segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Passeio rapidinho da Praça Cairu/Mercado Modelo) à Praça Municipal

Lacerda, com 72 m, liga a Praça Cairu à Praça Municipal. Ele data de 1872 
Não posso confirmar, porque não encontrei pesquisa sobre o tema, mas acredito que o Elevador Lacerda é um dos atrativos turísticos de Salvador que mais está no imaginário das pessoas que têm intenção de conhecer a capital da Bahia. Assim como o Mercado Modelo, só pra citar alguns dos ícones turísticos da Cidade Baixa. Vamos dar uma volta nele?


Neste post, vou mostrar uma caminhada entre o bairro do Comércio e a Cidade Alta, com subida através do Lacerda, nosso mais antigo ascensor. Ele é passagem ou vista obrigatória para quem chega pelo porto, através dos cruzeiros marítimos, e quer fazer um passeio a pé até o Centro Histórico (Pelourinho - outro destino imperdível da nossa cidade).

Sim, é possível caminhar, embora para o turista que chega em um cruzeiro marítimo, por exemplo, o tempo seja curto e precioso demais para gastar andando. Bom, se você veio com tempo de sobra, aproveite para 'bater perna' pelo centro antigo.


O Mercado Modelo está instalado no prédio da 3ª alfândega de Salvador (construído entre 1854 e 1868) desde 2 de fevereiro  e 1971, após o grande incêndio da antiga sede, em 1969. O primeiro mercado começou a ser construído em 1911 onde hoje encontra-se o Monumento ao Povo da Bahia (ou à Cidade do Salvador). 

O porto - localizado à margem da Avenida da França, fica perto do Mercado Modelo, de onde vamos partir. O mercado está na Praça Visconde de Cairu, que vai ser o palco, mais uma vez, do Réveillon de Salvador. Serão cinco dias de shows neste local (leia aqui).

"A Praça Visconde de Cairu, ou simplesmente Praça Cairu, é uma praça localizada no Comércio, na Cidade Baixa em Salvador, no estado da Bahia. Nela se encontra o Mercado Modelo, o Monumento à Cidade de Salvador e a estação inferior do Elevador Lacerda, como também o Terminal Náutico da Bahia, beirando a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo mais ao fundo." (Saiba mais em Wikipedia).

Próximo ao mercado há os dois prédios antigos (e depredados) que um dia seriam transformados em um hotel de luxo para a cidade. proposta que não vingou.

A construção histórica seria um hotel de luxo, mas o projeto não vingou e nada fizeram ainda com a ruína
Em 2007 a notícia sobre a destinação do sobrado de azulejos portugueses do bairro do Comércio deu uma resposta a quem via e se preocupava com o futuro da construção. Dois grupos internacionais - uma grande rede de hotéis e uma construtora - se interessaram por ele e o Governo da Bahia anunciou a recuperação dos prédios históricos que estavam depredados. No entanto, a ação não foi adiante e ainda hoje eles estão desta forma como é vista na foto.

"Rede Hilton vai implantar hotel de luxo na Praça Cairu. A Cidade Baixa foi o local escolhido pela rede de hotéis Hilton para sediar a sua segunda unidade no Brasil. O empreendimento cinco estrelas vai proporcionar a total recuperação de um antigo edifício revestido de azulejos, localizado na Praça Cairu, próximo ao Mercado Modelo, onde já funcionou um supermercado no térreo. O empreendimento é fruto de uma parceria entre o grupo português Imocom, um dos líderes do setor de construção em Portugal, e a rede hoteleira americana Hilton. (Confira a notícia divulgada pelo governo do estado aqui)

Construído no final do século XIX, tombado pelo Iphan em 31 de julho de 1969, o sobrado de azulejos industriais portugueses tem estilo pombalino  (1755, nome em homenagem ao Marques de Pombal que reconstruiu Lisboa após o terremoto de 1755). A fachada possui 60 janelas. Sua última destinação foi a de supermercado e restaurante.
Agora, a Prefeitura de Salvador pretende transformar o edifício em museu da música. No dia 2 de setembro passado foi publicado no Diário Oficial do Município o decreto tornando de utilidade pública o sobrado de azulejos e mais seis imóveis da região. A nova proposta também prevê, além do museu, a instalação do Arquivo Público Municipal em um destes imóveis.

Aspecto da praça e ao fundo o Monumento à Cidade do Salvador (ou Monumento ao Povo da Bahia). A escultura de Mário Cravo Jr foi erguida no local onde antes estava o antigo Mercado Modelo, que incendiou em 1969. Conta a história
que o formato da escultura rendeu ao monumento alguns apelidos, entre os quais o de 'bunda da Bahia". O escultor teria ficado magoado com os apelidos e em entrevista sobre a escultura, feita em fibra de vidro, afirmou que a sua
proposta era homenagear os soteropolitanos. A escultura foi encomendada pelo então prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães, avô do atual prefeito de Salvador
Da Praça Cairu, antes de subir, o turista pode dar uma esticadinha até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que abriga a padroeira do Estado da Bahia. A imagem histórica foi trazida, por Tomé de Souza, em sua nau capitania Conceição, em 1549. O governador geral e fundador de Salvador ergueu uma ermida de barro e palha a beira mar para a imagem, até que terminasse a construção da igreja. Acabou ficando ali mesmo.

A majestosa matriz da Conceição da Praia, emoldurada pelos prédios da Cidade

A atual igreja foi construída entre 1739 e 1765. A fachada, em pedra de lioz, veio de Portugal como lastro de navio. Aqui, a fachada foi montada pedra por pedra (observe bem quando olhar a igreja). Quando entrar mire o teto: a belíssima pintura do forro, de 1774, é de autoria de José Joaquim da Rocha (1737-1807).

O esplendor (de parte) da pintura do forro da Basílica da Conceição

Se preferir pular a visita à basílica, antes de subir o Elevador Lacerda observe o Monumento ao Visconde de Cayru. Inaugurada em 1923, a estátua de José da Silva Lisboa é uma obra do artista plástico italiano, radicado na Bahia, Pasquale de Chirico. Deputado constituinte, Lisboa foi figura histórica importante para a Abertura dos Portos às Nações Amigas em 1808 e fez parte das lutas pela Independência do Brasil.


Monumento a Cayru, que "apresentou a D. João, Príncipe Regente, as vantagens  da abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal. Disto resultou a Carta Régia  de 24 de janeiro de 1808, que oficializou o ato.
Também antes de subir pelo Lacerda, olhe para a encosta, para apreciar os monumentos da Cidade Alta. Lá está uma das laterais do Palácio Rio Branco, última parada desta caminhada, na Praça Municipal. Dali daquela rótula, se tem uma linda visão da Baía de Todos os Santos! É um lugar bonito para apreciar o pôr-do-sol. Mas há outros atrativos entre as paredes históricas que já foi palácio de Governo (um dos três primeiros prédios públicos construídos no Brasil), sede da Prefeitura, sede de órgãos de administração pública e hoje é um memorial aberto ao público.

Palácio Rio Branco
Subimos o Elevador Lacerda e destas janelas pode-se ver ainda mais a beleza histórica de Salvador. Apurando a vista - ou a lente da câmera - avista-se até a Igreja do Bonfim, ao longe. Uma das características da nossa mais famosa igreja é essa: a de ter sido implantada em um monte permitindo que de diversos pontos da cidade ela seja vista.

Área interna do prédio do Elevador Lacerda
Pare um pouco antes de sair para ver o local de onde partiu, a Praça Cairu, de uma das janelas do Elevador Lacerda. Hoje, por medida de segurança, elas ficam fechadas, mas todas são panorâmicas.

Praça Cairu vista da área interna do Elevador Lacerda
A subida é rapidinha. Num piscar de olhos estamos na Praça Municipal, sítio exato onde nasceu a Cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos! No mesmo prédio fica a Sorveteria Cubana. pare para um sorvete com o bolinho, lanches tradicionais desde a fundação da sorveteria, na década de 1930 do século XX. Há mesinhas na praça, caso queira sentar para saborear o sorvete. O milk shake de chocolate é sensacional! Ao sair do elevador, com sorte, vai encontrar uma "estátua viva". Não esqueça de por a moedinha para que o ator possa mudar de posição. Coitado, tão parado debaixo do sol forte de Salvador. Já começou a fazer calor, mesmo em plena Primavera.

Câmara Municipal, antigo prédio de Câmara e Cadeia da época da fundação
Defronte, você vai ver o prédio da Câmara Municipal (1549, com algumas modificações de estrutura e fachada), à esquerda, o palácio Thomé de Souza (uma obra do ano de 1986 do século XX) e à esquerda, o Palácio Rio Branco (no mesmo local desde 1549, embora em arquitetura reformulada ou reconstruída algumas vezes) que hoje abriga salas de exposição, temporariamente sedia as Voluntárias Sociais da Bahia (que seja breve, para que possamos novamente poder subir ao primeiro andar do monumento) e o Memorial dos Governadores (fase republicana). A entrada é gratuita e falaremos mais sobre ele em um próximo post!

Elevador Lacerda: mesma praça, séculos diferentes: XIX e XXI


Caso queira pular a entrada no palácio (eu não perco palácios, memoriais e museus por nada no mundo e entrei no Rio Branco por você, clique aqui e veja como é) e seguir para o Pelourinho, mas não quer ir andando, experimente o ecotáxi. Saiba mais sobre ele clicando aqui. Até lá! (Fotos: Silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: