Antiga foto da igreja da Barroquinha já como espaço cultural |
O Espaço Cultural da Barroquinha está localizado em uma antiga igreja católica (que incendiou em 1984, foi recuperada e transformada em área para eventos como shows musicais, teatro e dança, exposições e seminários) que foi construída em 1726.
Nas proximidades deste templo surgiu o terreiro de Candomblé que deu origem aos três mais conhecidos terreiros da Bahia: a Casa Branca (o Axé Iya Nassô, o terreiro original), hoje na Avenida Vasco da Gama, o Gantois (Axé Iyámassé), hoje na Federação, e o Ilê Axé Opô Afonjá, instalado atualmente no bairro de São Gonçalo do Retiro.
Interior do Mosteiro de São Bento na hora do cântico dos monges |
Outra informação interessante sobre o lugar, é que ele está localizado logo após a Ladeira de São Bento. Ao passar por lado, dê uma olhadinha no mosteiro e, com tempo, faça a visita na hora dos cânticos dos monges; é uma beleza.
Antes do centro cultural passe na feira de couro da Ladeira da Barroquinha |
A antiga Ladeira da Barroquinha fica no local onde havia um riacho - mais tarde conhecido como Rio das Tripas - onde os holandeses construíram um dique para abastecer a cidade recém ocupada por eles (invasão de 1624). Haja história! Veja a programação cultural do espaço, localizado no Centro Histórico, com acesso pela Praça Castro Alves.
Programação do Espaço Cultural (clique na foto para ver em tamanho maior) |
Uma boa forma de chegar à Praça Castro Alves: leia o post "Que tal de ônibus?", o preferido dos leitores do "Salvador em um dia".
Estátua de Castro Alves: ao vêla, você chegou à praça do poeta |
Saiba mais sobre a Praça Castro Alves clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário