vista da Praça Cayru com o Mercado Modelo e no mar o Forte de S. Marcelo
Salvador é dotada de várias praças arborizadas no sua zona histórica, sendo as mais famosas a Cayru, o Campo Grande, a Piedade e a Praça da Sé. A Praça Cayru, à qual se chega descendo o levador Lacerda, é onde está o Mercado Modelo e ponto de partida para as atrações da Cidade Baixa.

Convento e Igreja da Piedade. A praça fica defronte ao templo
Campo Grande ou praça 2 de Julho: o mais belo jardim do centro data de 1850. Em
1895 foi implantado o Monumento ao 2 de Julho com a famosa estátua do caboclo.
Praça da Sé: portal de entrada para o Terreiro de Jesus e Pelourinho
Além das praças históricas, o turista e o morador pode curtir do Dia da Árvore em parques como o Joventino Silva (Parque da Cidade), na Pituba, Parque Metropolitano de Pituaçu, na orla norte, defronte à uma das mais belas praias da capital, Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Jardim Zoológico), em Ondina, Parque Costa Azul, também na orla da cidade, entre outros.

Parque Costa Azul. Aproveite, ao estar aí, vá provar o delicioso acarajé da
baiana Eliana, cujo tabuleiro fica na entrada principal. O local é excelente para
caminhadas matinais e vespertinas. Vários bancos são voltados para o mar, onde
o contraste azul bem marcado pela linha do horizonte é uma atração à parte nos
dias ensolarados de Salvador.
Gradis e árvores da Praça 2 de Julho (Campo Grande)

Vista de cima da praça e Mosteiro de São Bento (centro de Salvador)
Vista de cima da área Verde do Colégio Militar de Salvador (Pituba)

Nenhum comentário: