Aqui vai uma boa notícia para quem escreve sobre turismo e viagens em blogs e sites. A maior parte dos turistas estrangeiros (67,6%) que vieram para a Copa do Mundo 2014 buscaram informações sobre o Brasil e seus destinos turísticos na internet. O ganho de importância da rede como fonte de informação aos viajantes se explica pelo perfil jovem e pela alta escolaridade do estrangeiro que visitou o país durante a Copa.
Estamos na web desde 2012 |
A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) com base em um estudo realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). De acordo com o estudo, de 2009 para cá houve um aumento considerável do uso da internet pelos turistas como forma de obter informações para as viagens.
Naquele ano, uma parcela pequena dos viajantes (19,9%) recorria à rede para este fim. A maioria acionava amigos e parentes (29,9%) para obter informações. Já em 2012, o percentual subiu para 33,6% de pessoas que passaram a utilizar a internet como principal fonte de conteúdo sobre os destinos turísticos.
Aí veio a Copa do Mundo e o número, segundo o MTur, dobrou. A rede passou a ser acionada em todas as fases de uma viagem: da pesquisa à reserva, do registro das imagens ao compartilhamento de informações.
Além da internet, um mapa turístico ajuda na hora de pesquisar o destino |
No entanto há explicações para o aumento. Nos últimos dois anos, a rede não só se expandiu como se consolidou como fonte confiável de informações. O número de blogs, de fóruns e de portais colaborativos se segmentou a tal ponto que o viajante do século 21 já pode receber notícias - e avaliações - de um determinado destino turístico em tempo real.
O perfil principal dos visitantes no período foi o de jovens e de estrangeiros com alta escolaridade. “O maior grupo tem entre 25 e 31 anos (31,9%) e alta escolaridade: a ensino superior completo (48,3%) ou pós- graduação (33,3%)”, afirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. (Com informações do MTur)
Nenhum comentário:
Postar um comentário