sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Jornalista lança "Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB"

Perfilino Neto (Foto: Divulgação)


Este post é para quem gosta, pesquisa e ouve a boa e velha música popular brasileira. Depois de “Memória do Rádio” (2009), o jornalista, radialista, pesquisador musical, produtor e apresentador de programas Perfilino Neto lança na próxima quinta-feira, 22, o livro “Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB” (Editora Matarazzo-SP). A noite de autógrafos acontecerá, às 19 h, na Loja Pérola Negra, nos Barris.

Nas 200 páginas da obra, ilustrada com fotos, o leitor passeará por dados e curiosidades coletados nas entrevistas com artistas como Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Cartola, Braguinha, Beth Carvalho, Ângela Maria, Carmen Costa, Dominguinhos, Marinês, Nelson Cavaquinho, Genival Lacerda, Paulinho da Viola, Clementina de Jesus, Trio Nordestino, Orlando Campos, Osmar Macedo, Armandinho, Ederaldo Gentil, Edil Pacheco e muitos outros.


O charmoso local do lançamento fica defronte a Biblioteca Central


E o lançamento terá, claro, música, com as apresentações do quarteto Choro do Uirapuru, da cantora Marion Duarte (RJ) e da percussionista Ana Tomick (MG). Também estará presente a jornalista e escritora paulista Thais Matarazzo, autora de oito livros sobre música popular.

“Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB” vem acompanhado de um CD bônus, contendo um rico acervo de registros sonoros dos mais raros, com o total de 19 faixas.

Perfilino Neto dedicou os últimos 55 anos ao rádio. Ao longo deste tempo, montou um acervo de discos - os antigos "long playing" - que hoje está sob a responsabilidade do Irdeb, e pesquisou a MPB a fundo. Com o novo trabalho, ele mescla fatos divertidos, coletados em seu dia-a-dia de radialista-entrevistador, com histórias que o Rádio ainda não contou.


Biblioteca Central e suas salas de arte são os atrativos turísticos dos Barris

Informações turísticas. O bairro dos Barris, um centro tradicional da cidade, está localizado na região central de Salvador. Abriga edifícios importantes como a Biblioteca Pública do Estado da Bahia que atrai estudantes, aposentados e intelectuais, e estes movimentam a intensa rede de comércio e serviços locais, assim como sua proximidade com a Estação da Lapa gera um fluxo de pessoas e veículos intenso. Nos Barris há construções de diversas épocas, do final do século XIX aos anos 30 e 50, assim como atuais. No século XVII, o marquês de Barbacena, Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta, fez ali sua residência, uma enorme chácara de fontes abundantes, e da divisão desse terreno por seus herdeiros deu-se o início da ocupação do bairro. As muitas nascentes e o costume de coletar a água em barris resultaram no atual nome. (Fonte: Wikipedia)





Serviço
O quê: Lançamento do livro “Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB” (Ed. Matarazzo –SP)
Quem: Perfilino Neto
Quando: 22 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Loja Pérola Negra (Rua General Labatut, Barris, defronte a Biblioteca Central)

Nenhum comentário: