segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Salvador vista por moradores em exposição no Forte de Santa Maria


A exposição fica no espaço aberto da fortaleza histórica (Fotos: Jefferson Peixoto/Secom/PMS) 

Uma  exposição com 24 fotografias da capital baiana escolhidas entre 2,6 mil imagens enviadas ao Instagram da Prefeitura com a hashtag #AquiÉSalvador acontece até o dia 31 de agosto no Espaço Fragmentos, em frente ao Forte de Santa Maria, no Porto da Barra. As fotos selecionadas foram publicadas no aplicativo, usando tambéms as hashtags #ExpoAquiéSalvador e #VisitSalvadordaBahia, entre os dias 6 e 12 de agosto. O acesso é gratuito.

A ideia de mostrar a cidade pelo olhar de seus moradores, a partir de um desafio nas redes sociais, partiu da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Poderiam participar imagens dos bairros, seus atrativos turísticos ou populares, e também de localidades pertencentes à capital baiana, como as Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos.

Autores das fotos mostram aos turistas sua visão da cidade em que vivem


A Prefeitura informou que o objetivo era "divulgar e promover positivamente a cidade, despertando diferentes olhares para turistas e cidadãos que acompanham a capital baiana nas redes sociais, a partir de fotografias que representem um olhar diferenciado sobre a capital baiana".

De acordo com a Prefeitura, as fotos marcadas com a hashtag do desafio receberam 46.265 impressões de visitantes. A impressão diz respeito à quantidade de vezes que um perfil é visto na rede social. Neste mesmo período, de 6 a 12 de agosto, foram catalogadas 3.167 visualizações das imagens que abrigam as palavras-chave. O maior número de acessos foi realizado por mulheres (55%). E a faixa etária da maioria dos visitantes ficou entre os 25 e 34 anos (41%) e de 35 a 44 (27%).

E já que estará no Santa Maria para ver a exposição #AquiÉSalvador, aproveite e entre no forte e conheça o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. São cerca de 5 mil fotos de aproximadamente 100 fotógrafos, "ciceroneados" pelo fotógrafo francês, que durante muitos anos de sua vida se radicou em Salvador, Pierre Fatumbi Verger. Na exposição "Paisagens Urbanas", através de um aplicativo o turista poderá ver fotografias de diversos bairros da cidade (não apenas pontos turísticos). Do lado de fora, das 18 às 19 horas, há projeções de fotografias na fachada do forte.

Forte de Santa Maria (Porto da Barra)


Aproveite e faça turismo. Só pra lembrar, na Barra existem três fortalezas históricas transformadas em espaços culturais abertos ao público: o Forte de Santa Maria, com o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana; o de São Diogo, com o Espaço Carybé das Artes, e o Forte de Santo Antônio da Barra, o mais famoso de todos, onde fica o farol, com o Museu Náutico. Sempre recomendo um tour com visita aos três. Se o turista for também um forte, pode fazê-lo caminhando pelo calçadão.

Forte de São Diogo (Porto da Barra)


Caso queira conhecer apenas os localizados no Porto (Santa Maria e São Diogo), o ingresso para os dois custa R$ 20 (R$ 10 a meia), menos às quartas-feiras, cuja entrada é gratuita. Funcionam de quarta a segunda-feira, das 11 às 19 horas. Faça diferente, e veja o pôr-do-sol do São Diogo, um visual muito bonito da Baía de Todos os Santos com a Ilha de Itaparica defronte à ele, onde o sol se põe em determinadas épocas do ano. Bom passeio!

Praia do Porto da Barra e o Forte de São Diogo visto do Forte de Santa Maria (Foto: Max Haack?Secom/PMS)


Nenhum comentário: