segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Obras de Carybé e Verger ganham museus nos fortes da Barra

Forte de Santa Maria delimita a famosa praia do Porto da Barra

As obras do artista plástico Carybé e do fotógrafo Pierre Verger vão ganhar dois museus para abrigá-las em Salvador. O prefeito ACM Neto e o comandante da 6ª Região Militar do Exército, general Artur Costa Moura, assinaram nesta segunda-feira, 8, o termo de cessão de uso dos fortes de Santa Maria e de São Diogo, localizados na Barra, pela Prefeitura do Salvador.

Além da preservação do patrimônio histórico com a reforma das construções, a ação possibilitará ainda a instalação de dois equipamentos de lazer: os museus em homenagem ao pintor argentino Carybé (São Diogo) e ao fotógrafo francês Pierre Verger , que viveram na capital baiana por muitos anos e ajudaram a retratar e divulgar a cidade para o mundo.


O Forte do Mar (São Marcelo) também integrará roteiro dos fortes de Salvador

“Já temos as parcerias da Aeronáutica, com a construção da praça em Ondina, e da Marinha, no apoio aos festejos do Réveillon e da negociação que estamos tendo para cessão do Forte Santo Antônio (Farol da Barra), e agora vem esta ação com o Exército. A região da Barra agora passou a ser bastante especial com o crescente interesse da população em voltar a frequentar o local e, desde a construção do projeto de requalificação da orla, já considerávamos também a manutenção do conteúdo histórico e cultural da região”, afirmou o prefeito ACM Neto.

Os editais para reforma dos equipamentos devem ser lançados agora em setembro, e as obras iniciadas em janeiro. A previsão de abertura dos equipamento para a visitação é o mês de junho do próximo ano.

A intenção da prefeitura, informa ainda o prefeito, é criar um roteiro dos fortes da capital baiana. Para tanto, no próximo ano também deverão ser assinados os termos de cessão do Forte São Marcelo, em parceria com o Iphan, e do Forte de Monte Serrat, também administrado pelo Exército. Os principais equipamentos da cidade serão recuperados e abertos à visitação.

Nenhum comentário: